Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2009 - 09:38

Vale, Dongkuk e CSP assinam memorando de entendimento com o governo do Ceará

Acordo permitirá a instalação no Estado de usina siderúrgica integrada para produção de 3 a 6 milhões de toneladas anuais de placas .

A Vale, a Dongkuk e a CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém assinaram no dia 17 de junho (quarta-feira), memorando de entendimento com o governo do Ceará e com o Município de São Gonçalo do Amarante para a instalação do projeto de usina siderúrgica integrada no Estado, com capacidade de produção de 3 (primeira fase) a 6 milhões de toneladas anuais de placas de aço para exportação. O projeto prevê investimentos totais da ordem de US$ 4 bilhões na primeira fase e deverá criar mais de 15 mil empregos diretos durante as obras e mais de 4 mil empregos diretos na primeira fase de operação.

De acordo com o memorando, a usina deverá ser instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em uma área de aproximadamente 1.000 hectares. Além de produtos siderúrgicos, a CSP também produzirá energia elétrica que será em parte disponibilizada ao mercado nacional.

A atuação da Vale em siderurgia no Brasil visa à implantação de novos projetos, agregando valor à cadeia produtiva, gerando riqueza e desenvolvimento.

Outros projetos que vêm sendo desenvolvidos pela Vale para ampliar a capacidade de produção de aço no país são:

-- ThyssenKrupp CSA - Atualmente em construção em Santa Cruz, no Município do Rio de Janeiro, esta nova usina terá capacidade de produção anual de 5 milhões de toneladas métricas de placas de aço. O projeto engloba ainda porto, coqueria e térmica. O início das operações da planta está previsto para final 2009/início 2010. A Vale tem uma participação minoritária na joint venture.

-- Aços Laminados do Pará - Em agosto de 2008, a Vale anunciou a intenção de investir na construção de uma usina siderúrgica em Marabá, no Pará, com capacidade anual de produção de 2,5 milhões de toneladas métricas de aço. Há a expectativa de geração de 16.000 novos empregos na fase de implantação do projeto e 3.500 empregos diretos na fase de operação.

A Vale está desenvolvendo estudos de viabilidade e estudos ambientais para a implantação de um projeto siderúrgico no Espírito Santo. Os parceiros serão definidos após a conclusão desses estudos.

A Vale detém ainda participação de 50% na relaminadora de placas norte-americana California Steel Industries (CSI), empresa siderúrgica produtora de aços planos com sede na Califórnia, nos Estados Unidos. Os outros 50% pertencem à JFE Steel.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira