Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2009 - 10:15

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministro Juca Ferreira participam de homenagem a Renée e Apolônio de Carvalho

No Ano da França no Brasil, a Maison de France promove homenagem ao casal que lutou na Resistência francesa.

Altas autoridades brasileiras e francesas, entre elas o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e os presidentes dos Comissariados francês e brasileiro do Ano da França no Brasil, Yves Saint-Geours e Danilo Santos de Miranda, participam nesta segunda-feira (22/06) da homenagem a Renée e Apolônio de Carvalho, casal que teve grande atuação na Resistência francesa contra os países do Eixo durante a Segunda Guerra Mundial.

Também estarão presentes os ministros Paulo Vannucchi, secretário especial de Direitos Humanos, Luiz Dulci, secretário-geral da Presidência, e Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, assim como o Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro, Hugues Goisbault. O ato será realizado na Maison de France, no Rio de Janeiro, às 19h30.

No evento, será exibido o longa metragem "Vale a pena sonhar" de Stela Grisotti e Rudi Böhm, que narra a trajetória de Apolônio de Carvalho. O ato é organizado pelo Consulado da França no Rio, pela diretora Stela Grisotti e a historiadora Nelie Sá.

Um símbolo da luta do povo brasileiro, Apolônio de Carvalho se engajou no combate a favor dos ideais socialistas e contra os regimes de opressão. Ele cursou escola militar e tornou-se oficial, mas queria mudar a sociedade brasileira e ajudou a fundar a Aliança Nacional Libertadora em 1935. Foi preso pelo governo de Getúlio Vargas, teve sua patente militar destituída e foi expulso do Exército.

Em 1937 foi orientado pelo PCB (Partido Comunista Brasileiro), partido no qual militou, para ir à Espanha combater nas Brigadas Internacionais, ao lado das forças Republicanas contra os fascistas liderados pelo general Francisco Franco durante a Guerra Civil Espanhola. Em 1939, deixou a Espanha junto com as Brigadas e foi para a França, onde viveu em campos de refugiados, antes de ingressar na Resistência. Foi quando conheceu sua esposa, a francesa Renée Laugery. Por sua coragem, foi considerado um herói na França, onde foi condecorado com a Legião da Honra.

Apolônio de Carvalho voltou com sua família ao Brasil em 1946, onde passou a viver na clandestinidade e militar no PCBR, (Partido Comunista Brasileiro Revolucionário) até a ditadura militar, quando foi preso e torturado. Em um grupo de 39 presos políticos, foi para Argel em 1970 em troca a um embaixador alemão seqüestrado por um comando revolucionário no Rio de Janeiro. Viveu no exílio em Paris até 1979, quando retornou ao País com a Lei da Anistia. De volta ao País, foi um dos fundadores do PT (Partido dos Trabalhadores), onde militou até sua morte, em 2005.

Homenagem a Renée e Apolônio da Carvalho, no dia 22 de junho, às 19h30, no Teatro da Maison de France - Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, Avenida Presidente Antônio Carlos, 58, Centro do Rio de Janeiro (RJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira