Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2009 - 10:59

Lean Seis Sigma e sustentabilidade

O aumento da eficiência nos processos de aquecimento e resfriamento na linha de produção de uma fabricante de medicamentos, combinado com adequações no uso da energia elétrica em equipamentos, iluminação e sistema de ar condicionado, permitiu uma economia de cerca de um milhão de reais por ano. Além dos ganhos econômicos, houve uma redução de impactos ao meio ambiente graças à diminuição do consumo de energia elétrica e de água.

Esse exemplo mostra como o Lean Seis Sigma, conhecida e bem-sucedida estratégia gerencial para o incremento da lucratividade das empresas, tem tudo a ver com o atual quadro econômico que estamos vivendo. Com foco na redução de desperdícios, contribui na contenção de gastos – o que é fundamental nos momentos de crise –, ao mesmo tempo em que adequa as operações das empresas às exigências de maior respeito ao meio ambiente e à sociedade, tornando suas atividades mais sustentáveis.

A estratégia foi oficialmente arquitetada na Motorola, em 1987, para solucionar um problema de resultado operacional no lançamento de uma nova linha de produtos. Pouco depois foi implantada na GE e ganhou grande divulgação devido aos resultados financeiros obtidos. No Brasil, começou a ser utilizada em multinacionais cujas matrizes estavam adotando esse programa, em especial na área automobilística. Hoje, já deixou de ser exclusividade da indústria e tem sido usada em vários outros setores da economia.

Em linhas gerais, a metodologia é constituída por cinco fases. Na definição, são determinados os requisitos dos projetos, como os participantes e o mapeamento da situação encontrada. Na fase seguinte, é feita a coleta de dados, por meio de programa estatístico para tabulação inicial das informações. Na análise, são avaliados os dados levantados de modo a correlacionar as variáveis com os indicadores de desempenho. Já na etapa de melhoria, são estudados e implantados os aperfeiçoamentos ligados ao projeto, que corrigem os problemas levantados, eliminando suas causas. Por último, são estabelecidos dispositivos para manter sob controle o processo melhorado em um novo patamar de resultado.

O principal benefício da aplicação correta dessa metodologia é a redução dos desperdícios. Isso porque os projetos focam na diminuição da quantidade de defeitos, avaliam se há excesso de produção ou de estoques, bem como se há movimentação desnecessária tanto na linha de produção como nos sistemas de logística adotados. Em áreas de negócio em que programas de melhoria não fazem parte da cultura corporativa, pode proporcionar uma economia da ordem de 5% a 8% nos custos operacionais. Os primeiros resultados são observados em um prazo de quatro a seis meses após o início da implantação.

Essa redução de desperdícios é muito benéfica para o meio ambiente. Em primeiro lugar, reduz a demanda por matérias-primas. Isso permite, por exemplo, uma diminuição nos gastos de combustíveis com o transporte desses insumos. As linhas de produção, por sua vez, ficam mais eficientes. Isso significa um aproveitamento melhor da eletricidade e combustíveis usados no processo. Além disso, a redução de perdas na logística de destinação final dos produtos também contribui na redução dos gastos de diesel dos caminhões, entre outros pontos.

A redução de gastos de combustíveis também pode ser verificada em setores de serviços. Uma empresa de seguros usou o Lean Seis Sigma em um projeto de melhoria da produtividade dos peritos para avaliação de sinistros. Assim como a farmacêutica citada no início deste texto, o resultado foi uma economia da ordem de um milhão de reais principalmente devido ao menor consumo de combustíveis, beneficiando também o meio ambiente. Também em termos de redução de combustíveis, outro exemplo vem do setor de produção de insumos para a construção civil: projeto de redução do consumo térmico de um forno utilizado para produção de cimento promoveu um ganho financeiro anual estimado em 490 mil reais.

Esses exemplos comprovam que a consistência da metodologia e sua aplicação adequada realmente podem beneficiar as empresas em termos econômicos e financeiros, além de fazer com que suas operações atinjam condições mais sustentáveis. Ou seja, se você precisa reduzir seus gastos e ao mesmo tempo quer mostrar que sua empresa está alinhada com as exigências da sociedade moderna em termos de respeito ao meio ambiente, pode ter o Lean Seis Sigma como um grande aliado.

. Por: Artur Heitzmann Junior, consultor da área de Lean Seis Sigma da Keyassociados

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira