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18/06/2009 - 11:01

Mercado de capitalização ultrapassa os R$ 2,9 bilhões de faturamento acumulado em abril

Setor registra, no quadrimestre, expansão 7% maior frente ao mesmo período do ano passado e atinge a marca de R$ 13,7 bilhões em reservas .

Em continuidade ao constante crescimento na economia brasileira, o mercado de títulos de capitalização fatura, em abril, R$ 768 milhões, segundo a FenaCap (Federação Nacional de Capitalização). Nos quatro primeiros meses do ano, o setor acumula receita de R$ 2,9 bilhões, 7% acima do apontado no mesmo período de 2008. As reservas totalizam, em abril, R$ 13,7 bilhões, incremento de 11% em relação ao ano passado.

“Esses resultados indicam a solidez do mercado de capitalização e o aumento dos consumidores que realizam o hábito de poupar por meio dos títulos oferecidos pelas empresas do segmento”, avalia Ricardo Flores, presidente da FenaCap.

Para a entidade, que congrega as 12 companhias atuantes no setor, esses números ainda expressam a confiança crescente do consumidor nos títulos de capitalização. “O mercado tende a crescer ainda mais, inclusive por seu posicionamento junto aos clientes como uma alternativa segura e programada de guardar dinheiro”, aponta Hélio Portocarrero, diretor-executivo da FenaCap.

Três estados juntos representam mais de 50% do faturamento acumulado: São Paulo corresponde a 38% da carteira, com R$ 1,1 bilhão de receita; Rio de Janeiro ficou com a fatia de 10% e R$ 305 milhões faturados; e Minas Gerais com 9%, o que soma R$ 268,5 milhões.

FenaCap - Impulsionada pelo crescimento do setor, a FenaCap (Federação Nacional de Capitalização) foi criada em 2007 para consolidar o papel da capitalização tanto para o segmento financeiro quanto para os brasileiros como alternativa de poupar dinheiro. A entidade, composta por representantes das empresas do setor, chega para dar continuidade aos trabalho desenvolvido da Comissão de Capitalização da Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização), cujo papel era organizar iniciativas e realizar ações que tornassem a sistemática do produto de fácil compreensão e com a máxima transparência para o consumidor.

Como resultado de anos de dedicação e trabalho, em maio de 2008, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) - órgão responsável pela regulamentação e fiscalização do mercado – aprovou a segmentação dos títulos de capitalização que passam a ser divididos nas seguintes modalidades: Tradicional: com retorno do valor pago ao final de um período, corrigido monetariamente; Compra Programada: voltado para a aquisição de bens; Popular: produto com foco no aspecto lúdico dos sorteios; e Incentivo: usado como incentivo à comercialização de bens e serviços.

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