Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2009 - 10:29

Excelência técnica e emoção marcam apresentação do projeto RIO 2016 para o COI


Presidente Lula envia mensagem em vídeo reforçando o apoio dos três níveis de governo à candidatura .

A candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 cumpriu muito bem o seu papel diante do Comitê Olímpico Internacional (COI). Com uma apresentação baseada na excelência técnica do projeto, mas ao mesmo tempo cheia de emoção, a delegação brasileira defendeu os principais pontos da candidatura para os integrantes da entidade, que no dia 2 de outubro definirão a sede dos Jogos de 2016. O evento foi realizado no dia 17 de junho (quarta-feira), no Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça.

Após a apresentação, a equipe Rio 2016 – formada pelo governador do Rio, Sérgio Cabral; o prefeito do Rio, Eduardo Paes; o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; o secretário geral Rio 2016, Carlos Roberto Osório, o gerente geral de esportes Rio 2016, Agberto Guimarães, e a medalhista olímpica Isabel Swan, bronze na vela nos Jogos de Pequim 2008 – passou por uma sabatina do COI, com 16 perguntas. Todas foram respondidas com precisão e o resultado final reforçou a confiança no projeto do Rio de Janeiro. Mas apesar do otimismo, o presidente do Comitê Rio 2016 fez questão de ressaltar que ainda faltam três meses de muito trabalho pela frente. “É consenso no mundo olímpico que esta é uma disputa muito acirrada. Por isso, continuaremos trabalhando bastante nos próximos meses. Nesta apresentação, detalhamos os principais pontos da candidatura e mostramos que o Rio de Janeiro está pronto para receber os Jogos Olímpicos. Estamos confiantes e satisfeitos com o nosso desempenho”, avaliou Nuzman.

O presidente do Comitê Rio 2016 abriu a apresentação reforçando os quatro pilares da candidatura: excelência técnica, poder de transformar a cidade e o país, agregar valor ao Movimento Olímpico e proporcionar uma experiência única para todos os envolvidos. Em um dos momentos mais marcantes da apresentação, Nuzman mostrou um mapa-múndi no qual estavam marcadas todas as sedes de Jogos Olímpicos já realizados. A imagem da América do Sul vazia causou grande impacto. “Imaginem o poder do Movimento Olímpico atingindo 65 milhões de jovens com menos de 18 anos no Brasil. E 180 milhões de jovens em toda a América do Sul. Os Jogos Olímpicos sempre foram maiores quando exploraram novos territórios e criaram novas conexões”, disse Nuzman.

Apesar de não fazer parte da delegação brasileira em Lausanne, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez questão de reafirmar seu apoio ao projeto Rio 2016 em um vídeo que foi apresentado aos integrantes do COI. “Gostaria de falar, mais uma vez, do meu apoio à candidatura do Rio, pois sei o enorme poder que o esporte tem para transformar nações e vidas. Para o Brasil, receber os Jogos Olímpicos não será apenas uma grande honra, mas também um catalisador de transformações sociais para o país e para o continente. Por isso, os três níveis de governo dão total suporte à candidatura. Estamos prontos para receber toda a Família Olímpica em 2016”, disse Lula, no vídeo.

Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, apresentou uma série de fatos que comprovam o bom momento da economia brasileira e o crescimento do país. “Temos uma economia forte, estável e que está pronta para receber os Jogos Olímpicos. Nossa bolsa de valores é a terceira maior do mundo, com muitas empresas interessadas em investir no esporte e no Movimento Olímpico. O Brasil também é um importante mercado para os patrocinadores e uma porta de entrada para a América do Sul. Na lista das dez maiores economias mundiais, o Brasil é o único país que nunca recebeu os Jogos Olímpicos”, lembrou Meirelles.

Segurança e transporte foram dois temas abordados pelo governador Sérgio Cabral. “Estamos construindo um moderno sistema de transporte para os Jogos e para toda a cidade, que inclui a expansão do metrô e corredores expressos de ônibus. Em segurança, mudanças também estão acontecendo. Como parte do programa desenvolvido para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, implantamos um novo modelo que aproxima a polícia das comunidades”, disse Cabral.

O prefeito Eduardo Paes falou da experiência do Rio de Janeiro em receber grandes eventos esportivos. “O Rio 2016 é um projeto que começou com os Jogos Pan-americanos Rio 2007 e continuará com a preparação para a Copa do Mundo de 2014. Queremos aproveitar o que já foi feito e utilizar a experiência da Copa do Mundo de 2014 para realizar Jogos Olímpicos únicos e especiais. Nesta apresentação, traduzimos a paixão pela cidade e, ao mesmo tempo, defendemos as questões técnicas”, explicou Paes.

O bom desempenho da candidatura do Rio de Janeiro na apresentação para o COI foi fruto de muitas horas de ensaios na Suíça. O Ministro de Esporte, Orlando Silva, também participou de todas as etapas da preparação. “Os Jogos Olímpicos vão significar uma grande transformação para o Rio de Janeiro e servirão como pilar para estruturar ainda mais o desenvolvimento do esporte. Temos um projeto vencedor e mostramos isso nesta apresentação para o COI”, disse Orlando Silva. [www.rio2016.org.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira