Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/06/2009 - 08:21

Pequenas e médias empresas latino-americanas receberão investimentos de 18,7 milhões da União Europeia

São Paulo - A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), lança no dia 17 de junho (quarta-feira), em São Paulo, a quarta etapa do Programa AL-Invest, que investirá 18,7 milhões de euros para promover a internacionalização de pequenas e médias empresas (PME) da América Latina, com a colaboração de parceiros europeus. Essa fase do programa, que se estenderá até 2012, será implementada por três consórcios regionais liderados por instituições que apoiam empresas de vários países da região, entre elas a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A CNI coordenará o consórcio 'Internacionalização e competitividade das PME do Mercosul, do Chile e da Venezuela', que receberá a subvenção de 18,7 milhões de euros da UE - com uma contrapartida de 20% - para executar projetos que se enquadrem nas linhas básicas do programa, como a participação em eventos internacionais, encontros de negócios, troca de experiências com instituições europeias nos processos de internacionalização e capacitação gerencial e empresarial. Segundo o gerente-executivo de Comércio Exterior da CNI, José Frederico Alvarez, para conquistar o direito de utilização dos recursos, as empresas interessadas devem encaminhar suas propostas à rede de Centros Internacionais de Negócios, instalados em todas as federações de indústria do país.

Na solenidade de lançamento nesta quarta-feira, às 14h30, no Hotel Hilton, estarão presentes o chefe da Delegação da Comissão Europeia no Brasil, João José Pacheco; o chefe da Unidade EuropeAid (agência de cooperação da UE), Basile Papadopoulos; o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), Alessandro Teixeira; e o diretor-executivo da CNI, José Augusto Coelho Fernandes. O encontro de lançamento vai se estender por quatro dias, com palestras, reuniões de trabalho e mesas redondas.

Além da CNI, vão liderar consórcios a mexicana Nacional Financeira, que executará projetos no México e em nações da América Central, e a boliviana Câmara de Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz, que trabalhará na Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.

AL-Invest, a história - O programa AL-Invest começou com uma fase-piloto em 1994. Como a experiência foi bem-sucedida, a União Europeia aprovou as etapas seguintes: AL-Invest Fase I – 1995-1999 | AL-Invest Fase II – 1999-2004 | AL-Invest Fase III – 2004-2007.

Na sua origem, o programa financiava basicamente rodadas de negócios. Nas fases seguintes, as áreas de atividades se estenderam a ações de apoio institucional aos operadores da rede até a formação e serviços de assistência técnica às PME. Desde o seu início, mais de 87 mil PME de cerca de 25 setores comerciais participaram das atividades de AL-Invest. A União Europeia injetou 144 milhões de euros em projetos, o que se traduziu em mais de 500 milhões de euros em negócios e investimentos intrarregionais.

. [Lançamento do Programa AL-Invest fase IV, dia 17 de junho, às 14h30, no Hotel Hilton São Paulo Morumbi - Av. das Nações Unidas 12.901 - São Paulo - telefone (11) 2845-0000.] www.bancodemidia.cni.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira