Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2009 - 19:32

Sylvania diversifica frentes de negócios e se reposiciona no mercado de iluminação

Companhia aposta no lançamento de produtos de valor agregado, prepara ampliação de presença da marca na região Nordeste e investe no canal engenharia.

Apesar da crise econômica mundial, a Sylvania, empresa multinacional do setor de iluminação, tem como meta para 2009 manter, no mercado brasileiro, o mesmo faturamento obtido ano passado, cifra 22% superior em relação a 2007. Para isso, define uma diversificada estratégia para reforçar seu posicionamento competitivo no setor e oferecer produtos alinhados com tendências mundiais de design, tecnologia, sustentabilidade e proteção ao meio ambiente.

Para viabilizar a expansão de seus negócios, a Sylvania decidiu concentrar esforços em produtos com alta eficiência energética e inovações em iluminação como as lâmpadas fluorescentes T5 em diversas temperaturas, todas importadas da unidade da Alemanha. Além disso, a empresa se foca na oferta de uma ampla linha de luminárias industriais, comerciais e decorativas.

Na linha industrial, pode ser destacada a linha Cenit que substitui os sistemas de vapor de sódio por lâmpadas T5, oferecendo economia de energia e maior eficiência na iluminação. Na linha comercial e decorativa, a linha Innova, que substitui as dicróicas e é um conceito exclusivo Sylvania, engloba lâmpada e reator em um único produto, além de oferecer temperaturas de cores não disponíveis para as dicróicas e com uma vida útil de 8.000 horas ante as 2.000 horas da dicróica. Soma-se também a economia de energia em função de utilizar lâmpadas de 11 watts ante as 50 watts da dicróica.

Além desses produtos inovadores, a Sylvania conta com as tradicionais luminárias High Bay, com refletor em alumínio e policarbonato para lâmpadas vapor de sódio e metálico, luminárias herméticas para lâmpadas fluorescentes T5 e T8, projetores com proteção IP 65 para uso externo como o Jeta 6 e o Olympic, e luminárias comercias de acabamentos com alta qualidade.

Outra ação da companhia será o lançamento de pelo menos um produto por mês, a partir de julho de 2009. O mercado deve receber, em breve, as luminárias decorativas LED, no mesmo conceito da Innova, reatores T5 convencionais e dimerizáveis, lâmpadas Britespot e luminárias de alta performance Planate, Office Lyte, Pento e Casper. Essa iniciativa contribuirá com reforço de 20% no faturamento da companhia.

Com base nesta nova estratégia e portfólio de produtos, a empresa encerrou, no mês de abril, a produção de lâmpadas fluorescentes T12 na planta de Vinhedo, interior de São Paulo. Os funcionários dispensados participarão de um programa de treinamento e capacitação para funções de interesse de mercado, como eletricista ou mecânico.

“O encerramento da produção de lâmpadas fluorescentes T12 foi antecipado em função da crise mundial. Contudo, como o novo direcionamento da companhia é para produtos de eficiência energética e sustentáveis, não faz sentido manter a produção de lâmpadas fluorescentes T12 no Brasil”, afirma Alberto Uemura, diretor comercial da Sylvania. O executivo acrescenta que toda a nova estratégia foi desenvolvida sem as lâmpadas T12, mas serão mantidas as lâmpadas fluorescentes em tubo T10 por meio de importação de unidades de outros países.

A produção da fábrica representava apenas 30% no faturamento da Sylvania, sendo que dois terços desse percentual serão supridos com a apresentação de novos produtos ao mercado e o outro um terço virá da curva de crescimento de consumo dos itens já existentes.

A empresa acredita que a crise deve se acomodar nos próximos meses. Dessa forma, prepara a inauguração, prevista para junho deste ano, de um depósito (warehouse), no Recife (PE). “Pretendemos aumentar as vendas dos produtos Sylvania em 100% nos próximos cinco anos na região Nordeste, por esse motivo, precisamos ter a logística fortalecida”, comenta Valério Cruz, diretor financeiro da Sylvania.

O executivo ainda destaca o investimento no canal engenharia com a venda de projetos de eficiência energética, participação em novas obras, e relacionamento mais estreito com arquitetos e lightdesigners.

Perfil da Sylvania: A Sylvania está presente no Brasil desde 1947. Marca tradicional e consolidada no mercado de iluminação, a empresa foi adquirida em abril de 2007 pelo grupo indiano Havells, fabricante de produtos de iluminação e equipamentos elétricos para uso doméstico e industrial com faturamento de US$ 1 bilhão. Com centros de competência espalhados pelo mundo, as duas companhias reuniram forças para se dedicarem e aglutinarem suas habilidades nas diferentes linhas de produtos que envolvem lâmpadas, luminárias e acessórios.

Com unidades nas Américas, Europa, Ásia, Oriente Médio e África, a Havells tem sua marca posicionada entre as principais do mundo. Este resultado deve-se à preocupação em oferecer os melhores produtos a preços justos, com excelência em tecnologia, além de aplicar estratégias de negócios que resultam na realização de aquisições com empresas de destaque em suas áreas de atuação. | Site: www.havells-sylvania.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira