Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2009 - 09:32

Estudo da IBM prevê mudanças de postura nas organizações financeiras

Especialização, transparência e menor margem de retorno determinarão o futuro do setor.

São Paulo– A IBM divulga o estudo “Em Direção à Transparência e Sustentabilidade: Construindo a Nova Ordem Financeira” e revela que 90% das autoridades do governo e dos executivos do setor de finanças das Américas, Europa e Ásia acreditam que as margens de retorno do passado ficaram para trás. Realizado pelo IBV - Institute for Business Value da IBM - a pesquisa destaca que essa indústria se reestrutura radicalmente e que as instituições financeiras, gestores de fundos e outras empresas do segmento precisam se adaptar ao novo cenário de margens menores, e se especializar em serviços valorizados pelos clientes em contraposição a portfólios de ofertas desenvolvidos internamente.

A análise contou com 2.754 participantes dos mercados de capitais, incluindo 1.076 investidores individuais e 1.678 executivos e autoridades do setor público, sendo 45 CEOs da América Latina, para determinar como as empresas do mercado financeiro devem se preparar para o futuro. O relatório aponta que os entrevistados enxergam a importância de eliminar a complexidade e o excesso das atividades, a fim de migrar para um mercado mais transparente e sustentável. Eles também destacaram a necessidade de uma regulamentação eficaz para evitar os erros do passado. No entanto, cerca de 70% desses executivos temem que se essa reestruturação não for conduzida de forma eficaz, poderá prejudicar o processo de inovação.

A pesquisa também mostra que as empresas do mercado financeiro e seus clientes não têm os mesmos valores. Mais de 60% dos clientes acreditam que seu fornecedor de serviços financeiros não está atendendo aos seus interesses e necessidades. Além disso, 80% das empresas financeiras se avaliaram como moderadas a fracas no cumprimento de suas promessas de foco no cliente, agilidade e estabilidade.

Com relação ao novo cenário financeiro mundial, os executivos apontaram as principais exigências para a transformação do segmento: maior transparência, necessidade de abordar capital e liquidez e alinhamento entre os incentivos das empresas e os objetivos dos governos e consumidores individuais.

O novo estudo da IBM prevê uma consolidação significativa nos setores que operavam com capacidade excessiva, como atividade bancária de investimento, gerenciamento de ativos e de riquezas. A análise aponta ainda três áreas específicas de especialização com chances de emergir diante da nova condição econômica: . Transacionadores Beta: agrupará a maioria das empresas financeiras que se concentrarão em serviços utilitários (comércio, gerenciamento de ativos etc);

. Conselheiros: um número menor de organizações se concentrará em aconselhar empresas sobre temas como gerenciamento de riquezas, fusões e aquisições;

. Buscadores Alfa: poucas empresas de capital privado, fundos de hedge e casas de investimento concentrarão sua geração de alto retorno a partir de investimentos de alto risco.

Segundo Rafael Dan Schur, gerente do Centro de Soluções para a Indústria Financeira da IBM na América Latina, essas três tendências estão acionando uma onda de reestruturação em uma escala jamais vista, reduzindo as margens de lucro e forçando todas as companhias a reconsiderar suas propostas de valor e seus modelos centrais de negócios. “A nova indústria não só deixará de ter alguns dos grandes nomes do passado, como também perderá muitas de suas antigas características, como assumir riscos excessivos, falta de transparência e obtenção de altíssimos retornos explorando nichos de mercado com baixa regulamentação", completa.

Embora o crescimento econômico deva ser lento até 2012, ele dependerá da capacidade das empresas de prosperar em um ambiente cada vez mais competitivo. Por exemplo, fundos de hedge (e, consequentemente, seus principais fornecedores de serviços de corretagem) estarão sob forte pressão. Já os negócios de investimentos passivos e fornecedores de infraestrutura, tais como os responsáveis por custódias e compensação e as bolsas de mercadorias e valores crescerão com o resultado da maior transparência e implantação de processos de mitigação de riscos. | www.ibm.com/gbs/newfinancialorder || IBM: http://www.ibm.com/br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira