Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2009 - 18:41

Estudante cearense vai à Suíça palestrar em fórum onde encontrará o ex-secretário-geral da ONU Kofi Anann

Antonio Mota vai fazer um diário em vídeo de toda a viagem.

Pode parecer um sonho. Mas é verdade. Um jovem de 20 anos, morador do bairro Ellery, na periferia de Fortaleza, foi um dos 100 selecionados entre milhares de estudantes em todo o mundo para palestrar, em junho, na Suíça, sobre a situação do Brasil em relação às mudanças climáticas no Global Humanitarian Forum, presidido pelo ex-secretário geral da ONU, Kofi Anann, com quem vai se encontrar. Na vida de Antonio Mota, de 20 anos – que viaja no dia 15 de junho, com apoio da British Airways – nada acontece por acaso. Ele, que desistiu de ser maestro para estudar Economia, fala cinco idiomas: inglês, francês, italiano, alemão e português. Além disso, o estudante já conhece quatro continentes e esteve com personalidades ilustres como o príncipe Charles, o secretário de meio ambiente do Reino Unido Hilary Benn e o brasileiro Leonardo Boff. O estudante vai registrar em vídeo toda a viagem.

Os vôos mais altos de Antonio Motta começaram quando ele se tornou “embaixador do clima” do British Council, em 2008. Antonio já tem uma boa experiência em reuniões com líderes no Brasil e exterior (Reino Unido e Japão). O estudante integrou a delegação brasileira que participou da Conferência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas (UNFCCC, a sigla em inglês) realizada na cidade de Poznán, na Polônia. O embaixador do clima participou do evento a convite de Luiz Pinguelli Rosa, secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC). Antonio foi também um dos palestrantes do encontro Mudanças Climáticas: um debate para futuros cidadãos, realizado pela Fiocruz no Rio de Janeiro, ao lado de Roberto Schaeffer, pesquisador da Coppe/UFRJ e integrante do IPCC, e do teólogo Leonardo Boff. Também palestrou, ao lado das filhas do velejador Amyr Klink, no evento Latitude 90º, realizado em São Paulo.

Antonio teve como uma das principais diretrizes do seu trabalho como embaixador do clima a iniciativa de passar adiante a necessidade de se colocar o ser humano no centro da discussão sobre mudanças climáticas, especialmente aqueles menos favorecidos e que serão os mais impactados.

O estudante pretende seguir a carreira diplomática. A mãe dele é professora de religião e mantém uma escola para 150 alunos dentro da própria casa. Para atingir seus objetivos, Antonio vive “garimpando” oportunidades de intercâmbio em diversos países. Recentemente, ganhou uma bolsa do programa “Student Leaders”, do governo dos Estados Unidos, para um curso de curta duração naquele país.

O programa "De Olho no Clima" é uma iniciativa do British Council – em parceria com a British Airways - para aumentar conhecimento e ação sobre o tema mudança climática no Brasil. O projeto promove – por meio da ciência, educação e arte – o encontro e a troca de experiências entre jovens profissionais, estudantes, universitários e professores. Procura também ajudá-los a multiplicar o conhecimento, gerando diálogo sobre o impacto das mudanças climáticas e incentivo para ações construtivas.| Site www.deolhonoclima.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira