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18/06/2009 - 11:26

TAM comemora os dez anos da rota Brasil-França durante a 27ª edição da São Paulo Fashion Week

Em seu lounge, companhia celebra "La vie en rouge" com música francesa, cancan e serviço de bufê do chef Isaac Azar, do restaurante paulistano Paris 6.

A TAM Linhas Aéreas é, pela terceira vez consecutiva, patrocinadora oficial da São Paulo Fashion Week, que se realiza de hoje a 22 de junho, na Bienal do Ibirapuera. Alinhada com o tema oficial "Passion - Paixão", a empresa celebra a França nos espaços que montou no maior evento de moda da América Latina e festeja o décimo aniversário de sua rota para Paris.

"A cor da TAM é o vermelho. O vermelho é uma das cores da França. La vie en rouge, a vida em vermelho, é a nossa inspiração para esta edição da SPFW, na qual vamos comemorar os 10 anos em que fazemos a rota entre Brasil e França", afirma Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM.

O tema oficial do evento também tem tudo a ver com a companhia. "A paixão é um diferencial da TAM, a paixão por aviação e a paixão por servir. É ela que nos move", diz Manoela.

A TAM criou três espaços para a semana de moda, nos quais reúne moda, arte, gastronomia, cinema, fotografia e aviação. A companhia montou um lounge para convidados, um local aberto à visitação do público em geral e uma posição de atendimento para remarcação de viagens e realização de check-in, além de venda passagens a preços especiais, destinadas ao público que frequenta o evento.

A concepção dos espaços foi responsabilidade da Criacittá, empresa especializada em marketing cenográfico.

Lounge: França Palaciana -Na concepção do lounge a TAM fez uma imersão em diversos momentos históricos da França. O ambiente está repleto de referências a personalidades do país que transformaram suas profundas paixões em criações revolucionárias.

No espaço de 126 m2, os visitantes são conduzidos a uma viagem cultural. Os promotores vestem roupas inspiradas nas criações de Christian Dior. Oito vitrines lúdicas expõem ícones franceses. Chanel, por exemplo, será representada por um colar de pérolas, um vidro do seu mais famoso perfume, o Chanel Nº 5, e uma miniatura do ateliê da estilista.

O mobiliário faz referências à época palaciana: sofás de veludo vermelho, em estilo Luís XV, contrastam com paredes adamascadas. Banquetas revestidas com saias de babados lembram o cancan - dança típica francesa. Lustres de cristal iluminam o espaço, onde luminárias esculpidas em madeira reproduzem ícones como a garrafa de champanhe, o sapato de salto e a Torre Eiffel. Castiçais e espelhos dão brilho ao ambiente, onde a logomarca da TAM se destaca em cristais Swarovski. Duas TVs de plasma exibem imagens da França e reportagens do TAM nas Nuvens, programa de bordo da companhia, sobre o país.

Além disso, todos os dias, a partir das 18h, as famosas chansons d´amour ecoam no lounge da TAM. No palco, grandes expoentes da canção francesa como Edith Piaf e Charles Aznavour são lembrados. A modernidade, no entanto, também está contemplada. Cantores, músicos e DJ mesclam trechos da ópera Carmen, criação do francês Georges Bizet, com batidas da música eletrônica. O Moulin Rouge - famosa casa parisiense de cancan - também não ficou de fora. Três bailarinas recriam o clima do cabaré com figurinos típicos.

O serviço de bufê, já eleito na edição passada o melhor da SPFW, está agora sob a responsabilidade do chef Isaac Azar, proprietário do restaurante paulistano Paris 6. No cardápio, canapés de croque monsieur, de chèvre & tomate seco, de hamburguer Dijon e de norvegien e brie com geleia de damasco; miniquiches vegetarianas e vol-au-vent. Tudo isso complementado pela tradicional sopa de cebola e, para adoçar o paladar, seguidos de miniaturas mil-folhas, de tartelettes e de éclair de chocolate.

Espaço térreo: Reflexos - Além do lounge, a companhia tem um ambiente aberto de 87 m2 no piso térreo da Bienal concebido como tributo ao Centro de Artes Georges Pompidou. Todo de espelhos e intitulado "Reflexos", remete a uma Paris moderna e abriga uma exposição de várias Torres Eiffel e imagens do Cristo Redentor de madeira pintadas por personalidades brasileiras e francesas que expressam a paixão entre Brasil e França.

O espaço será usado como cenário para entrevistas com celebridades que vão compor a programação de bordo das aeronaves da TAM durante todo o segundo semestre. As gravações estão marcadas para os dias 17, 20 e 22 de junho e serão abertas ao público visitante.

A TAM na moda - A TAM deu início aos investimentos na moda em 2005, ao patrocinar a Associação Brasileira de Estilistas (Abest). A empresa apóia os estilistas Lino Villaventura e Valdemar Iódice e, recentemente, fechou parceria com o designer de joias Jack Vartanian.

Além do apoio a estilistas e eventos do setor, na edição passada da SPFW, a companhia aérea lançou o site www.tamconexaomoda.com.br para levar os internautas aos destinos mais importantes da moda mundial, com dicas e reportagens destinadas ao público antenado sobre o setor e as tendências do mercado. Para esta edição da SPFW, a novidade é o roteiro Paris, que vai mostrar o que há de melhor na cidade.

A TAM [www.tam.com.br] lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de maio com 44,9% de market share. A companhia voa para 42 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 79 destinos diferentes do território nacional. A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 86,8% em maio. As operações para o exterior abrangem voos diretos para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova York, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires e Bariloche (Argentina), Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru). Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em vôos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 64 destinos nos EUA, América do Sul e Europa. Pioneira no lançamento de um Programa Fidelidade para empresa aérea no Brasil, a TAM possui hoje 5,5 milhões de associados e já distribuiu mais de 7,4 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos.| Maxpress

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