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16/06/2009 - 11:37

Debates do Pós explica mercado publicitário


Mariângela Toaldo e Iara Silva

Porto Alegre- O “debates do pós”,ocorreu no dia 9 de junho, com iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Famecos. Desta vez, a palestra, “A Contribuição da Hermenêutica de Profundidade no Estudo da Publicidade Porto-Alegrense”, analisa o relacionamento entre agências e seus clientes. A apresentação, que aconteceu na sala 301 do prédio 7 da PUCRS, foi feita pelas professoras doutoras Mariângela Toaldo e Iara Silva, ambas da Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM).

Entre os convidados estavam alunos e professores da faculdade, sendo Roberto José Ramos, professor do PPGCOM, o mediador da palestra. Após iniciado o debate, a palavra foi para Mariângela Toaldo, que explicou quais foram os procedimentos de pesquisa aplicados, além de ressaltar a necessidade em estudar o mercado publicitário. Segundo ela, esta é uma atividade que deve ser feita junto da academia.

Pela falta de referenciais teóricos sobre o mercado publicitário, houve a necessidade de entrevistar profissionais da área e seus clientes, a fim de atingir os objetivos da pesquisa. A análise, que teve base na metodologia da Hermenêutica de Profundidade de John B. Thompson, buscou entender os entrevistados através da sua fala, como uma forma simbólica de se expressar, interpretando também o contexto sócio-histórico do público.

Dando continuidade, Iara Silva conclui que a pesquisa mostra agências de publicidade com dificuldades pela sua remuneração vinda dos clientes, pois os mesmos não reconhecem o valor do serviço. Os compradores, por sua vez, têm receio ao fornecer certas informações, o que acaba dificultando o trabalho.

As palestrantes ainda ficaram a disposição dos convidados para responder dúvidas ao final do encontro.

A pesquisa, elaborada no início de 2008, que teve sua primeira exposição aberta ao público acadêmico, já apresenta resultados: os entrevistados buscaram as informações obtidas e o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), que regulamenta as agências publicitárias, solicitou a criação de materiais didáticos a partir da análise.

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