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16/06/2009 - 11:41

Fischer cria campanha com ações diferenciadas em mídia digital para as sopas VONO, da Ajinomoto

Meta da companhia é ampliar vendas em mais de 30% até o fim de ano.

A multinacional de origem japonesa Ajinomoto investirá até o fim deste ano parte significativa de sua verba de comunicação nas mídias digitais para aumentar as vendas das sopas VONO, líder absoluta do mercado de sopas individuais instantâneas no Brasil, com 67% de participação (fonte: Share Volume AC Nielsen DJ09). A meta da companhia é fechar 2009 com um crescimento de mais de 30% , em volume.

A fatia dos investimentos que será aplicada em internet é de mais de 20%, percentual expressivo quando se considera que o meio hoje concentra apenas 4% do bolo total dos investimentos do mercado anunciante [ *Fonte: Inter-Meios/1º trimestre de 2009].

As ações de comunicação da marca no ambiente digital foram criadas pela agência Fischer América+Fala! e começam a partir da segunda quinzena de junho, período de pico de vendas do setor - um mercado que movimenta cerca de R$ 300 milhões ao ano no Brasil.

A campanha – que ficará no ar até o fim do ano – faz parte da estratégia adotada pela empresa de associar as sopas VONO a um lanche rápido e prático, ampliando a experimentação e o consumo da marca a qualquer hora do dia, em vários locais e ocasiões.

A partir desse posicionamento, traduzido no conceito “Crie seu Break. A qualquer hora, VONO”, foram desenvolvidas pela agência diversas ações em plataforma digital que vão impactar o consumidor, de forma inesperada e bem-humorada, em vários momentos do dia – esteja ele no trabalho, em casa ou em trânsito.

Com o objetivo de tornar a VONO mais presente no dia-a-dia do consumidor, que passa cada vez mais tempo conectado às mídias digitais, a campanha utilizará ferramentas como o SMS, Twitter e redes sociais, além de intervenções em grandes portais e sites de busca.

Por meio de mensagens de texto no celular, a marca vai impactar pessoas que assinam em São Paulo o serviço gratuito de informações sobre o trânsito Urbanias [www.urbanias.com.br]. São mais de 20 mil disparos por mês de boletins que virão com mensagens como: “Trânsito? Uma ótima hora para uma VONO”.

A campanha utilizará também como canal um hot site com conteúdo divertido, ajudando o consumidor a criar o seu break no escritório. Ao entrar no site [www.crieseubreak.com.br], o internauta poderá, por exemplo, escolher opções de protetores de tela que simulam a instalação de programas anti-vírus, de desfragmentação de disco ou transferência de arquivos como desculpa para sair da mesa de trabalho e fazer sua rápida pausa para a VONO.

Outro recurso bem-humorado, viabilizado através de um software especial, é o “Fome Transformator”, que permite ao usuário subir uma fotografia do seu rosto para um gráfico dentro do site que vai deformando a imagem quanto mais tempo ele estiver longe da última refeição. O internauta pode depois salvar a foto e mandar para os amigos – via Twitter, e-mail ou rede social. O site ainda possibilita baixar o ringtone do comercial, e oferece o jogo Snake n’ Snack, em que o usuário tem de controlar, em grau crescente de dificuldade, uma cobrinha formada pelas letras da palavra fome, que vai crescendo à medida que o tempo passa.

Com intervenções inesperadas em grandes portais e links patrocinados no Google, a campanha adota uma estratégia de mídia que vai levar a marca VONO para conteúdos não necessariamente associados a alimentação, surpreendendo o consumidor. Por exemplo, ao entrar na página de um site de horóscopo, o leitor poderá ser impacto com frases como “Pra quem tem fome de leão, mesmo sendo de capricórnio. A qualquer hora, VONO”.

“Esse é um trabalho de inteligência de marca na web, resultado da sinergia entre as áreas criativa, de conteúdo digital, mídia e planejamento estratégico”, comenta Flávio Casarotti, VP de Criação da Fischer.

As ações em ambiente digital de VONO fazem parte de uma campanha de comunicação 360º da marca, iniciada em maio com um novo comercial em TV a cabo; além de marketing promocional e ações diferenciadas no PDV.

Agência: Fischer América+Fala! | Cliente: Ajinomoto | Produto: VONO | Direção de Criação: Flávio Casarotti, Pedro Cappeletti, Rafael Merel, Marcelo Fedrizzi | Direção de Arte: Kleyton Mourão, Rodrigo Zannin, Marcelo Fedrizzi, Pedro Pletitsch | Redação: Evandro Soares, Pedro Guerra, Rafael Merel, Marcelo Romko | Aprovação cliente: Alexandre Moraes e Chiara Tengan | Mídia: Adrian Ferguson e Rosana Martins | Operações: Paula Borges e Graziela Guido | Planejamento: Isabelle Perelmuter e Sergio Katz | Produção: On Interactive | Art Buyer: Felipe Cunha | Produção Gráfica: Edson Santos.

Perfil da VONO - Lançada em 2005, a marca de sopas individuais VONO conquistou os brasileiros. No Brasil, o mercado de sopas desidratadas movimenta anualmente cerca de R$ 300 milhões e é composto por dois tipos de produtos: “cooking” - de sopas que necessitam de cozimento, com rendimento a partir de 500ml; e “individual” (instantânea), de sopas que necessitam apenas água fervente, com rendimento de 200ml (1 porção).

Com o surgimento de VONO, a categoria de sopas individuais obteve um crescimento de 102% em valor nos últimos anos (2008 versus 2005, Fonte AC Nielsen), passando de último para segundo lugar em faturamento na categoria total de sopas desidratadas.

VONO é líder de mercado no segmento de sopas individuais, com 67% de participação (Fonte: Share Volume AC Nielsen DJ09).

Está disponível nos pontos-de-venda em 17 sabores: Abóbora com carne, Batata com carne desfiada, Batata com croutons, Caldinho de cebola com croutons, Carne com tomate e cebola, Champignon, Espinafre com queijo cremoso, Mandioquinha, Milho com croutons, Milho com frango, Peito de frango com queijo, Peito de peru com croutons, Queijo cremoso com croutons, Queijo com tomate e manjericão, Carne & Curry com minimacarrão, Queijo com minimacarrão e Tomate com minimacarrão.

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