Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2009 - 10:56

Conde Anton Wolfgang Von Faber-Castell é eleito o gestor Eco de 2008


O Conde Anton Wolfgang von Faber-Castell, CEO mundial da Faber-Castell, foi reconhecido como Gestor Eco 2008 pelo WWF Alemanha, por conta da política socioambiental da empresa no mundo. A companhia, líder mundial na fabricação de lápis de madeira, é pioneira na fabricação dos EcoLápis, que são produzidos com madeira reflorestada e certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council). “A Faber-Castell é um grande exemplo de como uma empresa global pode implantar padrões sociais e ambientais em todo o grupo, mesmo com as crescentes pressões de mercado.”, afirma Eberhard Brandes, diretor administrativo da WWF.

“O principal público-alvo da empresa é o infantil, portanto o mais importante para a Faber-Castell é seguir a filosofia da marca, que se caracteriza pela segurança do produto e respeito ao meio ambiente.”, diz o Conde Anton Wolfgang, que administra o grupo há 30 anos. Oitenta por cento da madeira utilizada na fabricação de nossos lápis provêm de florestas próprias certificadas pelo FSC, que são manejadas de forma sustentável. O objetivo comum da parceria entre Faber-Castell e WWF é o uso exclusivo de madeira certificada na produção de lápis, em todo o mundo, dentro dos próximos três anos.

“O compromisso social e ecológico têm que ser compensador”, comenta o Conde, lembrando que grande parte dos projetos socioambientais da empresa são realizados pela subsidiária brasileira, que é responsável por 40% do faturamento global da companhia. “As florestas brasileiras são exemplos de conservação”, salienta o Conde von Faber-Castell.

Estratégias e medidas ecologicamente corretas para assegurar o futuro são uma antiga tradição da Faber-Castell. Na década de 20, a eletricidade era gerada a partir de resíduos de madeira e água. A empresa sempre manteve seu compromisso com melhorias sociais, o século XIX subsidiava moradia, contas de poupança e creches diurnas para seus colaboradores. A companhia é membro do Pacto Global da ONU desde 2003, do grupo alemão de trabalhadores dedicados à gestão ambientalmente consciente e uma das fundadoras da recente iniciativa Empresas e Biodiversidade. A empresa garante condições de trabalho de acordo com as recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em todas as fábricas e está gradualmente estendendo essa exigência a seus fornecedores.

Programas Ambientais no Brasil - A empresa possui cerca de 10.000 hectares de parques florestais em Prata (MG), com mais de 3.500 hectares de áreas de Reserva Legal e Preservação Permanente. O Projeto Animalis existe há mais de 15 anos. Durante este tempo, já foram monitorados e identificadas 219 espécies de pássaros, 40 de mamíferos e 41 de répteis e anfíbios vivendo dentro dos parques florestais da empresa, seja nas áreas de dos seus plantios, seja nas áreas nativas. Muitos destes animais estão ameaçados de extinção, como o lobo-guará, o tamanduá bandeira e a onça parda. Através desse monitoramento, a empresa pode oferecer a esses animais melhores condições para a reprodução e de vida dentro dessas áreas.

O projeto Arboris consiste na recuperação dos remanescentes da flora nativa presente nos parques florestais da empresa. Mais de 300 espécies nativas já foram identificadas nos inventários executados. O conhecimento detalhado da flora existente, ao lado do conhecimento da fauna, definem as ações a serem tomadas para a criação de ambientes propícios à manutenção e à atração das espécies de animais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira