Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2009 - 19:58

Caravela Tech inova em solução Open Source

Produto foi escolhido pelo comitê de avaliação para ser exposto no Espaço Inovação 2009 do Ciab Febraban.

Com menos de um ano de existência, a Caravela Tech estreia no Ciab Febraban 2009 no privilegiado Espaço Inovação, reservado a empresas selecionadas por suas soluções inéditas em Tecnologia da Informação destinadas ao setor financeiro. Mesmo confiante na qualidade do produto desenvolvido, nos aspectos tanto tecnológico quanto de modelo de negócio, o diretor-técnico Alexandre Porcelli recebeu a indicação com certa surpresa, “devido à qualidade dos concorrentes há mais tempo no mercado”.

O produto desenvolvido pela Caravela Tech dentro do conceito Open Source apresenta-se como “um Google para a TI das empresas”.

Denominada OpenSpotLight, esta plataforma faz o inventário de tudo que uma organização possui em termos de ativos de software, desde códigos-fonte a documentos de projetos, scripts de bancos de dados etc.

Ela é responsável por rastrear dependências, calcular métricas (complexidade, manutenção, custos etc.), tudo de forma automática, possibilitando a adoção de duas disciplinas: Application Portfolio Management e Reusable Assets Specification (RAS). Seu desenvolvimento levou três anos e exigiu investimento de US$ 1,5 milhão. Destina-se a qualquer tipo de instituição financeira e empresas de todos os portes que precisem de total controle sobre seus ambientes de TI.

O OpenSpotLight é capaz de calcular toda a matriz de dependência que pode haver numa empresa, viabilizando ações como: . mudanças de códigos com maior segurança e garantia de não impactar o funcionamento dos softwares ou serviços envolvidos; . melhor estimativa de prazos para promover as mudanças e o gerenciamento delas; . autoconhecimento em TI de tudo que lhe pertença em nível de software; e . billing em nível de software; A plataforma OpenSpotLight baseia-se em padrões abertos e nas melhores tecnologias disponíveis, como Java, JEE (Java Enterprise Edition), ANTLR (ANother Tool for Language Recognition), WebServices e Ajax.

Dessa forma, pode integrar qualquer ambiente tecnológico, entre eles: Java, Visual Basic, ASP, PHP, Oracle, SQL Server, MySQL, Cobol, DB2, Natural/Adabas, JCL e Control/M.

“Para nós, participar do Espaço Inovação é um atestado de qualidade”, define Porcelli, que valoriza essa forma de exposição ao mercado. “Por termos uma parceria com a maior fornecedora de tecnologia Open Source do mundo – a RedHat – e contarmos com o reconhecimento de usuários do sistema financeiro e de acadêmicos para nossa solução inovadora, somamos também uma vantagem competitiva.”

Jovem, mas experiente - Com dez profissionais especialistas em Open Source e uma estimativa de faturamento para 2009 de US$ 400 mil (dos quais 50% já realizados), a Caravela Tech vê no Ciab uma oportunidade de mostrar a qualidade de seu produto, divulgar sua marca e realizar novos negócios. Dessa forma, estará também ampliando sua presença no mercado financeiro.

“Temos certeza de que somos uma das poucas empresas Open Source no Ciab, isto é mais do que apenas oferecer soluções dentro desse conceito”, diz Porcelli. Para atestar a qualidade da equipe, Porcelli cita os frequentes contratos com a RedHat para fazer modificações significativas em seus produtos, tais como Hibernate e Drools. Além do jeito de pensar, ele destaca como diferencial da Caravela Tech a forma de atuar no mercado. “Nós não vendemos licenças, nós comercializamos conhecimento.”

Em outras palavras, o modelo de negócios baseia-se em serviços, no qual oferece o suporte, em formato de subscrição, customização de acordo com as necessidades do cliente e implantação da plataforma.

“Neste ponto somos imbatíveis”, enfatiza Porcelli, “pois o OpenSpotLight é a única solução deste tipo, ou seja, sem custo de licença”. Sem dúvida, um diferencial num momento econômico difícil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira