Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2009 - 11:36

Programa de relacionamento da Merial reúne 400 pecuaristas e 5 milhões de cabeças de gado

Iniciativa inédita no setor veterinário, o Programa SOMA da Merial Saúde Animal visa agregar valor e garantir lucratividade assegurada a seus clientes, reunindo hoje em torno de 400 pecuaristas que juntos somam mais de 5 milhões de bovinos em 1200 fazendas, e realiza mais de 2 mil treinamentos de mão de obras, por ano.

Idealizado como ferramenta de relacionamento, o SOMA envolve um plano de negócios anual sob medida para pecuaristas, onde estão previstos todos os compromissos e atividades a serem realizadas como: visitas de assistência técnica do veterinário Merial (número de visitas de acordo com as necessidades dos clientes); um programa sanitário personalizado e estratégico (Personal Vet), desenvolvido para prevenir e controlar com segurança os problemas sanitários dos animais das fazendas; além de auxiliar o produtor a atender às exigências do GlobalGAP (certificação exigida pelos importadores de produtos agropecuários da União Européia). Além disso, a Merial assume o compromisso pelo aprimoramento da mão de obra das fazendas, com treinamentos teóricos e práticos para peões e capatazes versando sobre os diferentes temas, como bem estar animal e aplicação de medicamentos, por exemplo. Em 2008, os veterinários da Merial treinaram mais de 7.000 peões e capatazes em fazendas espalhadas pelo Brasil. Entre outros benefícios que o Programa SOMA oferece, estão os exames laboratoriais; simpósios de pecuária, cursos e reuniões técnicas, e materiais informativos para os gestores e técnicos das empresas.

Quando um pecuarista adere ao Programa SOMA, um profissional da Merial tem a responsabilidade de acompanhá-lo e realizar uma avaliação geral da propriedade, especialmente dos índices zootécnicos como ganho de peso, taxa de prenhez, idade de abate, lotação e mortalidade. Em seguida, a Merial formata o programa sanitário com base nas características da propriedade.

Inicia-se o treinamento de peões e capatazes que são ensinados a aplicar, manusear e armazenar corretamente produtos veterinários, além de manejar o gado dentro dos princípios da lida racional e do bem-estar animal e outras necessidades. Todo conteúdo do treinamento e também a gestão da fazenda precisam seguir processos que estão de acordo com as exigências do protocolo GlobalGAP.

Ano a ano os progressos dos índices zootécnicos são monitorados para o cliente verificar a evolução da fazenda e dimensionar os benefícios gerados pelo programa. Pesquisa encomendada pela empresa à Scot Consultoria, realizada em mais de 350 fazendas de todo o País com diferentes condições de criação, constatou que o investimento em saúde animal corresponde entre 2% e 4% dos custos totais de operação fazenda, mas têm grandes impactos na lucratividade. Ainda segundo a mesma pesquisa, a implantação racional de um programa sanitário eleva 17,9%, em média, a rentabilidade das fazendas.

Parceria de Sucesso - A Merial é a empresa de saúde animal parceira do Bertin no programa de cadeia produtiva e sustentável GP$, que tem por objetivo fomentar a produção pecuária orientada, de forma que a atividade seja direcionada de acordo com a demanda dos diferentes mercados.

A partir da parceria, a Merial Saúde Animal irá compartilhar seu conhecimento em iniciativas de relacionamento com os clientes, - envolvendo a oferta de serviços, produtos, treinamentos e tecnologia, cujo conceito vai de encontro ao objetivo do programa desenvolvido pelo Bertin.

“A experiência adquirida com o Programa SOMA, que hoje reúne em torno de 400 pecuaristas que juntos somam mais de 5 milhões de bovinos, será utilizada para aperfeiçoar o relacionamento entre os diferentes elos da cadeia produtiva da carne envolvidos no GP$”, afirma Adilson Moura, gerente de relacionamento da Merial. “Esta aliança nos permitirá ampliar a divulgação da importância de um programa sanitário personalizado e estratégico capaz de prevenir e controlar de forma segura os problemas sanitários dos bovinos das fazendas parceiras do GP$. Além do Personal Vet, a Merial tem sustentado o relacionamento por mais de 7 anos com os Pecuaristas SOMA devido ao programa de treinamentos para peões e capatazes, envolvendo diferentes temas de aplicação prática como manejo de bem-estar animal e a aplicação correta dos medicamentos, requisitos fundamentais para alcançar a padronização dos processos pecuários, atestando segurança e qualidade à produção de carne”.[ Telefone 0800 888 8484 ou pelo site www.merial.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira