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11/04/2007 - 08:04

Atech leva sua inovação para LAAD 2007

Simuladores de vôos, radares meteorológicos e soluções de monitoramento aéreo de baixo custo são apenas algumas das novidades da brasileira

Organização 100% nacional, a Atech Tecnologias Críticas é especializada no desenvolvimento de softwares e na integração de sistemas para segurança de diversas áreas do País. Sempre alinhada às necessidades da Defesa Nacional, que reúne as três Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), a Atech levará para a LAAD 2007 - maior feira voltada às Forças Armadas e às indústrias de defesa da América Latina - as mais avançadas soluções para o planejamento e a coordenação de ações militares que, integradas e utilizando ferramentas inovadoras, formam um dos mais completos sistemas de informações militares do mercado.

O evento, que ocorre do dia 17 a 20 de abril no Riocentro, Rio de Janeiro, reúne em uma única exposição as novidades do setor tecnológico de defesa para a Marinha, Exército e Aeronáutica.

Com dez anos de experiência no desenvolvimento de sistemas inteligentes e a prova de falhas, a Atech apresentará o simulador de operações aéreas militares (SOPM), atualmente utilizado pela FAB para formação e treinamento dos controladores de defesa aérea. Quando acoplado ao aplicativo ASDS, pode gerar cenários de operações aéreas, envolvendo circulação aérea geral e circulação operacional militar. O sistema provê recursos de treinamento para os controladores de defesa aérea e é capaz de emular ambientes para treinamento e simulação de exercícios táticos.

Outro importante produto apresentado pela empresa será o Aquila – sistema de monitoramento aéreo desenvolvido para a prestação de serviços de monitoramento a gasotudos, oleodutos, rodovias, ferrovias, sistemas de transmissão de energia elétrica, monitoramento ambiental, segurança localizada (portuária, por exemplo), entre outros.

O Aquila consiste em um sistema de sensores integrados pela Atech, que é embarcado em aeronaves SuperXimango produzidas pela Aeromot. Com essa tecnologia é possível detectar, por exemplo, vazamentos de combustíveis e estado de conservação das linhas de transmissão, além de reduzir o custo operacional em relação a serviços semelhantes, ampliar a área de cobertura devido à maior autonomia de vôo, com transmissão e processamento de dados em tempo real e qualidade superior.

Na área de energia, por exemplo, será possível adquirir imagens de todo o corredor das linhas de transmissão em um espaço de tempo cinco vezes menor do que os levantamentos feitos por helicóptero. O Aquila permite também que o piloto se comunique com técnicos que ficam em solo ou no escritório das companhias soluções para os problemas detectados durante a inspeção, agilizando a tomada de decisão.

Ainda na área da defesa, o público também vai conhecer com mais detalhes as funcionalidades do ASDS – sistema de defesa aérea e circulação operacional militar, que constitui a base da solução para necessidades técnicas e operacionais de centros de gerenciamento e controle tático e estratégico de operações militares da defesa aérea. O ASDS é desenvolvido em módulos que permitem funções como visualização, tratamento de missões de defesa aérea, gravação e revisualização de cenários e informações, supervisão técnica e operacional e simulador de operações aéreas militares. O sistema permite o tratamento integrado de dados provenientes de radares fixos, transportáveis ou aeroembarcados.

Suas interfaces para conexão com aeronaves de controle e alarme aéreo antecipado permitem o processamento de alvos gerados pelos radares embarcados, bem como a fusão e visualização dessas informações nos centros fixos e móveis de defesa aérea.

De olho no tempo - A Atech também apresentará na LAAD a linha de radares da Atmos, empresa resultante do programa de incubação da organização. Seu radar metereológico Doppler, desenvolvido com tecnologia 100% nacional, tem alcance de 400 quilômetros. Esse tipo de equipamento é usado atualmente em todo mundo, com eficiência comprovada, nas áreas de meteorologia, agricultura, Defesa Civil e tráfego aéreo. Rastrear uma tempestade é um dos mais de 20 produtos que o primeiro Doppler brasileiro tem condições de fornecer ao usuário.

A primeira unidade do radar Doppler da Atmos está instalada na área rural de Mogi das Cruzes, a 40 quilômetros da São Paulo.O equipamento de última geração identifica, em tempo real, as condições meteorológicas da porção leste e sul do Estado de São Paulo, sul do Estado do Rio de Janeiro, parte do Sul do Estado de Minas Gerais e parte do Estado do Paraná, incluindo o litoral paranaense.

O Brasil possui 24 radares Doppler e a maior parte deles - 10 radares - está no Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia); outros 6 no Estado de São Paulo. Os Estados Unidos possuem cerca de 300 radares deste modelo, sendo que quase a metade encontra-se a serviço da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (Noaa). Muitas das ferramentas integrantes do Sistema Integrado de Defesa desenvolvido pela Atech estão hoje em operação em setores críticos da economia, consolidando um benchmark de valor para as Forças Armadas.

Histórico - Desenvolvidos com tecnologia 100% brasileira, os sistemas Atech reúnem ferramentas estratégicas imprescindíveis para as três forças (Marinha, Exército e Aeronáutica) gerenciarem a Defesa do País. A Atech Tecnologias Críticas é uma organização nacional criada em 1997 para integrar e viabilizar o mais importante sistema de monitoramento territorial e de meio ambiente do mundo: o SIVAM (Sisitema de Vigilância da Amazônia) , instalado na Amazônia Legal, responsável pelo monitoramento de 60% do território brasileiro.

Em 2005, a Atech recebeu o Prêmio Destaque de Comércio Exterior 2005, na categoria "Exportador de Serviços" (no caso, exportação de conhecimento como provedora de soluções em tecnologia), concedido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).

Além de clientes no setor público, a Atech também se destaca no desenvolvimento de soluções para o mercado privado, como por exemplo, o sistema Ares de logística, cujo objetivo é aumentar a produtividade, otimizar o uso de recursos e diminuir custos em todos os passos e segmentos que envolvem o transporte de cargas. A Atech tem sede em São Paulo, além da subsidiária AmazonTech, na Flórida (EUA).

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