Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/06/2009 - 08:23

BNDES aprova abertura para seleção de gestor de fundo de investimento em ativo florestal

O BNDES aprovou a realização de chamada pública para a seleção de gestor de Fundo de Investimento em Participações (FIP), com foco em ativos florestais, no âmbito do Programa de Fundos de Investimentos do Banco.

Os investimentos em ativos florestais recuperam áreas degradadas, recompõem Reservas Legais (RL) e Áreas de Preservação Permanente (APPs), além de gerarem oportunidades de emprego para a mão-de-obra local.

Com isso, o novo FIP garantirá importante retorno ambiental e social, permitindo, inclusive, a substituição do consumo de madeira nativa por madeira de floresta plantada, principalmente na indústria siderúrgica.

Investidores naturais de ativos florestais são fundos de pensão, por se tratar de ativo com perfil de longo prazo. O potencial do investimento em ativos florestais no Brasil é grande, levando em consideração a competitividade da silvicultura e da indústria de base florestal brasileira.

Os fundos de investimento são o instrumento financeiro mais utilizado no mundo para investimento em ativos florestais. Atualmente, são mais de US$ 30 bilhões investidos no setor por meio desses fundos.

O Programa de Fundos de Investimentos foi criado em julho de 2008, com o objetivo de ampliar o apoio à capitalização de sociedades empresariais de diferentes portes, a difusão de boas práticas de governança e da cultura do capital de risco no país, além de alavancar o apoio a projetos em setores considerados prioritários pelo BNDES junto a investidores privados.

O Programa possui dotação orçamentária de R$ 1,5 bilhão para investimentos, por meio da BNDESPAR, em quotas de Fundos de Investimentos em Participações (FIPs ou private equity) e de Fundos de Investimentos em Empresas Emergentes (FIEES ou venture capital).

A participação da BNDESPAR nos FIPs é limitada a até 20% do patrimônio comprometido do fundo.

A seleção do gestor do novo fundo será feita pelo Comitê de Mercado de Capitais do BNDES, seguindo-se, posteriormente, os trâmites de enquadramento e análise e cabendo à diretoria da BNDESPAR a aprovação da subscrição de quotas do fundo.

A exemplo de chamadas feitas anteriormente com base no programa de fundos do BNDES, os interessados terão 30 dias para apresentação de suas propostas, contados a partir da publicação no portal eletrônico do BNDES.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira