Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2009 - 10:52

ASF e Simone Nunes apresentam o efeito Skin no São Paulo Fashion Week

Coleção primavera-verão 2009/2010 de Simone Nunes terá o efeito Skin da BASF .

O efeito Skin é resultado da nova proposta conceitual da BASF, o Chemistry Design, e é uma aplicação inovadora do EcobrasTM, plástico biodegradável, compostável e de fonte renovável, em tecido

Simone Nunes, conceituada estilista brasileira, irá desfilar na passarela do São Paulo Fashion Week o efeito Skin, que faz parte do book de tendências da unidade têxtil da BASF e é um dos resultados do conceito Chemistry Design. O desfile acontece no dia 19 de junho, às 15h30, na Bienal do Parque Ibirapuera.

A BASF traz para a passarela do São Paulo Fashion Week (SPFW) o conceito Chemistry Design, uma nova proposta de criação que conecta a tecnologia e a moda por meio da química. “O Chemistry Design é o que chamamos de design de superfície, que é a transformação da superfície dos materiais por meio de técnicas diversas, que podem ser processos físicos, químicos ou a soma dos dois”, afirma David Baecker, Gerente da Unidade Têxtil para as Américas.

O efeito Skin possibilita um aspecto de pele de animal, uma vez que consiste na aplicação de um plástico no tecido. O produto aplicado é o EcobrasTM, plástico biodegradável, compostável e de fonte renovável que, dentre suas diversas aplicações, pode ser utilizado também na moda. O EcobrasTM faz parte da família de plásticos biodegradáveis da BASF e sua diferenciação dos demais se dá por sua matéria-prima renovável, o amido de milho.

Os plásticos biodegradáveis da BASF - A linha de biodegradáveis da BASF é formada por três plásticos: Ecoflex®, Ecovio® e Ecobras™. Todos apresentam biodegradabilidade e compostabilidade quando dispostos em ambientes próprios para a compostagem.

O Ecoflex®, plástico desenvolvido na Alemanha, não deixa nenhuma substância tóxica no solo ao se decompor, o que torna o produto biocompatível e completamente compostável.

Já o Ecobras™, desenvolvido no Brasil em parceria com a filial brasileira da Corn Products International, além das características acima destacadas, traz em sua composição matéria-prima de fonte renovável. O plástico é uma blenda de Ecoflex® com amido de milho e durante a decomposição comporta-se como um composto orgânico normal.

O produto foi eleito uma das dez maiores inovações brasileiras da última década, de acordo com a pesquisa “O Brasil que inova”, realizada pela Revista Exame e pela consultoria Monitor, publicada no mês de março de 2008.

O Ecovio® é uma resina com base renovável, o PLA (Ácido Polilático), que é derivado do milho. “O Ecovio® contribui para o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia de plásticos ao balancear o tempo de produção do plástico ao seu consumo e decomposição”, afirma Letícia Mendonça, gerente de especialidades plásticas da BASF.

Versáteis, podem ser aplicados em embalagens injetadas, filmes para a produção de tubetes, sacolas plásticas, embalagens para cosméticos, embalagens alimentícias, além de outras alternativas.

Certificações - Os três plásticos são certificados por uma importante entidade mundial com o selo “Compostable Logo” (selo de compostabilidade), conferido aos produtos que atendem aos requisitos da norma norte-americana ASTM D6400 e do BPI (Instituto de Produtos Biodegradáveis dos Estados Unidos). O Ecoflex®, por sua vez, além do selo de compostabilidade, atende aos requisitos das normas EN 13432, ASTM D6400 e é certificado como produto totalmente compostável pelo GreenPla (do Japão) e European BioPlastics.

Entenda melhor o que é biodegradabilidade, compostabilidade e fonte renovável - Biodegradável, de acordo com a norma ASTM D6400 de biodegradabilidade, é todo material cujo conteúdo orgânico se transforma em húmus, água e gás carbônico em até 180 dias (tempo padrão para filmes de 120 micras de espessura em ambiente compostável. Quantidade de húmus máxima deve ser de 10% do conteúdo orgânico).

Compostável é o material que se biodegradou e gerou húmus com ausência de metais pesados e substâncias nocivas ao meio ambiente. Os Institutos certificadores fazem testes no húmus gerado e também ensaios de crescimento de plantas.

Fonte renovável é a referência da matéria-prima cujo carbono tem origem em fontes que se renovam em ciclos de curta duração - equivalente ao tempo de cultivo (ex. milho).

Simone Nunes - O trabalho de construção característico de Simone Nunes origina-se na formação em Desenho Industrial na Unesp e especialização em moda no Instituto Europeu de Design, em Milão. Ali teve contato com os instrumentos que, tempos depois, a levariam ao estudo de moda, na FAAP. Depois de um trabalho intenso com o estilista André Lima, Simone integrou a equipe da tecelagem Santaconstancia, onde desenvolveu um trabalho de pesquisa de tendências e criação durante dois anos.

Segurança e irreverência são traços marcantes desta estilista, que criou sua marca homônima em 2002, e trouxe para o mundo da moda uma ironia sutil, que a acompanha em todas as suas coleções. Universos díspares e inusitados são visitados por Simone, que passeia por referências que vão de Nelson Rodrigues às suicidas de Sofia Copolla, passando pelo olhar de Antoni Gaudí e até pelas galinhas de sua avó Marina. Com atitude e coragem de sobra, em 2004 e integrou o calendário do Amni Hot Spot.

Com a vinda do Istituto Europeo di Design para o Brasil em 2005, Simone passa a integrar o corpo docente da escola de Moda, e no semestre seguinte é convidada a fazer parte da coordenação do curso de Moda - Lab no Brasil. No ano de 2006, entra para o time da Abest - Associação Brasileira dos Estilistas - fato que inicia uma segunda etapa da marca: de potencializar as exportações, e se solidificar no mercado brasileiro efetivamente. Atualmente faz parte do calendário oficial de moda brasileira na São Paulo Fashion Week.

Hoje, já na sexta edição de sua marca na São Paulo Fashion Week, Simone Nunes é vice-presidente dos novos talentos da Abest, e comanda uma equipe formada por ela, de costureiras e bordadeiras em seu atelier em São Paulo, onde tem planos de abrir sua loja própria.

Perfil: A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura e química fina até petróleo e gás natural. Como uma parceira confiável, a BASF ajuda seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF conta com aproximadamente 97.000 colaboradores e contabilizou suas vendas em mais de 62 bilhões de euros em 2008. As ações da BASF são atualmente negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com.

- As vendas na América do Sul totalizaram aproximadamente €2.99 bilhões de euros em 2008 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás).

-Na América do Sul, a BASF contava com mais de 5.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2008.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira