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20/06/2009 - 11:43

FEI é vice-campeã em competição de baja nos Estados Unidos


Baja SAE Wisconsin terminou neste domingo (14), em Burlington, e reuniu mais de 100 equipes de nove países das Américas, África, Ásia e Europa .

Após quatro dias de provas, os estudantes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) conquistaram o segundo lugar na Baja SAE Wisconsin, realizada de 11 a 14 de junho, em Burlington, nos Estados Unidos. A competição reuniu estudantes de vários países do mundo. A FEI obteve 937,19 pontos na classificação geral, com apenas seis pontos atrás da equipe campeã, a Oregon State University, dos Estados Unidos, que conquistou 942,92 pontos.

Atualmente, o Brasil possui quatro títulos na competição da SAE International. O primeiro com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1998, e os demais com a FEI, em 2004, 2007 e 2008. A FEI também possui cinco títulos nacionais na categoria, em 2001, 2002, 2005, 2007 e 2009.

Na disputa internacional, a apresentação do projeto da FEI foi avaliada como a melhor pelos jurados da competição. Nas provas de aceleração e velocidade máxima, a FEI ficou em 2º lugar. Já em Manobrabilidade alcançou a 5ª colocação, em Custo do Protótipo foi a 3ª melhor equipe colocada e em Design total ficou em 6º lugar na classificação geral. Durante as quatro horas de enduro, numa pista cheia de obstáculos, o baja da FEI precisou fazer uma parada para consertar o cinto de segurança e, mesmo assim, ficou em 2º lugar.

Os alunos da FEI levaram à competição internacional o baja Dipton, que possui placas para o aproveitamento de energia solar para carregar as baterias, dispensando a utilização da energia do motor. As placas levam cerca de cinco horas para serem recarregadas e precisam de recarga após 12 horas de uso. O baja também possui faróis de lâmpadas LED, alimentados por energia solar.

Além de tecnologia GPS, desenvolvida pelos alunos em parceria com o IPEI (Institutos de Pesquisa e Estudos Industriais) da FEI, o veículos possui sistema de telemetria, que gerencia e transfere ao box, em tempo real, informações como velocidade, rotação do motor, níveis da bateria e do tanque de combustível.

O conforto no carro é ressaltado com sistema de ajuste de conforto em que as molas têm variação de rigidez e se ajustam conforme o peso do condutor. A suspensão traseira possui braço semiarrastado e a dianteira é do tipo duplo braço triangular. A transmissão automática é CVT (Continuosly Variable Transmission). O Dipton alcança 60 km/h, tem freio a disco, com atuação hidráulica, e a direção é tipo pinhão cremalheira. O chassi é tubular, com alta rigidez torcional.

Nos Estados Unidos, além da FEI, o Brasil foi representado pelas equipes Tupy Uiraçu, da Universidade Federal de Santa Catarina (8ª colocação) e Poli Arsenal, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP), que ficou na 26ª colocação. As três equipes conquistaram as melhores pontuações na competição nacional realizada em março, em Piracicaba, São Paulo, onde a FEI foi campeã.

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