Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2009 - 11:01

Executivos enxergam forte retração das empresas em 2009

Brasil é um dos países mais otimistas na comparação com os pesquisados.

São Paulo– As empresas no mundo todo parecem estar dispostas a enxugar um número ainda maior de empregos em 2009, segundo a 12ª edição da pesquisa Management Tools & Trends elaborada pela Bain & Company. Seis a cada dez executivos dos 1.430 entrevistados afirmaram que pretendem reduzir custos de pessoal em 2009, resultado que reflete um aumento em comparação aos 34% que demitiram em 2008.

“A nossa pesquisa constatou que a maioria das empresas espera uma retração este ano, em vista da queda de receita e encolhimento dos lucros,” afirmou Darrell Rigby, sócio sênior da Bain & Company e autor da pesquisa Management Tools & Trends de 2009. “No entanto, os executivos precisam pensar com cuidado sobre suas ações para redução de custos. A forma como as demissões são efetuadas pode provocar um impacto duradouro na cultura da empresa e os cálculos da Bain mostram que, a menos que os empregos sejam eliminados por pelo menos 6-12 meses, a empresa não obterá um retorno financeiro.”

Em relação à perspectiva de duração da crise, a percepção é similar em todas as regiões do mundo: 64% dos executivos acreditam que a crise deverá durar até pelo menos o início de 2010.

Dados do Brasil: O otimismo no Brasil é marcante: 80% dos empresários brasileiros pretendem usar a crise para melhorar a posição competitiva de suas empresas; e, 50% deles acreditam que precisarão fazer mais demissões em 2009 (versus 65% no resto do mundo).

Oito em cada 10 executivos brasileiros concordam que inovação é mais importante que corte de custos para atingir o sucesso no longo prazo. Apenas 66% dos executivos norte-americanos compartilham desta opinião

Enquanto na Europa e na Ásia 80% dos executivos acreditam que o crescimento internacional será vital para o bom andamento de seus negócios, apenas 55% dos empresários brasileiros acreditam que o crescimento de suas empresas depende do crescimento internacional

Outros resultados chave da pesquisa: Economias desenvolvidas versus mercados emergentes - 74% dos executivos de economias desenvolvidas acreditam que a regulamentação governamental deverá aumentar nos próximos cinco anos em comparação a 68% dos executivos nos mercados emergentes.

63% dos executivos de economias desenvolvidas estão bastante preocupados em como sua empresa conseguirá atingir as metas de crescimento em 2009. Este número salta para 76% quando a pergunta é feita aos executivos nos mercados emergentes .

Grandes empresas (mais de $2 bilhões em vendas) versus pequenas empresas (menos de $600 milhões em vendas). 69% dos executivos das grandes empresas estão preparados para uma retração que deve durar pelo menos até o início de 2010; apenas 58% dos executivos de pequenas empresas concordam

Variações entre setores - 81% dos executivos da área financeira acreditam que a atual retração deverá mudar o comportamento do consumidor por pelo menos três anos. Apenas 64% dos executivos da área de tecnologia e telecomunicações e 62% na área de fabricação concordam

“Embora esta pesquisa destaque muitos temas em comum nesta recessão global, mostra também diferenças importantes, tanto em geografia quanto indústria”, conclui Rigby. “Obviamente, algumas ferramentas [de gestão] serão mais importantes e relevantes para alguns executivos do que para outros, dependendo da situação de cada empresa.”

Pesquisa Management Tools & Trends de 2009 - Em 1993, a Bain lançou um projeto de pesquisa anual para fazer uma análise do uso das ferramentas de gestão e tendências no gerenciamento empresarial. O objetivo da pesquisa é:

Fornecer aos executivos as informações necessárias para identificar e integrar ferramentas que ajudarão a melhorar os resultados. Entender como os executivos ao redor do mundo enxergam seus desafios estratégicos e prioridades

Ao longo dos últimos 16 anos foram realizadas 12 pesquisas, o que permitiu reunir um banco de dados que hoje inclui 9.933 entrevistados em mais de 70 países na América do Norte, Europa, Ásia, África, Oriente Médio e América Latina. Este ano, a Bain recebeu 1.430 questionários preenchidos.

Perfil da Bain & Company - A Bain & Company, uma empresa líder de consultoria global, atende os clientes fornecendo informações sobre estratégia, operações, tecnologia, organização e fusões e aquisições. A empresa foi fundada em 1973 com base no princípio de que os consultores da Bain devem medir seu desempenho em função dos resultados financeiros de seus clientes. Os clientes da Bain têm superado o mercado acionário em 4 a 1. Com 39 escritórios em 26 países, a Bain já trabalhou com mais de 3.600 grandes multinacionais, empresas privadas e outras corporações em todos os setores econômicos.[ www.bain.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira