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20/06/2009 - 11:36

Nestlé leva modelo de venda porta-a-porta à região Nordeste

Microdistribuidor exclusivo começa a trabalhar no bairro Ipsep e redondezas, em Recife, com revendedoras que residem na região .

Recife– A Nestlé Brasil inaugura seu primeiro microdistribuidor no Estado de Pernambuco, o San Lucas Comércio Varejista de Alimentos Ltda., que trabalhará com o modelo de venda porta-a-porta no bairro Ipsep e redondezas, em Recife. A expectativa da empresa é a de estabelecer pelo menos outros 14 microdistribuidores somente em Pernambuco, no prazo de um ano, com a participação de 750 mulheres que residem em bairros periféricos.

Plataforma estratégica para o crescimento do Grupo Nestlé, o desenvolvimento de negócios voltados aos consumidores de baixa renda – estimado em mais de 2,8 bilhões de pessoas no mundo com rendimentos inferiores a US$ 10,00/dia – vem crescendo com foco na criação de produtos com alta qualidade nutricional e preços acessíveis. No Brasil, a área obteve crescimento de 15% em 2008 com mais de R$ 1 bilhão em vendas.

Sob a marca Nestlé Até Você, o sistema de venda porta-a-porta já está presente nas regiões Sudeste e Sul, com mais de 140 microdistribuidores e a participação de 6 mil mulheres das próprias comunidades atendidas. Iniciado em 2006 na cidade de São Paulo, o modelo prevê microdistribuidores em bairros periféricos que recrutam mulheres das próprias comunidades para trabalhar com a venda de produtos Nestlé. Com a atividade, as mulheres obtêm renda complementar ao orçamento familiar, tornando-se, em alguns casos, a principal fonte de recursos para a família. A Nestlé se encarrega de orientar e treinar as vendedoras – inclusive com conceitos de Nutrição e Saúde –, abastecer os microdistribuidores, preparar programas de incentivo e de fidelização, catálogos de venda e outras atividades de suporte.

Para toda a Região Nordeste, a Nestlé estima captar cerca 80 microdistribuidores e perto de 4 mil revendedoras até meados de 2010. “Com esse programa, também destacamos nossa estratégia de negócios que busca Criar Valor Compartilhado. Acreditamos que o sucesso em longo prazo, com crescimento sustentável, acontece se agregarmos valor à sociedade”, afirma Alexandre Costa, diretor de Regionalização da Nestlé.

A Nestlé Brasil vem atuando fortemente para estreitar seu relacionamento com os consumidores emergentes. Iniciativas da empresa têm por objetivo oferecer soluções acessíveis de Nutrição e Saúde, aumentar as oportunidades de negócios para a Nestlé junto às comunidades que compõem a base da pirâmide econômica e, paralelamente, proporcionar renda incremental e inclusão social, principalmente por meio de empregos, a essa população.

Um dos pilares do modelo de negócios é o desenvolvimento de produtos com características específicas que buscam suprir carências nutricionais da população. Com a marca Ideal, o produto lácteo vendido especialmente na região Nordeste é enriquecido de Ferro, Cálcio e Vitaminas A, C e D. No mesmo conceito, o Cereal Ideal, lançado neste ano, é produzido à base de milho e soja, Vitamina A, Ferro e Cálcio. Os dois produtos são oferecidos em embalagens sachês o que reduz significativamente o preço final ao consumidor. Também com foco no valor de desembolso, a Nestlé Brasil tem lançado produtos tradicionais em embalagens menores, de custo mais baixo, tais como biscoitos Bono e Passatempo, Caixa de Especialidades, saches de Farinha Láctea, Mucilon, Nescau, Ninho, entre outras marcas reconhecidas.

Novo microdistribuidor – Com experiência de quase 20 anos em comércio, o casal Francisco Alves, 45 anos, e Fernanda Maria Oliveira, 30, proprietários do microdistribuidor San Lucas, está otimista com a possibilidade de gerar empregos no Ipsep e bairros vizinhos. “Queremos ter pelo menos 100 mulheres como revendedoras dos produtos Nestlé aqui na região. O potencial é grande e as interessadas já têm nos procurado. O reconhecimento da marca e a associação a produtos de qualidade vão impulsionar o nosso negócio”, afirma Alves.

Magali Ferreira Rodrigues, 45 anos, já é uma das revendedoras do San Lucas. Conhecimento é que o não lhe falta – ela trabalha há 21 anos com venda porta-a-porta e a renda obtida com o seu serviço ajudou a formar seus quatro filhos em Recife. Agora, é ela quem está fazendo cursinho para prestar vestibular no fim do ano. “Não sei ainda se escolherei Direito ou algum curso na área de Recursos Humanos. Vou cursar a faculdade mais por uma vaidade porque adoro trabalhar com vendas nas ruas, falando com as pessoas e circulando pela cidade”, afirma. E ela dá a receita às novas revendedoras para fidelizar clientes: “em primeiro lugar, você tem de gostar muito do que faz; depois, trabalhar com sinceridade. O cliente tem de acreditar em você para que a relação seja de longo prazo”.

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