Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2009 - 11:40

Universidade Positivo promove 1º Simpósio de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas

Evento acontece nos dias 9 e 10 de julho no Expo Unimed Curitiba durante a Feira Brasileira de Reciclagem – ReciclAção.

Curitiba– Nos dias 9 e 10 de julho, o Mestrado Profissional em Gestão Ambiental da Universidade Positivo promove o 1º Simpósio de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas (SIMGAMC). O evento acontece durante a Feira Brasileira de Reciclagem – ReciclAção, que será realizada de 8 a 11 de julho no Expo Unimed Curitiba.

Com o objetivo de criar um fórum comum para a discussão do processo de gestão ambiental, o Simpósio busca enfatizar assuntos relativos às mudanças climáticas e à contribuição dos países desenvolvidos e em desenvolvimento para a solução desse problema; como também às perspectivas do mercado de carbono, da implantação e operação dos diferentes projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), até a negociação de seus direitos de emissão.

De acordo com a professora do programa de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental da Universidade Positivo, Mari Elizabete Bernardini Seiffert, o Simpósio também vai discutir a necessidade de inventários de emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEEs), grandes responsáveis pelo efeito estufa e, por consequência, pelas mudanças climáticas que afetam o planeta. “A tomada de medidas para a redução de emissões de GEEs deve ser discutida tanto no âmbito de instituições privadas como públicas, o que enfatiza a importância da adoção de fontes de energia renováveis e mais limpas”, comenta. Mari explica que a discussão busca determinar de que formas as novas demandas de gestão ambiental, focadas na perspectiva da Produção Mais Limpa, podem contribuir para solucionar problemas e diversificar negócios já existentes, além de apontar para novas oportunidades inovadoras de negócios. “Também vamos abordar a necessidade da cooperação entre os países na resolução de problemas que lhes são comuns”, diz.

Dentre as novas demandas mencionadas pela especialista está a educação ambiental. “Ela surge como um ponto de alavancagem crucial para o processo de mudança. De medidas simples, que todos nós podemos fazer dentro de casa, a programas industriais, a educação ambiental é um dos principais temas dessa gestão”, salienta.

Mari destaca que as contribuições e as perspectivas dos participantes do evento também serão importantes para ampliar a discussão que se pretende ter no Simpósio. “O evento busca congregar um público com formação diversificada para troca de experiências, propiciando um ambiente interdisciplinar, determinante para gerar massa crítica e propostas cada vez mais consistentes de projetos em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia”, coloca. ”O Simpósio busca, também, promover a geração de conhecimento sobre gestão ambiental e mudanças climáticas a fim de maximizar os investimentos realizados, bem como os resultados alcançados”, completa. O evento é direcionado para acadêmicos de cursos de graduação e estudantes de pós-graduação, profissionais com interesse nos temas propostos, profissionais da indústria, professores, pesquisadores, consultores, empreendedores, investidores, entre outros.

. [ O 1º Simpósio de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas (SIMGAMC) será realizado nos dias 9 e 10 de julho, das 8h às 18h, no Expo Unimed Curitiba (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido – Curitiba – PR). As inscrições estão abertas na página do Simpósio na Internet (http://www.simgamc.up.edu.br), telefone (41) 3317-3277. Investimento: R$ 80 (estudantes de cursos de graduação) e R$ 150,00 (estudantes de pós-graduação e profissionais em geral)].

Universidade Positivo – A Universidade Positivo materializa, na Educação Superior, a excelência que o Grupo Positivo alcançou na oferta de educação. Para assegurar uma sólida formação profissional, com base nos valores do saber, da ética, do trabalho e do progresso, e adequada às exigências do mercado de trabalho, mantém parcerias com entidades e instituições públicas e privadas. O câmpus Ecoville foi especialmente projetado com o objetivo de integrar as modernas instalações físicas à preservação do meio ambiente. É nesse câmpus modelo, comparável às melhores instituições internacionais, que a Universidade Positivo oferece cursos de Graduação, de Pós-Graduação e Pesquisa e de Extensão. O Centro Tecnológico da Universidade Positivo, com sede no câmpus Ângelo Sampaio, tem uma proposta diferenciada e oferece Cursos Superiores de Tecnologia de curta duração, para quem busca formação sintonizada com as necessidades do mercado de trabalho. Na Graduação, a Universidade Positivo ainda conta com a Escola de Negócios, que tem como objetivo ser referência no desenvolvimento do ensino de Negócios. Por meio de clínicas, a instituição presta um importante serviço à comunidade com atendimento gratuito em várias áreas. O mesmo acontece com o Hospital da Cruz Vermelha, que triplicou sua estrutura física e duplicou sua capacidade de atendimento, graças à parceria, firmada em 2004, com o curso de Medicina. O Grupo Positivo, do qual a Universidade Positivo faz parte, é a maior corporação de Educação do Brasil, conta com mais de 7,5 mil colaboradores e mantém negócios em países da América, da Ásia, da África e da Europa. (Na Internet: www.up.edu.br).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira