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16/06/2009 - 12:57

Tecnologia homologada ganha espaço no setor de acessórios automotivos

Apesar do preço diferenciado de similares do mercado o acessório homologado oferece muitas vantagens além da segurança e garantia de qualidade.

Hoje, em virtude do preço mais baixo, a procura por produtos paralelos ou “alternativos” é grande. E isso acontece em qualquer setor do mercado brasileiro; no de acessórios automotivos não é diferente. O consumidor encontra dos mais variados tipos e preços, dos originais de fábricas, aos de marcas e até os que têm origens duvidosas. “Existem preços diferentes porque tem produtos diferentes”, diz Paulo Dalgas, diretor técnico da Dalgas, acrescentando que também existe diferença de preços em pontos de vendas.

Mesmo assim, ele acredita que, apesar da forte concorrência, a maioria dos consumidores está muito exigente em adquirir um produto de qualidade.

Em virtude dessa exigência por qualidade, muitas empresas fabricantes de acessórios automotivos adotaram uma nova estratégia de ocupação de mercado: a homologação através das montadoras de automóveis.

Com isso, surgiram os acessórios homologados, ou seja, aqueles acessórios testados pelas montadoras, aprovados pela qualidade do produto. Eles são vendidos separadamente nas concessionárias da montadora ou podem fazer parte de séries especiais de veículos. “Os acessórios homologados foram previamente avaliados e submetidos aos testes e especificações das engenharias das respectivas montadoras, assim como houve a certificação de seus fornecedores”, explica Frank Sauer, da Argos Autotech - consultoria e assessoria automotiva da Clarion/Bantec.

Segundo ele, os acessórios homologados oferecem muitas vantagens para o consumidor. “Em primeiro lugar, a preservação da garantia de fábrica do veículo, já que a montadora autoriza e recomenda sua instalação, e, se a montadora foi criteriosa na escolha do fornecedor e rígida nos testes aplicados aos produtos, o consumidor estará seguro em relação à qualidade, performance, durabilidade e perfeita adequação do acessório ao seu modelo de veículo”.

Paulo Dalgas reforça que a especificação de um acessório homologado é melhor que um comum, pois passou por um crivo da montadora. “O produto foi testado ao máximo e o consumidor ganha garantia e um produto de melhor qualidade”, diz o diretor técnico da Dalgas Precision, que tem entre os acessórios homologados o Sensor de Estacionamento e o Piloto Automático, instalados na maioria dos veículos nacionais.

Para ele, o consumidor precisa parar para pensar: porque esse acessório é mais caro com relação aos produtos paralelos não homologados?

“Os acessórios homologados envolvem muito tempo e investimento por parte da empresa. Com isso, o consumidor tem dupla garantia: da montadora e do fornecedor”, responde Dalgas.

A homologação dos produtos pelas montadoras pode levar de seis meses a três anos. “Depende da origem e característica do acessório, se voltado ao design interno ou externo, com ênfase maior na função meramente estética; se envolve a segurança do veículo como um todo; se atua ou interage com a parte elétrica do veículo. Ou seja, depende de que tipo de interação tem com o veículo, pois quanto maior, mais áreas da montadora e mais testes serão envolvidos no processo de homologação”, explica Frank Sauer.

Entre os produtos homologados pelas montadoras, Sauer cita a linha de CD-players exclusivos para ambientes de montadora e alguns modelos de DVD-players da Clarion e, por parte da Bantec, os revestimentos em couro e capas em neoprene para bancos automotivos, além de capas em vinil para proteção de estepes fixados externamente.

Em relação aos custos de homologação, Sauer diz que eles são muito variáveis. “Do ponto de vista da montadora, dependem da quantidade de testes e avaliações em função de cada tipo de produto, assim como, por parte dos fornecedores, depende de quão profundas deverão ser as adequações e ajustes necessários para atendimento às normas das montadoras”.

De acordo com os fabricantes de acessórios automotivos, o processo de homologação é uma tendência cada vez maior, pois é fundamental para adquirir a confiança do consumidor, além de solidificar a imagem da empresa no mercado. “Além de uma garantia maior, o consumidor tem a segurança em comprar um produto aprovado pelo próprio fabricante do veículo”, destaca Guillermo Moane, gerente comercial da Dalgas Precision Equipment.

As empresas buscam, também, vincular cada vez mais sua marca às montadoras com a finalidade de comprovar a elevada qualidade de seus produtos ao consumidor final.

Com isso, além do atendimento às montadoras e suas redes autorizadas, os fabricantes de acessórios possuem alguns produtos específicos direcionados ao mercado aberto. “Normalmente os de tecnologia de ponta ou até experimental, que são desenvolvidos justamente para este mercado externo ávido por novidades”, explica o consultor Frank Sauer.

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