Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2009 - 19:31

Fórum Cogen-SP/CanalEnergia debate a expansão da cogeração na matriz energética

Com maior potencial de crescimento nos próximos anos, a cogeração entrará em debate no dia 18 de junho, em São Paulo. O II Fórum Cogen-SP/CanalEnergia - Expansão da Cogeração na Matriz Energética Brasileira, traz novamente o setor para a pauta de debates, motivado pelos aspectos econômicos, ecológicos e técnicos que giram em torno do assunto.

O evento contará com a participação do presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Mauricio Tolmasquim, do secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Marcio Zimmermann, do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Hermes Chipp, entre outros, e terá ainda apresentação, por executivos do segmento, de cases de sucesso no setor.

No ano passado, o primeiro fórum debateu as oportunidades para a cogeração, num ano em que a biomassa preparava-se para o primeiro leilão de energia de reserva do país.

Este ano, a idéia é tratar da expansão da cogeração no país, mostrando que esta atividade pode representar muitos negócios aproveitando os debates ambientais sobre a redução de emissões de gás carbônico na atmosfera, a geração distribuída como alternativa à expansão da transmissão, e o complemento da hidreletricidade.

A expansão do sistema elétrico brasileiro está baseada na oferta de energia hidrelétrica cada vez mais longe dos grandes centros de carga. Além disso, a demanda por eletricidade no país está cada vez mais alta. Uma das saídas para atender a um consumo maior, e de forma sustentável, é a cogeração, que reduz os investimentos em redes de transmissão e permitir a eficiência energética na produção da energia.

A biomassa, especialmente de bagaço de cana-de-açúcar, tem crescido em taxas expressivas, abrindo mais uma opção de receita para empreendedores sucroalcooleiros, do mesmo modo que reduz impactos ambientais. A biomassa registra uma produção crescente, que totalizou 500 milhões de toneladas em 2007 e pode chegar a 1.075 bilhão de toneladas em 2017, segundo o Plano Decenal de Expansão da Energia 2008-2017.

Já no caso do gás natural, a cogeração pode se beneficiar com o aumento da oferta de combustível, tanto por conta das importações de gás natural liquefeito, quanto pelas reservas petrolíferas da camada do pré-sal recém descobertas, que podem tornar o país auto-suficiente na produção e consumo de gás. Essa condição abre espaço para que indústria, comércio e serviços possam administrar necessidades de energia elétrica e térmica com mais confiabilidade e eficiência energética. [ Site http://www.ctee.com.br/forumcogen] | www.agenciacanalenergia.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira