Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2009 - 12:57

Sindicato desenvolve ações para incentivar a manutenção preventiva de automóveis e contribui com a preservação ambiental


O mês de junho é, oficialmente, o mês da manutenção preventiva de veículos automotores. Essa é uma das grandes conquistas do Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos do Paraná (Sindirepa). O órgão existe há mais de 20 anos e sua principal causa é trabalhar pela defesa da classe de reparação automotiva. Formado por donos de oficinas o sindicato desenvolve ações para incentivar o crescimento do setor.

O objetivo do mês da manutenção preventiva é desenvolver ações para destacar a importância de políticas públicas voltadas à prevenção de acidentes de trânsito e também pela busca da conscientização sobre a manutenção dos veículos. Com essa medida, o setor de reparação de veículos e comércio de autopeças do estado, que envolve aproximadamente 15 mil empresas e 90 mil trabalhadores, deve ser estimulado. Uma das ações dessa campanha de manutenção é o acordo com oficinas sindicalizadas para oferecer check-up gratuito. Para os carros que forem avaliados e estiverem em condições adequadas para circulação, o Sindirepa fará a entrega de um selo “Amigo do Trânsito”.

De acordo com o presidente do Sindicato, Wilson Bill, a lei incentiva a inspeção e a manutenção dos veículos, o que contribui com a redução de acidentes, internações, mortes, congestionamentos e também custos, decorrentes de indenizações. O presidente disse ainda que um dos grandes objetivos da lei é fazer com que os motoristas criem o hábito de realizar manutenção preventiva nos seus veículos periodicamente. “Essa lei é justificada pelo grande número de acidentes de trânsito com vítimas no Paraná. Apenas no primeiro semestre do ano passado, cerca de 4 mil acidentes de trânsito foram registrados em Curitiba”.

Outro fator importante é o aumento da frota de veículos. Na capital paranaense existem mais de um milhão de veículos em circulação e em todo o estado são mais de mais de quatro milhões. Por isso, é fundamental que os motoristas se conscientizem e realizem a manutenção de seus automóveis para evitar acidentes causados por falta de freio, pneus carecas, etc. Um exemplo de acidente por falta de manutenção preventiva aconteceu recentemente, quando um caminhão ficou desgovernado, em Londrina, provocando a morte de duas pessoas e deixando outra gravemente ferida. Wilson Bill conta que essa campanha é também uma reivindicação pela inspeção veicular, medida que deverá evitar que carros sem condições circulem nas estradas.

Além de incentivar a manutenção preventiva, essa conquista tem outro grande benefício, pois contribui com a preservação do meio ambiente. Os veículos automotores são responsáveis por 40% da poluição atmosférica. Nas cidades grandes, esse índice pode chegar a 70%. Com a manutenção periódica é possível prevenir a liberação excessiva de monóxido de carbono (CO) diminuindo dessa forma a emissão de gases poluentes na atmosfera. O presidente do Sindirepa destacou que a divulgação dessas ações será muito importante para o andamento do programa de manutenção preventiva. O lançamento oficial da campanha acontecerá durante um jantar para empresários do setor na próxima quarta-feira, dia 17. Essa campanha envolve todos os elos da cadeia de reposição e reparação e tem também o objetivo de capacitar e certificar empresas e reparadores participantes.

. [ Jantar de Lançamento da Campanha pela Manutenção Preventiva, no dia 17 de junho , às 20 horas, no Senac – Sede André de Barros, nº 750 – Centro, Curitiba (PR)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira