Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/04/2007 - 08:04

Empresa brasileira apresenta radar com tecnologia única para apoiar a defesa na vigilância de fronteiras e no combate ao narcotráfico

Por trabalhar em duas freqüencias, o radar penetra em regiões de densas florestas , praticamente intransponíveis, e permite a operação de dia ou noite e também sob chuva. Uma tecnologia pioneira no mundo, desenvolvida por brasileiros, a serviço da Defesa

A OrbiSat da Amazônia S/A, empresa de capital 100% nacional especializada em mapeamento por radar, apresenta na Laad 2007, maior feira voltada às Forças Armadas e às indústrias de defesa da América Latina, a tecnologia InSAR (Radar Interferométrico de Abertura Sintética). O evento, que ocorre do dia 17 a 20 de abril no RioCentro, Rio de Janeiro, reúne em uma única exposição as novidades do setor tecnológico de defesa para as três forças (Marinha, Exército e Aeronáutica).

Por utilizar duas freqüências de mapeamento simultâneas (Bandas X e P), o radar tem aplicação específica para áreas de densa floresta, permitindo a visão precisa do terreno. Essa tecnologia pode ser utilizada em serviços de inteligência na esfera militar -- como por exemplo, na busca de bases clandestinas utilizadas para o refino da cocaína no meio das florestas, na concentração de tropas (não identificadas ) com equipamentos e carros em regiões de fronteiras, entre outros casos.

O Sistema aerotransportado SAR/InSAR desenvolvido pela OrbiSat, denominado OrbiSAR-1, é pioneiro no mundo e o mais avançado radar para uso civil e militar. A tecnologia InSAR permite que diversos produtos de informação geográfica sejam gerados de forma ágil e precisa, de modo a atender demandas financeiras e tecnológicas sob medida segundo a necessidade de cada cliente.

Entre os diferenciais estão: o mapeamento de regiões normalmente cobertas por nuvens e a oportunidade de imagear áreas tanto durante o dia como à noite e ainda com ocorrência de chuva. Isso é possível uma vez que a aquisição dos dados é independente das condições atmosféricas e da luz do dia, permitindo um curto prazo de entrega dos resultados, o que é fundamental no caso de serviços urgentes e de emergência. Oferece ainda a geração de imagens orto-retificadas, modelos de terreno e outros produtos derivados.

Outras aplicações - O radar também fornece tanto a medida da altura da copa de árvores como a do solo sob a vegetação (topografia real do terreno). A solução permite ainda a realização do trabalho em grandes áreas em um intervalo reduzido de tempo e por meio de um número reduzido de pontos de controle em campo o que facilita a operação em regiões de difícil acesso.

Dessa forma, a tecnologia InSAR oferece uma única solução "one-stop-shop" na aquisição dos dados, satisfazendo as necessidades e exigências de muitas aplicações críticas da comunidade de sensoriamento remoto. Como exemplo prático, o sistema pode mapear 250 mil quilômetros quadrados em apenas dois meses e a entrega de 500 cartas na escala 1:50.000 em menos de um ano.

Vários produtos de valor agregado são gerados a partir dos dados coletados pelos radares da OrbiSat, entre eles: informação da distribuição da biomassa e do tipo de cobertura de solo; mapeamento sob vegetação florestal, escoamento hidrológico; produção de mapas da rede hidrológica, de rede de transporte e uso de terra e cadastramento urbano e rural, para fins de arrecadação de impostos.

Perfil - A Orbisat da Amazônia SA é uma empresa de base tecnológica de capital 100% brasileiro, especializada em sensoriamento remoto, radares de vigilância aérea e terrestre e produtos eletrônicos. Fundada em 1984, tem como missão fornecer soluções de mapeamento para o setor privado e agências governamentais de todo o mundo.

A empresa é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia InSAR (Radar Interferométrico de Abertura Sintética), pioneira no mundo e que proporciona o mapeamento topográfico de maneira rápida e precisa. Na área de vigilância aérea e terrestre, lançou recentemente o Radar de Vigilância Saber X-M60, que integra o sistema de defesa antiaérea de baixa altitude. A Orbisat da Amazônia possui unidades em São José dos Campos, Campinas e Manaus.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira