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23/06/2009 - 10:12

Centro de Manutenção da Alstom com sistema Pit Stop é lançado por Rubens Barrichello, em Londres

O piloto brasileiro Rubens Barrichello fez o lançamento no dia 17 de junho (quinta-feira),, a bordo do trem Virgin Pendolino, do Centro de Manutenção da Alstom para a frota de trens da Costa Oeste, em Wembley, ao norte de Londres, que possui um novo conceito de manutenção de trens semelhante a do Pit Stop de uma corrida de Fórmula 1. A empresa fabricou 52 trens, cada um com nove carros, e entrega 47 para o serviço diário de passageiros na linha principal da Costa Oeste, cobrindo atualmente, em média, 67 mil quilômetros todos os dias.

Para garantir níveis de disponibilidade e de confiabilidade de uma frota tão utilizada como a londrina, a Alstom introduziu o conceito de Pit Stop para manutenção dos trens. As equipes poderão prever quaisquer reparos que tenham de ser executados na mesma noite e enviar as pessoas certas, juntamente com as peças e equipamentos aos locais criados para funcionarem como Pit Stops, para que estejam antes da chegada dos trens. Isso significa que cada composição, ao encerrar seu período de serviço com passageiros à noite, é enviada para manutenção de rotina do modo mais eficiente e seguro possível, antes de retornar ao serviço algumas horas depois.

A Alstom calcula que essa abordagem de Pit Stop trará uma economia total de 30% nos tempos de tarefas de manutenção, que poderão ser canalizados para aumentar a confiabilidade ou a disponibilidade exigida pela Virgin. A empresa expandirá esse sistema para os quatro outros Centros de Manutenção de Trens da Costa Oeste em Liverpool, Glasgow, Wolverhampton e Manchester.

A Alstom usa sua telemetria de bordo, o Traintracer, para analisar os dados de falha dos sistemas de gerenciamento dos trens durante o dia, enviando-os por comunicação sem fio às equipes de manutenção, para ação imediata. As equipes mantêm comunicação direta com os condutores dos trens, a fim de estabelecer as ações corretivas normalmente adotadas enquanto os trens ainda estejam em serviço.

A metodologia abrange também o sistema de produção APSYS da Alstom, inspirado nos métodos de fabricação enxuta, projetados para melhorar o desempenho sem comprometer a segurança. Para entender melhor, a fabricação enxuta é uma gestão de pessoal e sistemas, baseada em um conjunto de métodos que visam a redução de custos e do tempo exigido para se obter os produtos com aumento da qualidade. Esse conceito contempla a eliminação de desperdícios e a promoção de um envolvimento ativo de todos da organização.

Várias tarefas de manutenção da frota de trens Pendolino foram examinadas a fim de eliminar todas as atividades que não trouxessem valor agregado, organizando assim os processos como, por exemplo, reduzir o tempo de substituição de rodeiros de quatro horas e meia para apenas pouco mais de duas horas.

Perfil da Traintracer - O módulo de Traintracer, adicionado ao sistema de controle do trem, gera um fluxo virtual de dados sobre as mudanças em seus componentes principais e transmite via rádio para uma base terrestre. Com a informação disponível em tempo real ou mediante solicitação, os operadores podem antecipar os movimentos do trem e os engenheiros podem, remotamente, analisar e entender o que está acontecendo a bordo e antecipar qualquer problema ou solucionar falhas. O aumento do recurso para manutenção e prevenção eleva significativamente a disponibilidade efetiva das frotas. A Alstom tem implementado o Traintracer na linha principal da Costa Oeste de 52 Pendolino desde 2006. Este serviço, totalmente integrado com as operações cotidianas da Virgin e da Alstom, é um suporte chave no apoio ao programa para aumentar o trafego na linha.

APSYS - Lançado em 2004, o sistema APSYS de produção da Alstom foi inspirado nos métodos de fabricação enxuta desenvolvidos pela indústria automobilística e inclui adaptações para o setor ferroviário: padronização das operações; solução de problemas; envolvimento das operadoras no campo; gerenciamento dos métodos e ferramentas para melhoria contínua (kaizen em japonês); e capitalização, como o compartilhamento das melhores práticas locais para construir uma ferramenta de referência comum para todos. A distribuição desse novo método de gerenciamento da produção está em linha com o compromisso da Alstom de acelerar e de oferecer um suporte sustentável ao desenvolvimento de seus sistemas de produção, tanto de fabricação como de manutenção, nas áreas da qualidade, custo e desempenho, e segurança.

Alstom Transporte - Promovendo mobilidade sustentável, a Alstom desenvolve e oferece a mais completa gama de sistemas, equipamentos e serviços do mercado ferroviário. A Alstom é capaz de gerenciar um completo sistema de transporte, do material rodante da sinalização a infraestrutura, bem como oferecer soluções turnkey. Em 2008/09, a receita da Alstom Transporte foi de €5,7 bilhões e seus pedidos tiveram um crescimento de 9% em relação ao ano fiscal anterior. A Alstom Transporte está presente em mais de 60 países e conta com 27.000 funcionários.

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