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13/06/2009 - 07:44

Scuderia Iveco faz sua primeira corrida em Goiânia

Caminhões Iveco têm melhoria no sistema de injeção e mais potência.

A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck terá um sabor especial para a Iveco. Será a primeira vez que a Scuderia Iveco – equipe oficial da montadora e a mais nova do circuito – correrá no Autódromo Internacional de Goiânia (GO). As novidades da equipe para esta etapa são as melhorias no sistema de injeção dos motores Cursor 13 que equipam os caminhões Stralis de números 55 e 88, pilotados por Adilson Cajuru e Beto Monteiro, respectivamente. Os modelos ganharam 50 cavalos a mais de potência, alcançando um total de 1.110 cavalos cada um. Com isso a Iveco, dentre as montadoras com equipes oficiais no campeonato, passa a correr como segunda marca com caminhões mais potentes nas pistas.

Neste processo de melhoria contínua dos caminhões da marca, o executivo Fernando Ribeiro, gerente de marketing da montadora, enxerga uma evolução da Scuderia Iveco nas pistas em 2009. “Temos conquistado melhores colocações no campeonato. Na etapa anterior, realizada em Caruaru (PE), por apenas uma volta e meia o piloto Beto Monteiro não conquistou o quarto lugar. O piloto Cajuru também pontuou. O esperado em Goiânia é que tenhamos um desempenho ainda melhor com o ganho de potência nos veículos. Queremos cruzar a bandeira quadriculada entre os cinco primeiros”, completa.

As modificações feitas pela equipe de engenheiros da Iveco incluem melhorias no sistema de injeção dos motores Cursor, além de componentes como suspensão, embreagem, transmissão e diferencial, que permitem que os caminhões tenham maior retomada em saída de curvas e maior velocidade final. “Fatores excelentes para uma pista como a do autódromo de Goiânia, que possui retas longas que exigem alta velocidade”, explica Marcelo Sakurai, engenheiro de produto da Iveco.

Entre as equipes que integram a competição, todas com exceção da Scuderia Iveco, já correram em Goiânia, (GO). Um detalhe que faz diferença, mas que não intimida executivos, engenheiros e principalmente os pilotos da marca. Tanto Cajuru quanto Beto Monteiro, além do também piloto Fred Marinelli conhecem a pista. Marinelli corre com o caminhão Iveco Stralis de número 50, mas não integra a equipe oficial Iveco no circuito.

Consagrado no mundo do automobilismo como multicampeão de motovelocidade, está é a primeira vez que Cajuru, piloto do Stralis de número 55, correrá no autódromo de Goiânia dirigindo um caminhão. “Estou motivado e otimista com esta etapa. Meu caminhão está muito melhor e com o conhecimento da pista, adquirido como piloto de motovelocidade, acredito em uma boa colocação”. Em 2008, Cajuru disputou as seis últimas etapas pela equipe oficial da Iveco e consolidou sua participação. Segue no time Iveco, que tem parceria com a ABF Competições.

Beto Monteiro também conhece bem o autódromo de Goiânia. “A baixa umidade do ar afeta a temperatura do motor que, por isso, funciona muito aquecido. Para piorar, o clima de Goiânia é igualmente quente. Essa temperatura alta, que chega a 60 graus dentro da cabine, exige mais do propulsor”, conta Monteiro.

Ainda segundo o piloto pernambucano, as longas retas e as curvas rápidas características da pista também contribuem para o maior desgaste do veículo. “Goiânia possui uma pista que desgasta muito as peças do caminhão. O ideal é poupar energia no começo – sem perder velocidade – e guardar mais recursos para o final”, afirma.

Já o piloto Fred Marinelli, que dirige o Stralis de número 50, gosta de correr em Goiânia e quer chegar a uma boa classificação. Marinelli está na Truck há uma década, sempre com equipe própria. Há anos trabalhando com o Stralis da Iveco, agora tem o referencial da equipe oficial para contribuir com o desenvolvimento do caminhão.

O circuito em Goiânia - Para atender as exigências de infraestrutura da ABF Competições, empresa responsável pelo Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, o Autódromo Internacional de Goiânia (GO) recebeu melhorias para a prova do domingo (14). “Desde a semana passada trabalhamos em conjunto com a empresa Goiás Turismo para deixar o autódromo em melhores condições para o público e equipes. Arquibancadas foram montadas, muros pintados, boxes organizados, entre outras atividades. Cerca de mil colaboradores diretos e indiretos estão trabalhando na realização deste circuito”, explica Neusa Batista Felix, presidente da Fórmula Truck.

O público esperado para Goiânia é de mais de 50 mil pessoas. “Em 2008, fiz a primeira prova lá sem o Aurélio, fundador do campeonato, e recebemos 49.591 pessoas no autódromo. Uma prova do quanto o público goiano acolhe a Fórmula Truck e ama o automobilismo”, conclui Neusa Félix.

De acordo com o departamento de comunicação da Prefeitura de Goiânia (GO) está prevista para o segundo semestre deste ano uma ampla reforma no autódromo, inclusive do asfalto da pista.

Ingressos - Os ingressos já estão sendo vendidos a R$ 25,00 nos Postos Petrobras credenciados de Goiânia - os endereços dos pontos de venda de ingressos estão no site oficial [www.formulatruck.com.br]. A organização da Fórmula Truck não cobra ingressos de maiores de 65 anos e crianças até oito anos acompanhadas dos pais. Também têm entradas livres pessoas portadoras de deficiência física. É proibida a entrada de pessoas com idade abaixo de dezesseis anos na área dos boxes. Os ingressos para estudantes só serão vendidos nas bilheterias do autódromo com apresentação da carteira da entidade.

Programação: Os treinos livres com duração de 1 hora cada acontece neste sábado, o terceiro e quarto treino livre serão às 9h e 11h e o classificatório às 14h. No domingo, a programação começa às 9h com o warm-up, seguido de várias atrações como o show dos Pace Truck com os três filhos de Aurélio Batista Félix, fundador do campeonato, (Danielle, Gabrielle e Aurélio Junior) a partir das 11h50. A largada da prova será às 13h com duração prevista de 1 hora.

A prova terá transmissão direta pela Rede Band de TV, com narração de Téo José, comentários de Edu Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério.

Iveco -A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil e etc.

A Iveco emprega mais de 28.000 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 6.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 100 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.

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