Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2009 - 09:27

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministro Juca Ferreira participam de homenagem a Renée e Apolônio de Carvalho


Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Renée de Carvalho

No Ano da França no Brasil, a Maison de France, no Rio de Janeiro promove homenagem ao casal que lutou na Resistência francesa.

Altas autoridades brasileiras e francesas, entre elas o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e os presidentes dos Comissariados francês e brasileiro do Ano da França no Brasil, Yves Saint-Geours e Danilo Santos de Miranda, participaram no dia 22 de junho (segunda-feira), da homenagem a Renée e Apolônio de Carvalho, casal que teve grande atuação na Resistência francesa contra os países do Eixo durante a Segunda Guerra Mundial.

O evento contou com a presença dos filhos do casal René-Louis de Carvalho e Raulo de Carvalho os ministros Paulo Vannucchi, secretário especial de Direitos Humanos, Luiz Dulci, secretário-geral da Presidência, e Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, assim como o cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Hugues Goisbault. O ato será realizado na Maison de France, no Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes.

No evento, sfoiexibido o longa metragem "Vale a pena sonhar" de Stela Grisotti e Rudi Böhm, que narra a trajetória de Apolônio de Carvalho. O ato foi organizado pelo Consulado da França no Rio, pela diretora Stela Grisotti e a historiadora Nelie Sá.

Um símbolo da luta do povo brasileiro, Apolônio de Carvalho se engajou no combate a favor dos ideais socialistas e contra os regimes de opressão. Ele cursou escola militar e tornou-se oficial, mas queria mudar a sociedade brasileira e ajudou a fundar a Aliança Nacional Libertadora em 1935. Foi preso pelo governo de Getúlio Vargas, teve sua patente militar destituída e foi expulso do Exército.

Em 1937 foi orientado pelo PCB (Partido Comunista Brasileiro), partido no qual militou, para ir à Espanha combater nas Brigadas Internacionais, ao lado das forças Republicanas contra os fascistas liderados pelo general Francisco Franco durante a Guerra Civil Espanhola. Em 1939, deixou a Espanha junto com as Brigadas e foi para a França, onde viveu em campos de refugiados, antes de ingressar na Resistência. Foi quando conheceu sua esposa, a francesa Renée Laugery. Por sua coragem, foi considerado um herói na França, onde foi condecorado com a Legião da Honra.

Apolônio de Carvalho voltou com sua família ao Brasil em 1946, onde passou a viver na clandestinidade e militar no PCBR, (Partido Comunista Brasileiro Revolucionário) até a ditadura militar, quando foi preso e torturado. Em um grupo de 39 presos políticos, foi para Argel em 1970 em troca a um embaixador alemão seqüestrado por um comando revolucionário no Rio de Janeiro. Viveu no exílio em Paris até 1979, quando retornou ao País com a Lei da Anistia. De volta ao País, foi um dos fundadores do PT (Partido dos Trabalhadores), onde militou até sua morte, em 2005.

“Esta homenagem à Renée e Apolônio de Carvalho é lembrar que embora já falecido em 2005, deixou profundamente a lembrança de um homem que foi mais que companheiro de luta. Relembrar Apolônio ilumina e fortalece ainda mais as decisões, que nem de longe se confunde com nostalgia, nos encoraja a seguir adiante, mesmo nas adversidades, foi um gigante ético e grande ser humano”, aplaude o presidente.

“Corpo esguio e desempenado quanto ao caráter, com conteúdo histórico e profunda compreensão dos direitos e deveres da humanidade, que lutou a todo tempo por justiça social, e protagonizou a vida com todas as qualidades, discreta mais efetiva nas ações”, continua.

“Apolônio era eclético, ele permanece no coração de todos democratas e socialistas, e se estivesse aqui diria: valeu a pena sonhar”, terminou Lula, com muitos aplausos da plateia.

Os patrocinadores do Ano da França no Brasil são Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint -Gobain, Safran, Thales, Vallourec.

Patrocinadores brasileiros: Banco Fidis, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro, SESC.

Parceria e realização: TV5, Ubifrance, Aliança Francesa, Culturesfrance, Republique Française,TV Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura,Governo Federal do Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira