Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2009 - 11:48

Fronteira – A degradação do Outro nos confins do humano

Um livro sobre os confins que nos tolhem e nos separam de nós mesmos.

O sociólogo José de Souza Martins lança a segunda edição revista e atualizada de Fronteira – A degradação do Outro nos confins do humano (Editora Contexto). Na obra, o autor discorre sobre as fronteiras interiores do Brasil, sobre as diferentes e conflitivas espacialidades de nossa expansão interna nesse demorado movimento iniciado com a Conquista e ainda não completado. A fronteira é o espaço próprio do encontro e do desencontro de sociedades e culturas entre si diferentes, como a sociedade indígena e a sociedade dita “civilizada”; mas também é lugar em que a violência da sociedade “civilizada” se agrava.

A conflitividade própria da fronteira aparece por inteiro num dos casos analisados pelo autor neste livro, uma tragédia shakespeariana na Amazônia: o amor impossível de dois adolescentes, o índio suruí Oréia e a colona branca Arminda, em Rondônia. O desfecho dessa tragédia culminou com o trucidamento do rapaz pela família da moça e o massacre de membros da família dela pelo grupo juvenil de Oréia. “Os raptos de crianças e mulheres, de lado a lado, de brancos e índios tem um componente dramático e trágico que acentua a importância de se compreender a fronteira como fronteira do humano”, concluí o sociólogo.

A fronteira é o lugar da liminaridade, da indefinição e do conflito. Tem sido o lugar da busca desenfreada de oportunidades. Mas, também, o lugar do genocídio dos povos indígenas, no mínimo o lugar de sua redução aos valores, concepções e modos de viver da sociedade que os domina. Tem sido o lugar da espoliação de camponeses que, lenta e secularmente expulsos de áreas incorporadas ao processo moderno de reprodução ampliada e territorial do capital, refugiaram-se na terra de ninguém que separa o mundo civilizado dos territórios indígenas. Tem sido, até hoje, o lugar de renascimento da escravidão por dívida, da peonagem, da disciplina do tronco, da chibata e da morte.

José de Souza Martins é sociólogo, Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (fflch-usp), foi eleito fellow de Trinity Hall e professor da Cátedra Simon Bolívar da Universidade de Cambridge (1993-1994). É mestre e doutor em Sociologia pela usp. Foi professor visitante na Universidade da Flórida (1983) e na Universidade de Lisboa (2000). Recebeu o Prêmio Érico Vannucci Mendes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (cnpq) em 1993 pelo conjunto de sua obra e o Prêmio Florestan Fernandes da Sociedade Brasileira de Sociologia em 2007. Pela Contexto, publicou os livros A sociabilidade do homem simples e Sociologia da fotografia e da imagem.

.Livro: Fronteira – A degradação do Outro nos confins do humano | Autor: José de Souza Martins | Formato: 16 x 23 cm; 192 páginas | Preço: R$ 35,00.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira