Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2009 - 10:50

Light firma compromisso para construção do Parque São João Marcos

Empresa organiza visita técnica com instituições parceiras do projeto, no dia 19 de junho (sexta-feira), na cidade de Rio Claro

A Light reunirá, amanhã (19/06), em São João Marcos, município de Rio Claro (RJ-149 - Km 18), todos os órgãos e empresas envolvidos com a construção do Parque São João Marcos. O projeto será implantado em uma região localizada a 128 km do Rio de Janeiro, onde são encontradas estruturas da antiga cidade de São João Marcos. O objetivo do encontro é firmar um compromisso entre todos os agentes envolvidos, já que a efetiva implementação está prevista para o segundo semestre deste ano, com previsão de início das obras para julho.

Participarão do encontro o Prefeito de Rio Claro, Raul Fonseca Machado e representantes da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, da Light, da Eletronuclear, do Iphan e da equipe de produção cultural do Instituto Cultural Cidade Viva.

Para o desenvolvimento do projeto, a companhia de energia teve como base um completo levantamento histórico, arqueológico e arquitetônico. O estudo, encerrado em 2008, proporcionou a identificação das principais edificações e a marcação de áreas para lazer. O local abrigará um Centro de Memória, que oferecerá um circuito de visitação pelo centro populacional da antiga cidade. Trabalhos de arqueologia e de paisagismo estão previstos na área de visitação.

Para os interessados em conhecer mais sobre o projeto do Parque São João Marcos, a Light disponibiliza, desde outubro de 2008, no Centro Cultural Light (Av. Marechal Floriano, 168 - Centro - Rio de Janeiro), uma maquete de como era a cidade em 1940, criada a partir de pesquisas em arquivos fotográficos e documentais, além de registros das fases do projeto. A exposição está aberta à visitação de segunda à sexta-feira, das 11h às 17h, com entrada franca.

São João Marcos - Fundada no início do século XVIII, São João Marcos já foi considerada uma das mais importantes cidades do interior do estado do Rio de Janeiro. Localizada no Vale do Paraíba Fluminense, região enriquecida pelo Ciclo do Café, o local, hoje pertencente ao município de Rio Claro, foi um dos grandes produtores no final do século XIX. Toda essa importância, somada à riqueza de seu conjunto arquitetônico, fez com que São João Marcos se tornasse a primeira cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, em 1939.

Com o declínio da produção cafeeira, a região começou a viver um período de decadência. A crescente necessidade de progresso e de demandas por energia da Capital da República estimulou a construção da Represa de Ribeirão das Lajes, nas proximidades da cidade. Prevista para ser inundada, a cidade foi destombada e, para manter a integridade de seus moradores, a decisão governamental e institucional na época foi de negociar as terras com os proprietários locais que, em função disso, puderam migrar para outras localidades.

Rio Claro, fundada em 19 de maio de 1849, hoje, é uma cidade com 16 mil habitantes, com economia local baseada na agropecuária, avicultura e artesanato.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira