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19/06/2009 - 10:57

Nem só de commodities vive o Brasil

São Paulo – A Sangari Brasil, empresa nacional do segmento de educação, que integra um grupo internacional com atuação em 16 países e mais de 40 anos de existência, acaba de inaugurar a sede de sua primeira subsidiária latino-americana, a Sangari Argentina, na região de Puerto Madero, em Buenos Aires. Criadora do programa de ensino CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade, hoje aplicado em mais de 800 escolas públicas e privadas em 18 Estados brasileiros, a empresa está exportando uma solução educacional desenvolvida por uma equipe brasileira c omposta por mais de 70 educadores, cientistas e especialistas em formação de professores. Esse grupo de profissionais atuou em parceria com educadores argentinos para adaptar o conteúdo do programa à realidade educacional do país vizinho.

"Estamos entusiasmados com mais essa conquista, pois levamos o programa de ensino da Sangari a um país com muito boa tradição educacional, o que revela que nossa proposta tem caráter universal e vai se firmando como um modelo educacional dos novos tempos", assinala Ben Sangari, Presidente da Sangari Brasil, que concebeu o CTC, uma solução integrada de ensino que inclui livros, materiais para atividades investigativas em sala de aula, formação de professores e acompanhamento permanente nas escolas. O material didático desenvolvido pela Sangari Brasil está ganhando também sua versão em inglês, que vem sendo desenvolvida pela Sangari USA, outra subsidiária da Sangari Brasil, encarregada de criar versões do CTC para países de língua inglesa.

Visitas - A introdução do CTC na Argentina é o resultado de vários meses de negociação que incluíram visitas de técnicos do Ministério da Educação, ministros provinciais de educação, além de pedagogos e especialistas no ensino de ciências argentinos a escolas brasileiras que já adotam o Programa da Sangari Brasil, especialmente as localizadas no Distrito Federal.

"Mostramos, no dia a dia de alunos e professores que utilizam o CTC, como esta nova tecnologia educacional promove não apenas o ensino de ciências, mas também de outras disciplinas. E, principalmente, o desenvolvimento de competências fundamentais para a qualificação dos jovens como o espírito crítico, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe", explica Sangari.

De acordo com Inês Dussel, Coordenadora da equipe da Sangari Argentina, o programa de ensino em implementação em 62 escolas públicas das províncias de Buenos Aires e Tucumán tem como base a metodologia da investigação e foi todo pensado e desenvolvido para a cultura local.

Nesta fase inicial da implementação, cinco mil alunos têm aulas de Ciências por meio do CTC, que envolve, ainda, 180 professores e 72 diretores de escolas, além de equipes técnicas das províncias onde o programa está sendo adotado. Para a formação dos professores, a Sangari Argentina mobilizou uma equipe de 17 tutores especialistas no ensino de Ciências para crianças tanto em ambiente escolar como por meio de atividades extra-curric ulares. Segundo Dussel, o acompanhamento permanente de um tutor, que ajuda os professores a planejar as aulas, é decisivo para o sucesso do Programa, uma vez que o CTC utiliza modernos conceitos de pedagogia:

“Temos notado que as crianças estão contentes com as novas aulas de Ciências e aguardam por elas com ansiedade, especialmente pelos momentos em que vão desenvolver atividades de investigação com os materiais desenhados para essa finalidade. Já os professores, em geral, estão satisfeitos com as respostas dos alunos, que superaram suas expectativas, além do acompanhamento permanente de um tutor, que os ajuda a planejar as aulas. Estamos apenas no início de uma jornada, mas o que estamos vendo é muito positivo”, assinala.

Primeiro país latino-americano a tornar obrigatório também o ensino secundário, a Argentina tem longa tradição educacional e um Ensino Fundamental de dez anos. Com níveis altos de qualificação profissional da população economicamente ativa, o país promoveu uma reforma educacional em 2003 orientada essencialmente para a formação continuada de professores, uma ação que integra o Programa CTC da Sangari.

Além do Brasil e da Argentina, a Sangari atua também na África do Sul, Cazaquistão, Egito, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Inglaterra, Irã, Moçambique, Namíbia, Paquistão, Portugal, Romênia e, no Brasil, tem representações em 20 estados.

Em 2003 a Sangari Brasil criou, ainda, o Instituto Sangari, responsável por trazer e adaptar ao Brasil exposições como “Darwin”, “Einstein” e “Revolução Genômica”, todas em parceria com o American Museum of Natural History de Nova York.

. [ Sangari Brasil: Site: www.sangari.com | Blog: www.blogdasangari.com.br/blog | Blog: www.blogdoinstitutosangari.org/blog | Twitter: www.twitter.com/sangaribrasil ].

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