Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2009 - 11:30

Menores infratores

Aprendemos que o homem é um ser social e que de certa forma somos em geral reflexo do ambiente em que vivemos. Com esse raciocínio podemos abordar mais uma vez a questão dos menores infratores, que antes se envolviam em pequenos delitos e hoje são utilizados pela criminalidade para seqüestrar e matar. Recentemente tornou-se público um seqüestrador que ensinava o filho e a sobrinha “técnicas” para assaltar, coagir e matar. Menores como esses são frutos do meio em que vivem, tornando-se mais tarde criminosos perigosos sob os olhos de uma sociedade hipócrita e de autoridades omissas. Já se sabe que só através da educação poderemos reverter essa situação, mas ainda esbarramos na falta de vontade de muitos.

Priorizando projetos que lhes dão visibilidade política, como jogos panamericanos, copa do mundo, Cidade da música etc, nossas autoridades vão deixando o assunto de lado, fingindo que nada está acontecendo.

Nesta semana, a Câmara dos deputados aprovou o projeto de lei que cria o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). O projeto, que ainda vai passar pelo Senado, prevê vagas para a capacitação profissional, atendimento médico especializado, entre outros benefícios, visando a ressocialização do menor infrator e permitindo que a família participe do processo. Uma boa iniciativa, mas que precisa ser implantada com seriedade e que a gestão não pare em mãos erradas, tornando-a mais um instrumento de barganha política.

Caso contrário, não sabemos o que será desses menores. Aliás, recordo a música O meu guri, de Chico Buarque, quando o guri disse que chegava lá. Lembram?

. Por: Marcos Espínola, advogado Criminalista | www.espinolaadvogados.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira