Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2009 - 11:08

Mostra reúne artistas e estilistas no Rio de Janeiro


Evento acontece simultaneamente à edição do Fashion Rio 2009/2010.

A mostra coletiva 'Co.Labor', que fica em cartaz até o dia 27 de junho, na Galeria Amarelonegro, em Ipanema, Rio de Janeiro, e tem como foco principal na reunião de artistas e estilistas engajados na reflexão e na prática do “fazer”. A exposição apresenta trabalhos dos artistas plásticos Efrain Almeida, James Kudo, Raul Leal e Rafael Alonso, e peças dos estilistas Isabela Capeto, Kylza Ribas, Marcella Virzi e Mark Greiner. Com curadoria de Flávio Bragança, o nome da mostra surgiu da junção das palavras coletivo e labor, a idéia do esforço comum no trabalho, e brinca com a palavra colaboração.

"Proponho a junção de duas áreas de criação (arte contemporânea e a moda), através de profissionais que no decorrer de suas carreiras romperam limites integrando olhares e idéias. Reconheco o laborioso empenho que cada artista opera na materialização de seus devaneios", afirma Bragança, que coordena a pós-graduação em Produção de Moda (Styling) pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e é mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

A exposição fica em cartaz, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h e ao sábado, das 11h às 16h, na Galeria Amarelonegro, que localizada à rua Visconde de Pirajá, 111 - loja 6, em Ipanema, no Rio de Janeiro. O telefone é (21) 2247.3086 e o website, www.amarelonegro.com/galeria.

Biografias - As esculturas de Efrain Almeida tratam de forma perspicaz questões relacionadas ao corpo, à sexualidade e à religião, utiliza imagens da natureza, do universo mitológico e da cultura popular. Explora o espaço expositivo como elemento da obra, reinterpreta a técnica do artesanato em madeira e faz da sua própria biografia tema de reflexão. [www.fortesvilaca.com.br/artista/efrain-almeida/bibliografia].

Em suas pinturas o paulista James Kudo explora suas memórias da infância em perspectivas inseridas em formas líquidas e contrastes de cores, suas composições dialogam com os grafites urbanos, simulam stickers, transparecem a inquietação ecológica.[www.lauramarsiaj.com.br/8063]

As telas de Raul Leal discorrem sobre imagens humanas monocromáticas inseridas em paisagens quase abstratas, ora urbanas, ora meditativas, são espaços amplos e solitários. [ www.raulleal.com.br].

Rafael Alonso explora em seu trabalho a simulação de superfícies do universo urbano e popular através de seu aprimorado processo de pintura, ilusão que dialoga com as técnicas tradicionais de trompe-l'oeil. [www.amarelonegro.com/exporafaelalonso].

A moda de Isabela Capeto desvenda seu estilo cultural inspirado em suas viagens e referências da história da arte, em seus bordados minuciosos, nos babados estratégicos, transparecem de forma sutíl alusões a algo étnico e indecifrável. Seus desfiles acontecem em lugares inusitados, como o galpão da Galeria Fortes Vilaça. [www.isabelacapeto.com.br/site].

A estilista carioca Marcella Virzi revela seu universo de bordados, tecidos luxuosos e rendas primorosas em referências que vão de surfistas ao artista norte-americano Matthew Barney. São trabalhos artesanais mergulhados entre a nostalgia do fazer oitocentista em contraponto com o pensamento contemporâneo da estilista. [ www.virzi.com.br].

Com uma moda autoral a carioca Kylza Ribas desenvolve trabalhos experimentais de estamparia compartilhando técnicas artesanais ao processo digital. Cria intervenções em tecidos unindo modelagens inusitadas e beneficiamentos inovadores. [www.kylzaribas.com.br].

O estilista cearense Mark Greiner encontra na sua formação de arquiteto o cuidado com as formas e estruturas da roupa. Explora em seu atelier os limites da roupa e da escultura. [www.markgreiner.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira