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11/04/2007 - 08:13

Empresas Randon apresentam projeto de construção do Campo de Provas


As Empresas Randon apresentaram na Automec 2007, em São Paulo, nesta terça-feira (10/04), durante entrevista coletiva à imprensa, o seu projeto de construção do Campo de Provas, no município de Farroupilha (RS). O empreendimento ocupará uma área de 87 hectares e o investimento total estimado será da ordem de R$ 18 milhões. As obras começaram em abril e a estimativa é de que o Campo de Provas esteja concluído entre 12 e 18 meses.

Localizado a 4 quilômetros da sede da Fras-le, em Caxias do Sul, uma das integrantes das Empresas Randon - o Campo de Provas será constituído de uma série de pistas, dentre as quais estão as de alta velocidade, interna braking, slalon e pistas especiais, como chuckholes, body twist, pedras de rio, costeletas, paralelepípedos, com rampas de 5-12-18-20% e a off-road.

O trajeto totaliza uma extensão de 15 quilômetros que servirá para testar veículos e autopeças, como os materiais de fricção aplicados em variada gama de veículos tais como caminhões, reboques, e semi-reboques, além de caminhões especiais que utilizarão as pistas especiais em concreto e/ou a pista de off-road. “A iniciativa nos garante um enorme salto de competitividade”, afirma o diretor corporativo das Empresas Randon, Erino Tonon, referindo-se, entre outros benefícios, à absoluta confiabilidade dos testes que passam a ser realizados de maneira padronizada e em condições reais de uso dos veículos.

A princípio, o empreendimento atenderá às necessidades das Empresas Randon (Fras-le, Master, JOST, Suspensys, Implementos e Veículos), que serão umas das primeiras no Brasil a terem seu próprio espaço para testes. Depois de ter passado pelo levantamento planoaltimétrico e de cobertura vegetal, o projeto de construção do Campo de Provas passará por várias etapas a começar pela terraplanagem, pavimentação de asfalto, instalação das pistas (de concreto e off- road), construção do pavilhão de apoio, instalação de ferramental, montagem de laboratórios de ensaio e de simulação e, ainda, veículos de teste.

Com o Campo de Provas, as Empresas Randon agregam maior competitividade aos seus produtos e garantem ainda maior segurança aos clientes que terão as pastilhas e lonas de freio da Fras-le, os sistemas de freios da Master, os sistemas de acoplamento da JOST e os sistemas de suspensões mecânicas e pneumáticas da Suspensys, além dos veículos especiais, da Randon Veículos e dos implementos da Randon S.A testados exaustivamente na pista e com equipamentos precisos a qualquer tempo durante as 24 horas do dia. As pistas especiais permitirão testar a durabilidade dos veículos e implementos e seus componentes simulando as condições reais de estradas e cargas. “O empreendimento resultará, sem dúvida, em autopeças, implementos e veículos fora-de-estrada desenvolvidos e testados dentro das condições tecnológicas experimentais mais atualizadas”, observa Tonon, lembrando que as Empresas Randon têm se consolidado como inovadoras tendo a mais avançada tecnologia como parceira permanente em suas áreas de engenharia. Trata-se de mais uma estrutura para o desenvolvimento de produtos Randon, que já conta com laboratórios de certificação e homologação, incluindo testes veiculares, dinamômetros, testes estruturais de bancada e, ainda, laboratórios físicos e químicos.

O diretor Erino Tonon acrescenta, ainda, que, diante desta estrutura tecnológica, mais este diferencial das Empresas Randon também traz como benefício ao mercado maior rapidez no desenvolvimento de novos produtos e ainda maior confiabilidade no produto das marcas Randon que ganham em padrão e, conseqüentemente, em desempenho e economia.

Benefícios gerais | • Confiabilidade dos testes | • Testes com mais segurança | • Testes padronizados | • Testes em pistas especiais que permitam avaliações reais | • Testes que atendam a legislação Brasileira e Internacional | • Testes acelerados de vida útil | • Maior rapidez no desenvolvimento e lançamento de novos produtos | • Maior confiabilidade no desenvolvimento de produtos | • Prestar serviços de testes a outras empresas (RS, SC,PR) do segmento Automotivo | • Diferencial competitivo | • Imagem;

Empresas Randon - As Empresas Randon são formadas pela holding Randon S.A. Implementos e Participações e mais oito empresas controladas que atuam nos segmentos de Implementos rodoviários (reboques/semi-reboques), ferroviários (vagões) e Veículos especiais, além de autopeças e sistemas automotivos e serviços.

A Randon é uma marca de referência global, possui parceiros estratégicos de classe mundial, situa-se entre as maiores empresas privadas brasileiras, possui liderança em todos os mercados em que atua, exporta para mais de 100 países.

As Empresas Randon, em conjunto, produzem um dos mais amplos “portfólios” de produtos correlacionados com o transporte de cargas, seja rodoviário, ferroviário, ou fora-de-estrada dentre as empresas congêneres no mundo e está posicionada entre as dez maiores no ranking mundial em praticamente todos os seus segmentos de atuação. Em 2006, as Empresas Randon registraram uma receita bruta de R$ 2,89 bilhões, exportaram US$ 206,9 milhões e fecharam o exercício com 7.556 funcionários.

Política agressiva da Fras-le garante recorde nas exportações - A Fras-le deverá manter e até ampliar a boa performance que vem registrando no mercado externo nos últimos cinco anos, podendo alcançar, em 2007, US$ 77 milhões com a exportação de pastilhas e lonas para freios e revestimentos de embreagem. Desse total, os mercados dos Estados Unidos, Argentina e Oriente Médio deverão ter importante participação. Em 2006, dos US$ 68 milhões exportados pela empresa, mais de 80% foram originados nestes três mercados. Somente o Irã registrou um crescimento médio anual de 125%, os Estados Unidos deverão contribuir com um aumento de 20% nos negócios, enquanto na Argentina, em franca recuperação econômica, a Fras-le registrou recorde no faturamento líquido, devendo repetir este desempenho no atual exercício.

Estados Unidos - A Fras-le colhe os frutos de uma acertada estratégia nos Estados Unidos a começar pelo contrato assinado em 1997 com a ArvinMeritor para distribuição de lonas comerciais para os Estados Unidos e Canadá. Em menos de 10 anos, as vendas para os EUA passaram de US$ 6,0 milhões para US$ 40 milhões em 2006. O crescimento, da ordem de 550% no período, se deve à homologação para fornecimento de pastilha original para a Chrysler, em 2005, e, mais recentemente, para pastilha de freio de outro veículo Chrysler e sapata com lona para um veículo Nissan montado nos Estados Unidos, em 2006.

O parque automotor americano é superior a 250 milhões de veículos, dos quais 100 milhões são veículos comerciais, usuários da principal linha de produtos da Fras-le. O fornecimento destas lonas representa, hoje, aproximadamente, 30% do mercado norte-americano de montadoras. A Fras-le também fornece seus produtos para outros segmentos do mercado norte-americano, como pastilhas para aviões e helicópteros, pastilhas para caminhões fora-de-estrada e materiais para aplicação industrial e militar, além do desenvolvimento de pastilhas para automóveis.

Argentina - A Fras-le também registrou recorde de faturamento na Argentina em 2006 com receita líquida de US$ 13,4 milhões, podendo superar os US$ 15 milhões neste ano. Para isso, as instalações foram otimizadas e passaram a focar as atividades como um centro de distribuição de produtos relacionados a freio, embreagem e sistemas automotivos para aplicação em semi-reboques, caminhões e ônibus.

Irã - A Fras-le vem registrando crescimento nas exportações para o Irã nos últimos nove anos, tendo contabilizado negócios da ordem de US$ 1,0 milhão em 2006. A empresa se estabeleceu na região, no final do ano de 2005, através da Randon Middle East, que passou a operar os negócios das empresas do grupo, respondendo também pela gestão comercial da Fras-le nos países do Oriente Médio, onde está presente com as marcas Fras-le e Lonaflex. O parque automotivo do Irã é da ordem de 9,0 milhões de veículos, maior, portanto, que o dos países da América do Sul, excetuando o Brasil. Também é expressiva a indústria montadora com atividade no país, que produz anualmente 1,0 milhão de veículos, superando em mais de duas vezes a produção da Argentina.

Além dos mercados dos Estados Unidos, Argentina e Oriente Médio, a Fras-le – que exporta desde 1969 - mantém negócios com outros países, inclusive com escritórios comerciais na Alemanha, EUA, China, Chile, Argentina, México, Índia e África do Sul.

Vitrine na Automec - Durante a Automec, a Fras-le expõe toda linha de produtos, entre lonas e pastilhas pesadas e leves, revestimentos de embreagem, sapatas (patins) e pastilhas para motos, pastilhas para aeronaves, pastilhas e sapatas para trens e metrôs, lonas moldadas e trançadas, e placas universais.

Fras-le - líder nacional e uma das maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção - lonas, pastilhas, revestimentos de embreagens, sapatas ferroviárias e metroviárias. Atua no mercado externo e de reposição e conta com centros de distribuição na Argentina e nos Estados Unidos e escritórios comerciais na Alemanha e no Chile

JOST Brasil amplia presença no mercado de reposição - A JOST Brasil comemora o avanço da presença da marca no mercado de reposição tendo alcançado neste segmento, no exercício de 2006, um faturamento de R$ 9,9 milhões, o que representa 9% do faturamento líquido total da empresa. Em 2005, a área de reposição respondeu por 6,8% da receita líquida da empresa. A expectativa é de chegar a 10% em 2007.

Para isso, a JOST Brasil vem ampliando e consolidando a sua rede de atendimento, através de uma equipe de assistência comercial dedicada em cada região do País, visando prestar maior suporte ao cliente que conta com a qualidade e a garantia da reposição de peças JOST onde sua frota estiver rodando. Além disso, a JOST disponibiliza para os distribuidores e clientes finais treinamentos sobre manutenção e operação dos produtos, podendo a solicitação de treinamento ser feita através do e-mail [email protected].

Exportações - Além do mercado de reposição, a JOST Brasil atua fortemente no mercado externo. Em 2006, a empresa registrou um crescimento de 83% nas exportações, alcançando uma receita de US$ 3,186 milhões contra US$ 1,741 milhão em 2005. A expectativa é de avançar ainda mais no mercado externo em 2007 quando prevê exportar US$ 4,602 milhões. Entre os produtos que estampam sua marca no exterior estão a quinta-roda, aparelho de levantamento, suspensor pneumático, engate de contêiner, engate automático, porta estepe, pino-rei, hubodômetro, ponteira, semi-varão, rala, além de peças de reposição.

Vitrine na Automec - Líder mundial em tecnologia de quinta-roda, a JOST está na Automec – 2007, em São Paulo, com seu portfólio de produtos integrado por: Quinta-roda SK37C | Pino-rei | Engate de Contêiner | Engate Automático | Ponteira | Aparelho de Levantamento B280 | Hubodômetro Peças de reposição.

JOST Brasil - fundada em 1995, é resultado de uma bem-sucedida joint-venture entre a Randon S.A Implementos e Participações, líder nacional e uma das maiores da América Latina na fabricação de implementos rodoviários, e a alemã JOST-Werke GmbH, líder mundial em tecnologia de quinta-roda e um dos mais importantes fornecedores de autopeças para a indústria de caminhões, semi-reboques e reboques do mercado internacional.

Master incrementa venda de patins de freio para os Estados Unidos - Atuando no desenvolvimento de conjuntos de freios para veículos comerciais, a Master Sistemas Automotivos, de Caxias do Sul (RS), inicia 2007 com perspectivas favoráveis de bons negócios no mercado externo. A empresa acaba de embarcar o primeiro lote de um contrato de 1,0 milhão de patins de freio/ano para os Estados Unidos, que se agrega à exportação desse produto pela empresa desde sua fundação, em 1986. O contrato soma US$ 8,0 milhões e faz parte do programa de exportação da Master com a ArvinMeritor, com quem as Empresas Randon, controladoras da Master, mantêm uma joint venture há mais de 20 anos.

Conforme o diretor corporativo das Empresas Randon, Erino Tonon, “com mais esta transação, a Master consolida sua relação com o sócio e evidencia ainda mais sua posição como importante fonte de fornecimento a nível mundial junto à ArvinMeritor”. Ele observa que esta negociação amplia as possibilidades de exportação da Master que em 2008 deverá atingir a US$ 56 milhões.

Em 2006, as vendas externas da Master chegaram a US$ 29,8 milhões, um crescimento de 45% sobre 2005, alcançando mercados como os da América Latina, Nafta, China e Europa, um dos mercados mais exigentes, para onde desenvolveu e exporta atuadores pneumáticos para freios a disco.

Vitrine na Automec - A Master exibe, entre outros produtos, o freio S Came 15x7” e peças para reposição tais como: câmaras, câmaras de serviço/estacionamento, ajustadores manuais e automáticos, eixos expansores, patins, suportes e aranhas de freio.

Perfil da Master - A Master é o maior fabricante brasileiro de freios a disco para caminhões, sendo fornecedora exclusiva deste produto para importante montadora de caminhões nos Estados Unidos. Iniciada em 2006, a exportação de freios a disco hidráulicos “Quadraulic” deverá em 2008 alcançar 325.000 unidades/ano. Com desempenho superior, este freio vem sendo inclusive utilizado por caminhões que participam do exigente Rally dos Sertões.

Ainda no segmento de freios a disco, a Master concluirá em 2007 a nacionalização de freios a disco pneumáticos de última geração para caminhões, consolidando assim sua liderança no mercado de freios para veículos comerciais no Brasil.

Suspensys em novos mercados - A Suspensys expande seu mercado de exportação. Ao longo de 2007 serão embarcadas em torno de 200 vigas por semana para equipar semi-reboques na Austrália, totalizando 10 mil unidades/ ano, envolvendo cerca de US$ 2,5 milhões. Outro negócio expressivo fechado pela Suspensys foi com uma empresa alemã fabricante de semi-reboques, que vai importar 10.000 vigas somente neste ano. A negociação realizada através da ArvinMeritor chega a US$ 1,9 milhão.

A marca se faz presente no mercado europeu com suas vigas desde 2002, através da ArvinMeritor, na Inglaterra - Reino Unido. Ainda neste ano, a Suspensys passará a exportar em torno de 10 mil vigas para semi-reboques para os mercados do México e Estados Unidos. O mercado externo tem se mostrado promissor para a Suspensys que deverá produzir 120.000 vigas para a exportação neste ano de 2007.

Vitrine na Automec - A empresa está mostrando uma série de peças desenvolvidas especialmente para o mercado de reposição. A Linha Suspensys Reposição é constituída de produtos específicos para aplicação em reboques, semi-reboques, caminhões e ônibus e foi especialmente desenvolvida para disponibilizar os melhores resultados, com preços competitivos. São componentes como pinos, suportes, cubos, tambores, rolamentos e o novo modelo de balancim estampado universal, que pode ser utilizado em suspensões de diferentes modelos de semi-reboques, o que garante maior praticidade e menor estoque para os clientes frotistas e distribuidores.

Além da linha de reposição, a Suspensys apresenta na feira o novo balancim Lub Free®. Trata-se do conceito de balancim que elimina o único ponto que necessitava de lubrificação na suspensão. Além da isenção de lubrificação, o conceito de bucha Silent-Block oferece maior durabilidade, menor índice de ruídos e maior facilidade de manutenção. A empresa investiu fortemente no desenvolvimento do produto, realizando dois anos de testes de campo e em laboratórios.

Suspensys - Com 50% de participação na Suspensys, 49% na Master e tendo recentemente fechado importantes negócios com a Fras-le, a norte-americana ArvinMeritor constitui-se numa das principais parceiras das Empresas Randon. A Suspensys é uma das maiores fabricantes mundiais de sistemas de suspensões, eixos, vigas, cubos, tambores de freios e suportes para veículos comerciais. Atua junto às montadoras de ônibus, caminhões e semi-reboques, mercado de reposição e exportação.

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