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19/06/2009 - 11:30

Novos tempos para as empresas

No mundo dos negócios, aquele que empreende deve ter capacidade de interpretar os avanços da sociedade e antecipar-se aos movimentos do mercado, projetando seu empreendimento para os novos tempos. Neste momento, a necessidade de inovar ganhou uma dimensão especial, fazendo com que as empresas repensem seus processos, sua abordagem mercadológica, seus produtos e seu modelo organizacional.

Inovar não se restringe apenas aos produtos ou serviços, mas abrange também a melhoria do processo produtivo, incluindo novas técnicas, equipamentos e tecnologia, além da introdução de novos métodos organizacionais ou mudanças, para divulgar, distribuir e precificar seus produtos ou serviços. Os empreendimentos que se caracterizam pela inovação, desenvolvem competências para criar produtos e serviços para encantar seus clientes interessados em adquirir “algo novo” e “inusitado”.

Entretanto, os avanços e exigências da sociedade não se restringem apenas ao novo, mas também a excelência operacional de quem produz. Para tanto, um controle eficaz da cadeia de fornecimento, da logística de distribuição, da qualidade da produção, do controle dos custos, do atendimento e do pós venda passam a exercer um poder de fidelização do consumidor muito grande.

Todo este movimento das empresas tem uma razão de ser: a manutenção e a conquista de clientes que buscam produtos personalizados, atendimento diferenciado e eficiente, com custos compatíveis ao seu poder de compra – ou seja, valor agregado. Onde antes existiam apenas produtos e serviços, agora enxergamos soluções integradas, sendo que essa mudança de paradigma tem exigido das empresas a necessidade de desenvolverem estratégias destinadas a oferecer soluções, focando seu mercado-alvo para atender a essência dos desejos do consumidor e ajudá-los a conquistar seu sonho de consumo.

A tecnologia veio para reformular os negócios, e dar uma dimensão estratégica ao conhecimento do mercado. O comércio de varejo é um exemplo típico desta mudança. O consumidor tem cada vez mais informações sobre as marcas e produtos, e as redes estão se especializando em atingir este público através de lojas virtuais, divulgando suas promoções através das novas mídias de comunicação.

A empresa passa a ser constituída por uma rede de informações, interligando seus profissionais, suas filiais, seus clientes e seus fornecedores. A eliminação da necessidade de contato físico entre produtores e compradores no processo de comercialização, extinguirá os intermediários, permitindo o relacionamento direto entre empresa e clientes.

Estas tendências, que tem por base uma mudança no comportamento do indivíduo, e usa a tecnologia como meio de propagar as informações e socializar o conhecimento, trazem para o mundo empresarial um desafio a ser superado: o de repensar sua estratégia e flexibilizar o modelo organizacional para se adaptar “aos novos tempos”.

. Por: Edison Cunha, diretor de Operações da Trevisan Consultoria.

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