Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2009 - 09:14

Os 50 mais estratégicos executivos mundiais de tecnologia: Tania Nossa da Alcoa

A brasileira Tânia Nossa, gerente de Tecnologia da Informação (TI) da Alcoa na América Latina e Caribe, está na lista dos 50 executivos mundiais de tecnologia mais estratégicos, segundo a revista americana InformationWeek. Tânia foi reconhecida por conectar toda a operação da Alcoa em Juruti-PA, no meio da floresta amazônica, com 31 países onde a Empresa atua.

Para fazer parte desse seleto grupo de executivos, Tânia concorreu mundialmente com diversos projetos. “Estou extremamente honrada com esse reconhecimento. Essa conquista não é apenas minha, mas de toda a equipe de TI da Alcoa, que supera nossas expectativas a cada dia. Por meio dos mais modernos meios de comunicação e de tecnologia da informação, conseguimos conectar os sistemas da mina de Juruti, situada em uma região tão remota”, diz Tânia Nossa, que também acumula a função de gerente geral do GBS-Global Business Services da Alcoa na América Latina e Caribe, área de serviços compartilhados que centraliza, em uma estrutura globalizada, os departamentos administrativo e de serviços financeiros.

O GBS presta serviços nas áreas de Compras, Finanças, Recursos Humanos, Saúde, Segurança, Meio Ambiente e TI para todas as Unidades de Negócio da Alcoa na região. Contando com uma equipe de cerca de 200 funcionários em Poços de Caldas-MG e mais 150 nas demais unidades da Alcoa no Brasil, o GBS tem como objetivo prover serviços que agreguem valor, competitividade e redução de custos com a eliminação de redundâncias e ganhos de produtividade. O alinhamento global do GBS proporciona acesso às melhores práticas mundiais de serviços, gerando oportunidades de negócio e vantagens competitivas para os clientes da Alcoa.

Tânia Nossa está na Alcoa desde 1992. Nesse período, a executiva acumulou experiência nas unidades de São Paulo, Itajubá-MG, Poços de Caldas-MG e Pittsburgh, nos Estados Unidos. É formada pela Universidade Mackenzie em Processamento de Dados e Administração de Empresas, além de um MBA em Marketing pela FIA-USP.

Mina de Juruti - A Mina de Juruti possui um dos maiores depósitos de bauxita de alta qualidade do mundo, necessária para suprir a expansão da Refinaria da Alumar-Consórcio de Alumínio do Maranhão em São Luís-MA. O projeto em Juruti teve início em 2000, quando começaram as pesquisas para avaliar o potencial das reservas minerais, constatando-se a viabilidade econômica do empreendimento.

Juruti é um antigo município, com mais de 125 anos e cerca de 34 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, 2007, dos quais 60% residem nas 150 comunidades rurais que predominam na região. Tradicionalmente, sua economia está baseada no cultivo da mandioca, pesca, pecuária e outros tipos de extrativismo.

Alcoa - Há 44 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui aproximadamente 63 mil funcionários em 31 países e integra pela sétima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quinta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros – Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina – incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. A Alcoa está entre as “empresas mais admiradas do Brasil” em 2007, segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro, em 2008. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. | Site www.alcoa.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira