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10/04/2007 - 07:28

Palavra dada, palavra empenhada

“Palavra dada, palavra empenhada”. Será que o velho ditado ainda sobrevive aos tempos pós-modernos? Diretores, gerentes, administradores e outras tantas pessoas de comando que cumprem o que prometem valem mais do que mil papéis, em especial quando na palavra empenhada está colada a imagem de uma empresa séria e responsável.

O conceito de pontualidade é vital para que ninguém perca tempo e dinheiro. No mundo dos negócios, mesmo um atraso a mais cotidiana das reuniões representa prejuízo. A falta de comprometimento pode resultar danos irreversíveis, que podem ir da perda de um cliente ou o cancelamento de um contrato até, por exemplo, à urgência em acionar o jurídico da empresa para tentar amenizar, ao máximo possível, o estrago provocado.

Numa rápida visita ao site do Procon (Fundação de Proteção de Defesa ao Consumidor), de São Paulo, é possível verificar que muitas das empresas, dos mais variados setores, são reclamadas por atrasos na entrega de seus produtos ou serviços prestados. Como as empresas estão cada vez mais segmentadas e especializadas, a concorrência entre elas tem aumentado consideravelmente. O mercado está bem mais competitivo. Por isso, na mesma ou em maior escala, também cresceu a exigência do público-alvo.

E se antes o consumidor só corria atrás de bons produtos ou serviços atrelados a um bom preço, hoje isso mudou. Ele também quer bom atendimento, um pós-venda satisfatório, cumprimento de prazos. É justamente nesse ponto que, invariavelmente, tantas empresas acabam arranhando a sua imagem. Nos últimos meses, com o destaque dado pela imprensa ao problema dos atrasos nos vôos em vários aeroportos do país, algumas companhias aéreas estão enfrentando uma dura batalha para preservar sua imagem. Mesmo que a culpa ainda não seja delas.

A pontualidade está se tornando um relevante diferencial para o cumprimento da plena satisfação dos clientes. Ninguém mais quer saber por que não chegou, pra onde foi ou de quem é a culpa pelo atraso. A única certeza que o cliente terá é de que numa nova oportunidade de negócio ele certamente não recorrerá à empresa que já lhe deu o dissabor de não ser atendido quando foi preciso.

.Por: Donizetti Pontim, Presidente da Intelligent Table, indústria de mobiliário corporativo, vencedora do prêmio Top Empreendedor 2006 em Qualidade e Tecnologia.

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