Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/04/2007 - 07:11

Mueller Mineira investe R$ 40 mi em expansão

A Mueller Mineira, uma das principais fabricantes de componentes plásticos para a indústria automobilística e de informática, anuncia investimento de R$ 40 milhões em expansão, até 2010, na ampliação da unidade fabril da Mueller Mineira, localizada em Contagem/MG. A empresa, que possui outra unidade industrial no Estado, mais precisamente em Matozinhos (a Mueller Flex), e uma em São Paulo (Matriz), comemora com essa iniciativa seus 70 anos de atuação no Brasil e 30 no estado de Minas Gerais.

A Mueller Mineira é o maior fornecedor de peças plásticas para a Fiat e de peças plásticas técnicas para a Hewlett-Packard (HP) e iniciou o projeto de expansão em meados de 2006. O projeto abrange não somente a ampliação da área como, também, a renovação do parque industrial e infra-estrutura fabril.

Dia 11 de abril, o grupo apresenta parte desse projeto que consta na inauguração de duas áreas produtivas. Uma delas abriga a célula produtiva de injeção de produtos para indústria de informática, mais especificamente para atender a HP, já contando com sete máquinas injetoras de um total de 18 máquinas que serão instaladas até junho deste ano. Ao todo, a Mueller estará projetada para atender a uma demanda de 300 mil impressoras/mês com sofisticados padrões técnicos.

Já a outra unidade é voltada à indústria automotiva. Até o momento foram adquiridas três máquinas injetoras de ponta para o aumento produtivo da indústria automotiva e a nova instalação de pintura para peças plásticas. A cabine irá comportar não somente os itens atuais de produção da Fiat (Painel Palio, Minisaia do Idea, entre outros), assim como os novos painéis dos modelos desenvolvidos pela montadora. Esta instalação terá capacidade de produção de até 800 painéis por dia. Até o final de 2007 chegarão mais quatro máquinas além de equipamentos e periféricos. Essa unidade teve sua capacidade ampliada em 12,5% já no primeiro quadrimestre deste ano.

De acordo com a CEO do grupo, Esther Faingold, essa expansão aumentará a capacidade produtiva, otimizará processos e incrementará a capacitação tecnológica, através da implantação do Centro Tecnológico Mueller (TC). Isto é, foco na constante inovação e aumento da competitividade. “Em 2010 a Mueller Mineira terá incrementado seu parque de máquinas em 60%, totalizando 73 máquinas injetoras. Este potencial proporcionará benefícios intrínsecos, como por exemplo, ao longo do período, a geração de 500 novos postos de trabalho de profissionais da região de Minas Gerais.”, explica.

A expansão atenderá não somente ao aumento de volume nos negócios atuais da empresa, mas, também, novos contratos. “A melhoria do parque fabril com as novas práticas de trabalho, somada ao investimento tecnológico será fator decisivo para o aumento da competitividade em um mercado onde não existe tolerância às empresas que não sejam focadas a processos desatualizados e ineficazes, no que tange o modelo industrial e a própria gestão de negócios”, comenta.

Com a ampliação inicial, foram gerados 300 postos de trabalho e a unidade industrial passou a contar com mais 3.000 m² de área construída, de um total de 19.600 m². A CEO reforça que quem sai ganhando com essa iniciativa é, também, o Estado. “Com o investimento realizado, o incremento nas vendas aumentará a arrecadação tributária Estadual e Federal. Conforme mencionado, a geração de novos empregos diretos e indiretos é algo relevante”, explica. A Mueller trouxe para o estado de Minas Gerais a sua parceira na linha de informática. “Com ela, empregos foram e serão criados. Além disso, a arrecadação do ICMS também crescerá de forma direta e indireta, uma vez que, vários fornecedores participam do processo das impressoras”, reforça.

Focada no desenvolvimento e produção no segmento plástico, atualmente, a Mueller é o maior fornecedor de peças plásticas da Fiat, representando 90% da linha de painéis dos veículos. A unidade voltada à indústria automotiva, teve sua capacidade ampliada em 12,5%, já no primeiro quadrimestre deste ano. A empresa também é a maior fornecedora de peças plásticas técnicas para HP na América do Sul.

Com uma área de 60 mil m² e conta com cerca de 700 funcionários e, analisando a categoria “injetados”, o volume de material transformado fechou o mês de março de 2007 com um total recorde, passando das 1.000 toneladas/mês. Este valor representa um crescimento de 40%, quando comparado ao mesmo mês do ano anterior.

Unidades Industriais: Mueller Mineira – localizada em Contagem/MG.| Especialização: Transformação de termoplásticos e montagem de conjuntos. | Mueller Flex – localizada em Matozinhos/MG. | Especialização: Confecção de cabos flexíveis de comando, estamparia e transformação de termoplásticos. | Matriz – localizada em São Paulo/SP. | Especialização: Transformação de termoplásticos e montagem de conjuntos.

Principais clientes: Fiat Automóveis, HP, Iveco, Denso, HONDA Automóveis do Brasil, Volkswagen, Volvo, Toyota, Scania, Epson, dentre outras.

Prêmios recebidos: .1º lugar Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos pela revista Dinheiro (“As 500 melhores empresas do Brasil - 2006), além de destaque na edição de 2005 | 1º lugar Giro do Ativo pelo jornal Valor Econômico (“Maiores Empresas” – 2006) | A segunda empresa do setor que mais cresce no Brasil, pela revista Exame (“as maiores e melhores” – 2006), além de destaque na edição de 2005 | Prêmio PRP, na série “Top Transformador – categoria peças técnicas – setor automobilístico”, pela revista Plásticos em Revista | Prêmio Autodata – melhores do setor automobilístico – 2005 etc.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira