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13/06/2009 - 07:29

Polo de Moda Sul Fluminense tem saldo positivo no Fashion Business


O Polo de Moda Sul Fluminense fechou a 14ª edição do Fashion Business com aumento de 40% nas vendas com relação à edição de janeiro deste ano. Os negócios foram feitos com compradores do Japão e dos estados de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O evento aconteceu entre os dias 7 e 10 de junho, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.

Os segmentos de maior destaque na bolsa de negócios foram a moda feminina e os acessórios. O sucesso da moda feminina deve-se à Lugar de Arte, que dobrou as vendas da edição anterior, e à Chris Silvares, ambas de Valença. A Chris Silvares, que pela primeira vez participa do evento, superou a expectativa de vendas. “Fui indicada pelo Sebrae, tive as peças aprovadas pelo Sindvestsul, mas não esperava a receptividade no evento. Além dos negócios fechados, fiz bons contatos para futuras vendas e, inclusive, para a customização de peças: tingimentos, bordados e outros trabalhos manuais”, festejou a artesã.

Entre os acessórios, a Maria-Fia, de Barra do Piraí, teve um aumento de 82% nas vendas de bijuterias. Já a Amparo Brasil, de Barra Mansa, lançou coleção de bolsas e chaveiros coordenada pela estilista Gisele Barbosa e superou as vendas das nove edições anteriores que participou do evento.

As coleções lançadas pelas empresas que representaram o Polo foram desenvolvidas com o acompanhamento do Senai Moda. Todas elas foram inspiradas no tema “Tempo” e fazem referência às roupas e acessórios, às praças e casarões antigos e às lendas e histórias que fazem parte do imaginário do povo brasileiro. Os modelos abusam de bordados, babados, fuxicos, laços, flores, tecidos modernos e, ainda, de materiais muito utilizados por outras gerações.

O Polo de Moda Sul Fluminense participa do Fashion Business desde a primeira edição e é coordenado pelo Sindvestsul (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sul do Estado do Rio de Janeiro) com o apoio do Sistema Firjan e do Sebrae-RJ. Nesta edição, contou também com o apoio da Prefeitura de Valença. Representado por indústrias e ateliês de diversos segmentos – moda feminina, masculina, acessórios e calçados - o Polo apresenta peças diferenciadas e com toque artesanal.

Empresas e coleções lançadas no Fashion Business: Amora Brasil (Volta Redonda – Segmento: moda feminina) - O mix entre os tempos dos babadinhos da vovó e a tendência das formas amplas traduz uma coleção alegre e feminina. Vestidos tulipa com cintura marcada e blusas leves ganham o charme da mistura do algodão com a seda e dos tecidos naturais com tratamentos que resultam em tons empapelados e encerados. Tons que, ao serem combinados com o xadrez e as cores fortes e marcantes, típicas do verão brasileiro, dão charme aos modelos da próxima estação.

Amparo Brasil (Barra Mansa – Segmento: acessório) – As características do distrito de Amparo, em Barra Mansa, foram bagagem para uma deliciosa viagem que culminou na criação de charmosas bolsas em patchwork. Baseando-se na história das fazendas de café e nas novas construções populares, a estilista de Volta Redonda, Gisele Barbosa, coordenou o trabalho de um grupo de artesãs, que souberam traduzir todo o conceito da palavra Tempo.

Arte Chapéu (Resende – Segmento: acessório) - Tempo de mulheres sem medo de ousar e se destacar. A Arte Chapéu apresentou uma coleção com abas largas e misturas entre materiais rústicos e brilho, seda e tear, algodão e palha e voil e nylon. Os novos chapéus, acessórios que ultrapassam as barreiras do tempo, são uma verdadeira integração entre gerações.

Chris Silvares (Valença – Segmento: moda feminina) - O romantismo, com uma pincelada de sensualidade, é o charme da nova coleção da grife. Borboletas, flores, laços, origamis, fuxicos, bordados e crochê trazem a marca do trabalho artesanal exposto em camisas, coletes, calças e vestidos. Uma coleção que apresenta o luxo de um trabalho minucioso numa época em que se vive uma constante luta contra o tempo.

Desiderata (Quatis – Segmento: moda feminina) - A busca por antigos valores e momentos que trazem boas recordações são o tempero da nova coleção da grife. Folhear antigos álbuns de fotografia, recortes de jornais e revistas, desenhos e bordados feitos à mão trazem a saudade dos tempos que não voltam mais. Toda essa emoção é traduzida em uma coleção alegre e colorida, com a mistura de estampas suaves, bordados, laços, nervuras, dobraduras, franzidos, drapeados e golas grandes e trabalhadas. A leveza dos tecidos em algodão e a fluidez da malha também são elementos que fazem do passado uma lembrança gostosa de ser recordada.

Francamente (Vassouras – Segmento: camisaria masculina) - A moda Francamente é a vitrine do que foi vivido no passado e o que deve ser mudado no futuro. Tempo que não se pode ver, mas sentir e não poupar esforços para a conquista de um mundo melhor. É assim que a marca criou uma coleção de camisas em malha pet e de algodão, com estampas que trazem de volta as lembranças, misturadas ao desejo de um tempo de mais consciência para a preservação do meio ambiente.

Lugar de Arte (Valença – Segmento: moda feminina) – Tempo de descontração. Essa é a aposta da marca que lançou coleção de camisas e vestidos produzidos com a mistura irreverente de estampas e aplicações de bordado com tricô. Um trabalho que remete aos tempos calmos, em que vovós com suas agulhas tentavam mostrar que a vida precisa ser desacelerada. Além de serem produzidas artesanalmente, as peças trazem o conforto de tecidos 100% algodão, poliamida com viscose e algodão com toque acetinado.

Marc Rod (Volta Redonda – Segmento: calçado) – Charme, conforto e praticidade marcam a coleção Marc Rod, que traz diferentes estilos em sandálias masculinas produzidas artesanalmente. As peças em couro, forradas, pespontadas e com solado de pneu reciclado, além de proporcionarem a durabilidade dos calçados, incentivam a preservação do meio ambiente. Uma ação consciente para o estilo de vida dos novos tempos.

Maria-Fia (Barra do Piraí – Segmento: acessório) – A coleção “Doidas ou santas... Cada uma no seu tempo” traz, para o próximo verão, a mistura de força e leveza. Materiais pesados, como correntes e metais, envolvem-se em fios de linha, barbante, rami e camurça. Pérolas e penas dão leveza aos colares e pulseiras da marca. Mulheres fortes e guerreiras, de lugares e tempos diferentes, foram referência para a criação das peças. (Homenagem a Joana D´arc, que se despiu de toda feminilidade para lutar pelo que acreditava)

Penduricalho (Valença – Segmento: acessório) – Mergulhando no universo dos diários escritos por meninas cheias de sonhos e nos bilhetinhos com colagens de adesivos e papéis de balas, a marca traz uma coleção jovem e divertida. Bolsas, arcos e carteiras trazem românticos laços e corações e a mistura das cores e materiais como a lona, o algodão, o couro e a camurça. | . [ Foto: Vendas no estande do Polo de Moda Sul Fluminense superam expectativa dos organizadores].

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