Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2009 - 10:21

Após sucesso no Dakar 2009, Paulo Pichini encara o Rally dos Sertões 2009

Depois de completar em quarto lugar, categoria novatos, o mais difícil rally do planeta, executivo que preside a Getronics na América Latina & Brasil alia-se novamente a Lourival Roldan - experiente profissional das trilhas que atua como co-piloto de Pichini – para competir no mais duro rally do Brasil; equipe que conta com o patrocínio da Getronics, da WebMotors, da 3Com, da Cisco e da Ogi tem como objetivo ficar entre os vinte primeiros colocados.

São Paulo– A Getronics, empresa integradora de soluções de TI e Comunicação (ICT), anuncia que Paulo Pichini, presidente da empresa na América Latina & Brasil, participa pela sexta vez do Rally dos Sertões. Disputando ralies desde 2003, Pichini construiu uma trajetória que, mais do que um hobby, complementa e fortalece sua carreira corporativa. Em janeiro deste ano, tomou parte no Dakar 2009 – a mais desafiadora disputa off-road do mundo –, terminando a última etapa da corrida na quarta posição (Categoria Novatos) e sexagésima quinta posição na Categoria Geral. “Primeiramente no Sertões, depois no Dakar, sempre enfrentei a trilha como se enfrenta o mercado: as provas mais duras são as que mais nos transformam, nos obrigando a ganhar equilíbrio, concentração e disciplina inclusive nos momentos mais difíceis”, explica Pichini. No rally que começa no dia 23 de Junho – início da 17ª Edição Rally Internacional dos Sertões –, Pichini contará com o apoio de Lourival Roldan como seu co-piloto. “Formamos uma dupla durante o Rally Dakar 2009; será uma honra voltar a contar com a experiência e a sabedoria do Lourival durante o Sertões 2009”. Lourival Roldan já participou de seis edições do Rally Dakar e de nove rallies dos Sertões. A expectativa da dupla Pichini/Roldan é terminar o Rally dos Sertões 2009 entre os vinte primeiros colocados. A equipe OffTech contará com o patrocínio da Getronics, da WebMotors, da 3Com, da Cisco e da Ogi.

O Rally dos Sertões começa em Goiânia, Goiás, e termina no dia 03 de Julho em Natal, Rio Grande do Norte. Além desses estados, o Sertões irá percorrer extensos trechos em Tocantins, Bahia, Pernambuco e Ceará. Ao todo, serão 5.036 km de competição e 2.888 km de especiais – os trechos cronometrados. Segundo a organização do Rally dos Sertões 2009, o investimento total nesta empreitada é da ordem de R$ 2,8 milhões. O custo médio de participação de cada equipe fica na faixa dos 300 mil reais. Motos e quadriclos têm este valor reduzido à metade.

Equipe OffTech conta com 32 profissionais - Paulo Pichini e Lourival Roldan irão disputar na categoria Protótipo,com uma Mitsubishi L200 Evolution. A equipe OffTech, no entanto, vai muito além deste veículo. “Contamos com 32 pessoas em nosso time; 2 mecânicos são profissionais muito experientes, técnicos portugueses acostumados a trabalhar para equipes que participam do Rally Dakar”, enfatiza Pichini. “Depois de passar pelo Dakar, nosso nível de exigência em serviços técnicos atingiu um patamar internacional; por isso, esta edição do Sertões irá contar, por parte da OffTech, com serviços de primeira linha em trilhas off-road”. A equipe OffTech tem, em sua retaguarda, dois caminhões oficina, além de quatro carros Troller para apoio rápido na trilha.

O próprio Mitsubishi L200 Evolution em que Pichini e Roldan vão disputar o Sertões é uma nova máquina. “Estamos trabalhando com um novo sistema de suspensão e câmbio seqüencial; esse upgrade exigiu que fizéssemos, também, grandes alterações na carroceria do veículo, especialmente na frente do carro”, detalha Pichini.

Segredo do sucesso: constância e concentração - Após a experiência de tomar parte e completar o Dakar 2009, Pichini prepara-se para iniciar o Rally dos Sertões a partir da vivência de quem já passou por disputas muito duras. “Na trilha e na corporação, eu aprendi que a prova não se ganha num dia, num trecho especial; a verdadeira disputa acontece um dia depois do outro, de forma constante e segura”. Segundo o piloto, ele deixou para trás a idéia de ser o mais rápido. “Para se vencer a disputa, é fundamental investir na regularidade, conquista que é fruto direto da concentração e do equilíbrio psicológico; no Dakar 2009, esse foco garantiu que eu completasse a corrida em um universo em que, dos 530 veículos que iniciaram o rally, somente 268 cruzassem a linha de chegada”. Para Pichini, a rapidez é irmã da regularidade; não vive de picos e, sim, de muita constância e concentração.

Habituado a se preparar com rigor para a trilha, Paulo Pichini está há meses investindo em treinamentos off-road, exercícios físicos e dieta controlada. "Além do treinamento, passei por várias avaliações físicas e checkups que indicaram que estou em boas condições para enfrentar a trilha". Trata-se de uma providência essencial para garantir o sucesso da empreitada. “Ao final de cada Rally, eu costumo perder até 4 quilos; é fundamental que, além do psicológico, o aspecto físico esteja preparado para o calor, o desconforto e as dificuldades dos diversos terrenos que irei enfrentar”. Ao longo do Rally dos Sertões 2009, Pichini e Roldan irão enfrentar travessias de rios, piso duro e muito rochoso, áreas montanhosas e áreas secas e arenosas, especialmente no Nordeste. "

Acompanhe o Rally: Durante a disputa, boletins diários em forma de entrevista falada com Paulo Pichini e Lourival Roldan estarão sendo publicados no portal VoIT [ www.voit.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira