Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2009 - 09:56

Queimaduras domésticas: o que fazer?

Saiba quais são as primeiras providências a serem tomadas diante de um quadro de queimadura e os tratamentos estéticos oferecidos pela clinica Volpe, de São Paulo, para acabar com as bolhas e cicatrizes.

Os acidentes em ambientes domésticos são bastante comuns nos lares brasileiros, fazendo milhares de vitimas todos os anos. A principal causa de ferimentos e desastres é por meio de produtos que proporcionam queimaduras na pele como, por exemplo, água, leite, gordura, panela quente, entre outros alimentos que precisam ser aquecidos e, claro, o descuido na manipulação do álcool no tradicional churrasco do fim de semana. O que muita gente não sabe, contudo, é que estes acidentes são mais comuns nas crianças, conforme dado da Sociedade Brasileira de Queimaduras de São Paulo (SBQ). O que fazer, então, para tentar amenizar os efeitos que uma queimadura pode causar na pele?

De acordo com o Dr. Jardis Volpe, médico dermatologista da Clinica Volpe, de São Paulo, nas queimaduras causadas por líquidos aquecidos, fogo ou eletricidade, a melhor conduta é resfriar as lesões, seja por meio de água corrente (torneira, chuveiro, mangueira), ou por aposição de toalhas ou panos umedecidos em água gelada ou em temperatura ambiente. Essa medida interrompe o calor residual que permanece mesmo após o acidente, melhorando imensamente a dor. “É muito importante não dar nenhum tipo de remédio até o primeiro atendimento médico. O resfriamento das lesões ajuda a melhorar a dor até a avaliação do profissional da saúde”, recomenda Volpe. Ter em casa um kit de primeiros-socorros, afirma ele, é primordial, tais como: gaze, curativos adesivos, esparadrapo, termômetro, bolsa térmica, soro fisiológico, entre outros produtos.

O problema social das queimaduras, tanto o traumático como o de caráter social, merece atenção, por isso o tratamento imediato é muito importante no sentido de prevenir o surgimento de sequelas. Nas queimaduras de primeiro grau, por exemplo, causadas por exposição solar, o tratamento clínico conservador impõe aplicação de medicamentos tópicos, uso de malha compressiva, entre outros, possibilitando a regeneração da pele sem causar danos estéticos. Nas queimaduras de segundo e terceiro graus, consideradas mais graves, a camada da derme é atingida, causando maior tendência a bolhas e cicatrizes.

“É importante lembrar também, sobretudo as mulheres, que bronzeadores caseiros podem causar sérios danos à pele, principalmente aqueles à base de folhas de figo (figueira). Nunca se utilize destes preparados que, na maioria das vezes, são feitos sem nenhum conhecimento de farmacologia e bioquímica, sem nenhum cuidado técnico e sem cuidado de assepsia”, alerta o médico.

Substâncias caseiras - Habitualmente, quem sofre algum tipo de queimadura no ambiente doméstico, utiliza-se de alguns artifícios para amenizar o prejuízo causado na pele, tais como: creme dental, manteiga, pó de café, clara de ovo, folha de bananeira, pomadas caseiras, entre outras substâncias. O Dr. Jardis, entretanto, explica que estas técnicas caseiras não ajudam em nada a melhorar o ferimento, muito pelo contrário, pode dificultar a evolução natural da cicatrização, além de causar infecções. “Até que se encontre um atendimento médico, nada deve ser colocado em cima das áreas queimadas, nem mesmo pomadas que se tenha em casa. Apenas cobrir estas áreas com toalhas, lenços ou panos úmidos”, finaliza Volpe.

Tratamentos estéticos oferecidos pela Clínica Volpe - Queimadura de Primeiro Grau - queimadura superficial, atingindo apenas a primeira camada da pele (epiderme). Caracteriza-se por ser uma queimadura não dolorosa, mas que regride em poucos dias. Portanto, a indicação da correta medicação pelo dermatologista, geralmente, já resolve;

Queimadura de Segundo Grau - queimadura mais profunda, causa bolhas. É muito dolorosa, porque há a exposição das raízes nervosas que foram atingidas. O tratamento indicado é o Pearl. Este procedimento também oferece o mais efetivo tratamento para linhas finas, textura irregular e manchas. Comparado com a tecnologia fracionada de hoje, o Pearl oferece resultados notáveis em apenas uma aplicação, versus 4 – 6 sessões com os lasers tradicionais. É indicado para quem quer renovar a pele, para quem tem tonalidades de pele de clara a média com suave a moderado dano solar, sequelas de acne suaves, rugas finas ao redor dos olhos e boca e para vitimas de queimaduras.

Queimadura de Terceiro Grau - queimadura esbranquiçada, tão profunda que atinge os músculos e ossos. Os tecidos ficam negros e sem vida (Necrose). Não há dor porque as terminações nervosas responsáveis pela sensibilidade à dor foram também queimadas, mas deixa cicatriz. Por isso, o tratamento indicado é o Lux1540. Trata-se de um laser não-ablativo (não arranca a superfície da pele), que proporciona também excelentes resultado no tratamento de manchas, flacidez e cicatriz. O comprimento de onda é de 1540nm que favorece a estimulação de colágeno de uma forma potente. É um laser fracionado, pois penetra na pele em colunas, deixando áreas ao redor não-acometidas, bem abaixo da epiderme. Com isso, o tempo de recuperação é fantasticamente rápido, sem descamação ou vermelhidão, possibilitando ao paciente a retomada das atividades diárias rapidamente, muitas vezes no mesmo dia. Associar um tratamento desse porte, com outros lasers, como o já consagrado Titan, promove um rejuvenescimento global de qualquer parte do corpo.

Jardis Volpe, Médico Cosmiatra – Dermatologia: Médico formado pela Universidade de São Paulo (USP). Estágio em Dermatologia no Hospital das Clínicas de SP; Pós-graduação em Medicina Estética pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME-São Paulo); Pós-graduação em Dermatologia Cosmética e Cosmiatria pela Sociedade Argentina de Cosmiatria; Curso Internacional de Envelhecimento Cutâneo; Membro da União Internacional de Medicina Estética (U.I.M.E.); Membro da Sociedade Francesa de Mesoterapia – Paris.[ www.clinicavolpe.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira