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23/06/2009 - 09:31

Comunicação vem ganhando espaço cada vez mais estratégico dentro das corporações, diz estudo do IBRI e Deloitte

Pesquisa realizada com companhias e investidores destaca a preocupação dos investidores com as políticas de gestão de riscos e o papel estratégico da Comunicação nas áreas de RI das companhias.

O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e a Deloitte divulgam resultado do estudo “Confiança em um cenário de riscos” durante a 11ª edição do Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais. Segundo dados da pesquisa, 115 organizações responderam ao questionário: 54 empresas representadas por seus profissionais de RI e 61 organismos investidores.

A pesquisa detectou aumento da importância da Governança Corporativa, o que alinha a administração das empresas com os interesses dos investidores, acionistas e mercados. Segundo a pesquisa, 73% dos respondentes afirmaram que a abrangência da Governança é um dos fatores importantes na decisão de investimento, facilitando assim o exercício do monitoramento e do controle nas corporações. De acordo com o levantamento, 83% dos investidores consideram fundamental também a existência de política de controle e avaliação de riscos.

A maioria dos profissionais de RI (76%) aponta que a adoção de melhores práticas de governança corporativa é um grande desafio a ser incentivado diante do novo contexto econômico. Para 59% deles, os canais e a qualidade da comunicação também têm papel importante, proporcionando e conduzindo transparência aos mercados de ativos corporativos.

Nesse contexto, avalia-se a crescente demanda por transparência onde as empresas precisariam intensificar as várias práticas de governança para se tornarem mais atraentes para seus investidores. De acordo com o estudo, 79% dos investidores informaram que necessitam de canais de informação para avaliar corretamente o valor das companhias presentes em seus portfólios. A adoção de uma política de gestão de riscos por parte das empresas foi apontada como fator extremamente importante. No momento, essa política é adotada por 61% das companhias. Mais da metade dos respondentes sinalizou que um dos objetivos dessa medida é atender às melhores práticas de Governança.

Na avaliação dos investidores, a geração e manutenção de resultados e a liquidez ou fácil negociabilidade dos papéis serão atributos melhor avaliados nas decisões de investimento quando ocorrer a retomada do mercado de capitais. Num cenário para os próximos dois a três anos, os investidores pontuaram algumas expectativas positivas como a retomada do mercado de capitais, a elevação dos investimentos estrangeiros e a disponibilidade do crédito. A maioria acredita que a redução da taxa de juros (87%) se manterá, o que é um sinal para a retomada do crescimento.

A Comunicação vem ganhando espaço cada vez mais estratégico dentro das corporações e sendo encarada como ferramenta extremamente importante na geração de confiança em um cenário de riscos, sendo que 67% dos entrevistados apontaram a comunicação eficaz como fator decisivo. Os profissionais de RI consideram de extrema relevância -para agregação de confiança em um cenário de riscos- a manutenção de um fluxo de informações para os investidores, segundo 56% dos respondentes, e a divulgação de informações relevantes ao mercado em geral, conforme apontado por 54% dos RI’s. Dos RIs que responderam a pesquisa, 81% consideraram relevante o estabelecimento de um plano de comunicação duradouro; 78% a elaboração de informações agregadoras de conhecimento e 78% a centralização das informações e declarações. Os RIs indicam, portanto, a visão de que não basta comunicar, mas de que é preciso levar as informações com eficácia, de forma estratégica e em linha com um plano de comunicação.

Conforme as respostas dos profissionais de RI, as quatro grandes tendências das Relações com Investidores na nova conjuntura econômica são: aperfeiçoamento da Governança Corporativa (63%), aumento da posição estratégica do RI (56%), identificação dos perfis dos investidores e segmentos (57%) e participação ativa no enquadramento às novas práticas internacionais contábeis (54%). [ www.ibri.com.br] Rodney Vergili e Jennifer Almeida

Perfil do IBRI: O Instituto Brasileiro de Relações com Investidores – IBRI – é uma entidade sem fins lucrativos que congrega aproximadamente 500 profissionais da área de Relações com Investidores e do Mercado de Capitais. Esses profissionais representam cerca de 150 companhias abertas brasileiras, sendo que essas respondem por 92% do market cap (capitalização de mercado) do principal índice da Bolsa de Valores brasileira, o Ibovespa. Desde sua criação, em 1997, o Instituto busca valorizar o papel da comunidade de RI e contribuir para o seu aperfeiçoamento e fortalecimento por meio do desenvolvimento de cursos, palestras, pesquisas, enquetes e bibliografia especializada na área.

Perfil da Deloitte - A Deloitte oferece serviços nas áreas de Auditoria, Consultoria Tributária, Consultoria em Gestão de Riscos Empresariais, Corporate Finance, Consultoria Empresarial, Outsourcing, Consultoria em Capital Humano e Consultoria Atuarial para clientes dos mais diversos setores. Com uma rede global de firmas-membro em mais de 140 países, a Deloitte reúne habilidades excepcionais e um profundo conhecimento local para ajudar seus clientes a alcançar o melhor desempenho, qualquer que seja o seu segmento ou região de atuação.

Os 165 mil profissionais da Deloitte estão comprometidos a tornarem-se o padrão de excelência do mercado e estão unidos por uma cultura colaborativa, que encoraja a integridade, o comprometimento, a força da diversidade e a geração de valor aos clientes. Eles vivenciam um ambiente de aprendizado contínuo, experiências desafiadoras e oportunidades de carreira enriquecedoras, dedicando-se ao fortalecimento da responsabilidade corporativa, à conquista da confiança do público e à geração de impactos positivos em suas comunidades.

No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é uma das líderes de mercado e seus mais de 3.600 profissionais são reconhecidos pela integridade, competência e habilidade em transformar seus conhecimentos em soluções para seus clientes. Suas operações cobrem todo o território nacional, com escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

A Deloitte refere-se a uma ou mais Deloitte Touche Tohmatsu, uma verein (associação) estabelecida na Suíça, e sua rede de firmas-membro, sendo cada uma delas uma entidade independente e legalmente separada. [ www.deloitte.com/about ]

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