Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2009 - 18:40

Economia em crise: procure se proteger

Em época de crise, a melhor maneira de sair pela tangente não é mais ganhar, porém pode ser não perder mais. Quando toda a imprensa traz matérias sobre o crescimento do agronegócio e todos os ânimos estão voltados a tirar o pé do atoleiro, a maioria das empresas quer abrir seus horizontes financeiros ou comerciais.

Uma forma de ajustar crise à oportunidade de crescimento e diminuir seus riscos de perda é aprender a se proteger. Como? Entendendo como funciona o mercado de derivativos, por exemplo.

Arnaldo Corrêa, da Archer, ex-diretor da BM&F, considerado um dos maiores analistas de commodities agrícolas e que atende hoje grandes empresas do setor, passou a ministrar cursos especializados em gestão de riscos também para as empresas de pequeno e médio porte, que precisam se proteger nessa época de crise.

"Os derivativos são hoje instrumentos importantíssimos na administração de risco. Sem abrir mão da segurança, as empresas podem até travar suas margens, otimizando o preço final de compra de sua matéria prima, dividindo com parceiros riscos de queda ou subida acentuada, enfim uma infinidade de operações que podem protegê-lo", explica Arnaldo.

Os cursos são divididos em três níveis: para aqueles que ainda não conhecem nada sobre gestão de riscos e querem entrar em contato com esse mercado; para profissionais que trabalham em posições relacionadas ao processo de vendas em longo prazo e precisam conhecer um pouco mais a fundo sobre esses instrumentos; e, por fim, para profissionais que conhecem os instrumentos, mas precisam ampliar os horizontes e atualizar seus conhecimentos.

Os cursos têm duração de 24 horas e os conteúdos versam sobre definições de derivativos agrícolas e sua importância na formação de preços, contratos futuros de venda e compra, riscos e hedges, estratégias para decisões sobre o mercado de futuros, proteção dos preços negociados, entre outros conhecimentos sobre a gestão de risco.

A próxima temporada de cursos está prevista para o mês de junho (entre os dias 23 a 25) e as vagas são limitadas. Interessados em participar, entrar na lista de inscrições para próximas rodadas de cursos ou ainda desejem informações sobre outras qualificações nessa área, entrar em contato no telefone (11) 3107-8416 para tirar suas dúvidas.

Arnaldo é professor de gestão de riscos em cursos MBA do Agronegócio da Fundação Getulio Vargas (FGV), atua como coach para empresas do agronegócio, além de ser co-autor do livro Derivativos Agrícolas, publicado pela Editora Globo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira