Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2009 - 10:12

Cientista belga recebe reconhecimento brasileiro com II Prêmio PG de Medicina Internacional

O prêmio de R$ 50 mil será entregue ao pesquisador belga Peter Carmeliet

Durante o VIII Simpósio Brasileiro de ELA/DNM da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Abrela), o Instituto Paulo Gontijo (IPG) promoverá, no dia 19 de junho, na Câmara Municipal de São Paulo, o coquetel e cerimônia de entrega do II Prêmio PG de Medicina Internacional. É a segunda vez que o Instituto concede um prêmio na área de medicina. O objetivo da premiação, que acontece bienalmente, é incentivar e reconhecer os avanços das pesquisas e aspectos clínicos em relação à Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Participaram pesquisadores do Brasil e do exterior.

O prêmio de melhor pesquisa em ELA na edição de 2009, cujo valor é de R$ 50 mil, será entregue ao pesquisador belga Peter Carmeliet – professor do Departamento de Medicina Molecular e Celular da Universidade de Leuven (Katholieke Universiteit Leuven). No dia 20 de junho, durante o Simpósio de ELA, o pesquisador dará uma palestra sobre o assunto de sua pesquisa.

Nessa segunda edição do Prêmio PG, o que chamou a atenção foi o número de interessados em pesquisas de ELA. Em relação à primeira edição, houve um aumento de 400% no número de inscritos. “Ficamos muito satisfeitos com este resultado, o que mostra que estamos no caminho de incentivar as pesquisas de ELA”, observa a vice-presidente do IPG, Marcela Gontijo.

Em 2007, o prêmio foi dado à bióloga Agnes Nishimura, que estuda e trabalha com pesquisas de célula-tronco embrionária. Em seu estudo, ela identificou o gene VAPB no cromossomo 20 como o responsável pela doença degenerativa. A mutação nesse gene provoca a morte de neurônios motores e a conseqüente degeneração muscular. A ELA 8 é apenas uma das formas da doença provocada por esse gene.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira