Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2009 - 11:48

Zélio Alves Pinto expõe no mestiço


Pintor, jornalista, caricaturista e escritor, Zélio Alves Pinto, abre sua mostra de telas e litografias “As Brasilianas e outros Condimentos” no restaurante Mestiço, em São Paulo, no próximo dia 22 de junho às 20h.

O título dado a essa mostra de Zélio, com humor e ironia, resulta em redundância. Parafraseando a curadora norte-americana Mildred Constantine que ao apresentar uma exposição do artista, na Galeria Bonino-Rio, escreveu: “por sua natureza artística Zélio é um explorador” e, confirmando a observação da curadora, a mostra apresentada nos três salões do restaurante Mestiço reúne trabalhos figurativos do artista que hoje tem se voltado mais para a liberdade e os riscos da abstração, através dos “Ameríndios”, termo usado pelo artista para designar seu trabalho realizado a partir da estética pré-cabralina à qual vem se dedicando nos últimos anos.

Outra série que Zélio tem dedicado especial atenção em sua produção é a “Brasilianas”, que poderá ser apreciada no Mestiço. Esse conjunto de obras consiste em retratos de mulheres com as quais é possível cruzar diariamente nas ruas do Brasil, das decantadas miscigenações, que geram perfis e semblantes extremados, interagindo através de expressões "ameríndias", totalmente nativas na forma e na vontade. São essas mulheres anônimas - nem feias e nem necessariamente perfeitas -, que o artista elegeu como modelo para seu trabalho.

Os retratos dessas mulheres ele chama de “Brasilianas” e as outras peças que compõem a mostra, desde cenas de interiores até figuras convivendo na rotina do dia-a-dia, são os condimentos para o prato principal. Uma mostra que vale a pena ser vista e saboreada num apanhado curto, mas consistente da obra figurativa desse artista tão bom quanto eclético.

Zélio Alves Pinto nasceu em 1938, em Conselheiro Pena, Minas Gerais. Pintor, jornalista, escritor, grafista e professor, iniciou sua carreira 1957 como ilustrador, repórter e redator em agências de publicidade e jornais em Belo Horizonte. Colaborou com publicações brasileiras e internacionais, dentre elas a Revista “O Cruzeiro’. Editou livros de contos, produziu um filme de animação, montou peça de teatro e ocupou cargos de Diretor dos Museus do Estado de São Paulo e de Vice-Secretário da Cultura do Estado de São Paulo. Durante seis anos, entre 1986 e 1992, morou em Nova York onde realizou mostras com instalações e editou o jornal bilíngüe, The Brasilians.

Zélio criou o Salão Internacional de Humor e Quadrinhos de Piracicaba, em São Paulo. Criou também a EBART, Escola Brasileira de Arte. Realizou a reforma gráfica do jornal Folha de S.Paulo. Participou de diversas exposições individuais e coletivas dentre elas: na Galeria Bonino, no Rio de Janeiro; mostra coletiva “Pintores de Nova York”, realizada em Madri; Casa do Brasil, Cidade Universitária, em Paris; exposição individual no MASP e no MAM, Rio de Janeiro; exposição na Biblioteca Real de Bruxelas, na Bélgica; exposição individual no MuBE, em São Paulo, entre outras.

Exposição: Zélio Alves Pinto – “As Brasilianas e outros Condimentos”, dia 23 de junho a 23 de Agosto de 2009, todos os dias a partir das 11h45, no Restaurante Mestiço, Rua Fernando de Albuquerque, 277 – Consolação, São Paulo – Telefone: (11) 3256-3165.Realização:Eduardo Esteves Art Management | Técnica: Telas Pintadas a tinta Acrílica e Litografias.| Censura: Livre | Entrada: Gratuita | Estacionamento:Pago com manobrista | Informações: ImprensaX - Rodrigo Linhares (11) 9844 0313 | (11) 2797 8776.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira