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16/06/2009 - 12:27

Simerj divulga sua primeira Pesquisa sobre consumo de Eletroeletrônicos PCE-SIMERJ

É o primeiro dos quatro índices mensais planejados pelo sindicato, em parceria com a Fecomércio-RJ.

O Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico, Eletrônicos e Eletrodomésticos do Município do Rio de Janeiro (Simerj), acaba de lançar, em parceria com a Fecomércio-RJ, sua primeira Pesquisa Sobre Consumo de Eletroeletrônicos (PCE-SIMERJ). Os dados, começando pelo mês de maio de 2009, revelarão mensalmente a pretensão de compra de dez produtos diferentes: ventilador, televisão, aparelho de som, ar condicionado, telefone celular, computador, aparelho de DVD, máquina de lavar e tanquinho, fogão e geladeira.

"O objetivo da pesquisa PCE-SIMERJ é dar subsídos para os comerciantes do setor, que, a partir das informações, poderão programar melhor suas encomendas", explica Antônio Florêncio de Queiroz Júnior, presidente do Simerj.

Além da PCE-SIMERJ, o sindicato se planeja para lançar, ainda este ano, outras três pesquisas mensais em parceria com a Fecomércio-RJ: Índice de Preço dos Produtos Eletroeletrônicos (IPPE-SIMERJ); Índice de Preço de Material Elétrico (IPME-SIMERJ) e Pesquisa de Mercado de Material Elétrico (PMME-SIMERJ)

A pesquisa, realizada no Rio de Janeiro e cidades de Região Metropolitana, como Duque de Caxias e Niterói, ouviu 2.827 pessoas no final do mês de maio. Dos entrevistados com intenção de compra, 42,75% afirmaram que pretendem adquirir os produtos pesquisados apenas em 2010, demonstrando que o atual cenário de crise ainda surte efeito na confiança dos consumidores. Entre os que pretendem realizar compras ainda este ano, 19,71% apontaram o mês de dezembro como mais propício.

Já na primeira pesquisa, um dado mostra que o consumidor está preparado para aproveitar melhores momentos e oportunidade e sabe quando determinados produtos apresentam preços mais baixos: 13,09% dos entrevistados que pretendem comprar ventiladores estão se programando para adquirir o produto no mês de julho, que possui a segunda média mais baixa de temperatura no ano no Rio de Janeiro, enquanto dezembro, um dos meses mais quentes, apresenta 12,36% de intenções de compra. Os ventiladores só perdem, no mês de julho, para os aparelhos de celular, que apontaram 13,33%.

A redução das alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca alavancou, principalmente, as intenções de compra de geladeira, que foi apontada como o produto mais desejado do ano, com 69,20% dos entrevistados que pretendem realizar a compra em 2009. Outro produto que aparece bem nas intenções de compra é o fogão com 66,90% dos consumidores que pretendem comprar ainda neste ano.

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