Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2009 - 11:34

Redução de perdas e novas tecnologias são destaques da Fermentec no Simtec 2009

A Fermentec, empresa piracicabana de consultoria especializada em fermentação alcoólica, organizou uma tarde de palestras no Simtec 2009 (30/06/2009 a 03/07/2009). No Painel Fermentec, seus consultores vão mostrar ao público as formas de controle, medição e tecnologias em diversas etapas da produção do açúcar e álcool para evitar perdas de milhões de reais nas usinas.

Na abertura das palestras, o presidente da Fermentec, Henrique Amorim, vai alertar sobre as perdas na indústria e a visão real dos números. Açúcar que entra na indústria (PCTS), perdas no bagaço, na torta e na destilaria são, normalmente, as determinações verificadas nas usinas. No entanto, outras perdas ocorrem no processo, mas não são definidas e podem representar até 9% do açúcar.

Perdas na água de lavagem de cana, na evaporação e nas águas residuais devem ser determinadas também, pois para cada 1 milhão de tonelada de cana moída, 1% de perda significa R$ 1 milhão. Portanto 0,1% é perda de R$ 100 mil por safra.

Na palestra serão apresentados dados de 70 usinas e destilarias que mostram a variação destas perdas. Em seguida, Alexandre Godoy também vai abordar perdas, mas na parte agrícola. O rendimento industrial já começa na lavoura de cana e no planejamento do corte, carregamento e transporte. Com a implementação de ferramentas de controle para monitorar a qualidade da cana foi possível demonstrar o impacto da qualidade da planta sobre o rendimento industrial e na qualidade do açúcar e álcool. As unidades que operam com maior eficiência são justamente as que apresentam cana de melhor qualidade, e vice-versa, conforme será demonstrado na palestra.

Claudemir Bernardino vai falar sobre o método do digestor. Na produção de açúcar e álcool um dos índices mais importantes a ser verificado é o ART entrado.

ART são os açúcares redutores totais, ou seja, sacarose, glicose e frutose que são transformados em álcool e em outros subprodutos na fermentação. Essa medição é necessária para avaliar as perdas de açúcares, rendimento e eficiência industrial.

As perdas de açúcar, como e quando ocorrem, serão tema da apresentação de Rudimar Cherubin. A destruição de açúcar ocorre durante o processo de produção e se caracteriza pela degradação da sacarose, glicose e frutose por meio de reações na quais os açúcares são transformados em outros produtos, como ácidos. A degradação ocorre com intensidade distinta para cada fase do processo produtivo. A avaliação das principais etapas de destruição, bem como suas causas, serão apresentadas e discutidas através do estudo de casos.

Luiz Francisco L. F. Silva, o Kiko, vai apresentar uma novidade para medir o volume das dornas. O sistema é uma nova ferramenta para medir de forma mais precisa o rendimento geral da destilaria, um ponto muito importante para a eficiência operacional.

No encerramento do Painel Fermentec, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Boris Stambuk, apresenta um processo de modificação genética das leveduras que otimiza a fermentação da sacarose (açúcar). Neste método a sacarose não é quebrada fora da célula, mas sim transportada diretamente para o seu interior, o que permite melhorar o controle das contaminações e maior rendimento na produção de etanol.

A tarde de palestras da Fermentec será realizada no dia 1o de julho, às 16h, no auditório do Simtec. Cada palestra terá duração de 20 minutos, com intervalos de 10 minutos para perguntas. Durante o Simtec 2009 a Fermentec fará o lançamento de seu programa de cursos para o segundo semestre, com destaques para os temas Indicadores da Qualidade da Matéria-Prima (dias 27 e 28 de agosto) e Microbiologia para o Setor Sucroalcooleiro (dias 9 e 10 de setembro).

Simtec 2009, de 30/06/2009 a 03/07/2009, no Engenho Central – Piracicaba – SP – Brasil | Site: www.simtec.com.br | Informações: (19) 3417.8604 [email protected] | Realização: * Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) | * Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo) | * Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) | * Ciesp/Regional Piracicaba | * Prefeitura Municipal de Piracicaba | Organização: MVM Promoções e Eventos - Telefone (19) 3417-8604.

Como participar : * Visitante - No site [ www.simtec.com.br ] os interessados devem preencher a ficha de inscrição on-line, que possibilita acesso ao parque de exposições e pavilhão de palestras. | * Expositor – Para a reserva de estandes, os interessados devem entrar em contato no telefone (55-19-3417-8604) ou por e-mail ([email protected])

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira