Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2009 - 10:54

União Europeia investe na inserção internacional de pequenas e médias empresas

São Paulo - Cerca de 7.500 pequenas e médias empresas (PMEs) de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Venezuela estarão participando, no período 2009/2012, do Programa AL-Invest, iniciativa de cooperação econômica da União Europeia (UE) para a inserção internacional dessas empresas . A quarta etapa do Programa foi lançada hoje, em São Paulo, pela Comissão Europeia, órgão executivo da UE. Em 15 anos de existência do AL-Invest, a União Europeia investiu 145 milhões de euros.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) vai liderar um dos três consórcios regionais - conceito criado nessa nova fase - que vão coordenar a execução do Programa na América Latina. O consórcio 'Internacionalização e competitividade das PMEs do Mercosul, do Chile e da Venezuela', receberá subvenção de 15 milhões de euros da UE - com uma contrapartida de 3,7 milhões de euros - para executar projetos como participação em eventos internacionais, encontros de negócios, troca de experiências com instituições europeias em processos de internacionalização e capacitação gerencial e empresarial.

"A escolha da CNI representa o reconhecimento, de um lado, das instituições congêneres de Chile, Venezuela e demais países que integram o Mercosul em relação ao papel de liderança que a indústria brasileira exerce na região, e, de outro, da própria UE, que aprovou a iniciativa", afirmou o diretor-executivo da Confederação, José Augusto Coelho Fernandes.

Alternativa à crise - O diretor-executivo destacou que o AL-Invest "certamente é um ativo importante para que pequenas e médias empresas enfrentem a crise e mantenham sua exposição no comércio internacional". Segundo ele, o Programa "não é algo teórico, mas prático, que aproxima partes interessadas e incentiva a realização de negócios."

Fernandes citou dois exemplos de projetos AL-Invest executados neste mês que foram muito bem-sucedidos: na área de alimentos, o Encontro Setorial AL-Invest Fispal Food Service, em São Paulo, e, no setor de moda, o Projeto Comprador Fashion Business, no Rio de Janeiro. "Trouxemos compradores europeus para ambos e vários negócios foram fechados ou encaminhados", afirmou acrescentando que o volume de recursos financeiros envolvidos está sendo contabilizado.

Da solenidade de lançamento nesta quarta-feira, no Hotel Hilton, participaram o chefe da Delegação da Comissão Europeia no Brasil, João Pacheco; o chefe da Unidade EuropeAid (agência de cooperação da UE), Basile Papadopoulos; o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), Alessandro Teixeira; e o diretor-executivo da CNI, José Augusto Fernandes.

O encontro vai se estender até sexta-feira, com palestras, reuniões de trabalho e mesas redondas. Além do consórcio liderado pela CNI, há mais dois: o Centroamérica-México-Cuba, que será coordenado pela mexicana Nacional Financeira, e o Região Andina, a cargo da boliviana Câmara de Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira