Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/06/2009 - 09:40

Affas e Fundação Arcelormittal Brasil lançam projeto para preservar a história de Sabará

Com campanha de fotografias antigas, oficinas e cursos, projeto envolverá professores, alunos e comunidade em ações para manter viva a herança do passado.

A memória sobre as cidades e suas práticas culturais não está restrita aos museus, igrejas e livros. As pequenas lembranças de família, como cartas, bilhetes e fotografias, são importantes peças que ajudam na reconstrução de trechos de nossa história. Em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, esse quebra cabeça será montado pelos próprios moradores por meio do projeto “Memória Emotiva, Olhares sobre o Patrimônio”, que será lançado, no dia 23 de junho, pela ONG Ação Faça uma Família Sorrir (Affas), em parceria com a Fundação ArcelorMittal Brasil.

Com o envolvimento de professores, alunos e comunidade, em uma trajetória capaz de unir a periferia ao centro histórico, o projeto terá como objetivo a valorização da memória coletiva e do patrimônio cultural, com destaque para as tradições populares, como as cantigas de roda e o congado. O ponto de partida será o lançamento da campanha “Memórias da Minha História”, para o compartilhamento de fotografias antigas. A ação envolverá moradores de todos os bairros de Sabará, que poderão entregar as fotos na sede da Affas (rua Abaeté, 80, bairro General Carneiro) até o dia 30 de outubro.

Após pesquisa, os retratos serão digitalizados para elaboração de um catálogo, que terá ampla distribuição em escolas públicas. Antes mesmo do lançamento oficial da campanha, a Affas já recebeu várias fotografias. Uma delas revela a fachada da Estação Ferroviária de General Carneiro, demolida em 1960.

Para mobilizar os jovens, o tema educação patrimonial será apresentado de uma maneira criativa e dinâmica. De julho a outubro, serão realizadas oficinas gratuitas de fotografia, animação, vídeo-documentário, design, laboratório de história e conservação de fotografia para 245 alunos de escolas públicas, com idades entre 13 e 17 anos. “Partiremos da história familiar dos estudantes para a construção dos conceitos e de soluções para a preservação da memória”, ressalta uma das coordenadoras do projeto, Luciene Gomes. Os temas dos vídeos, animações e exposições serão definidos pelos próprios alunos, a partir de entrevistas com antigos moradores e pesquisa nas comunidades onde vivem.

Nas salas de aula, a história também ganhará destaque. Cerca de 100 professores aprenderão novas abordagens para o ensino de educação patrimonial, em cursos gratuitos ministrados por especialistas. As 54 escolas públicas do município também receberão um manual metodológico com dicas de atividades para o envolvimento de toda a comunidade escolar. Outros 120 educadores terão, ainda, a oportunidade de participar do seminário “Patrimônio Cultural, Periferia e Novas Tecnologias”, no Espaço Cultural Fundação ArcelorMittal Brasil, em Sabará, nos dias 24 e 25 de junho. O encontro tem como objetivo a troca de experiências entre profissionais que trabalham para a preservação e difusão do patrimônio mineiro, além de apresentar novas tendências tecnológicas que poderão ser utilizadas como ferramenta pedagógica na educação patrimonial. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (31) 3671-0411. A programação [www.olharessobreopatrimonio.blogspot.com].

Incluída no roteiro da Estrada Real, Sabará tem como referência histórica o ciclo do ouro, com destaque para as igrejas e casarões do estilo barroco – pontos turísticos que muitos moradores ainda desconhecem. “A comunidade deve tornar-se sujeito dessa história. Uma história que não deve ser construída somente com heróis e autoridades, mas com pessoas comuns, de maneira a valorizar o uso da memória como instrumento de desenvolvimento social e local”, observa o gerente de Arte e Cultura da Fundação ArcelorMittal Brasil, Marcelo Santos.

Fundação ArcelorMittal Brasil – Com atuação nas áreas de promoção social, educação, saúde, meio ambiente e cultura, a Fundação desenvolve 13 programas que beneficiam, anualmente, em torno de 800 mil pessoas em Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia (regiões em que a ArcelorMittal Brasil possui unidades industriais). O principal foco das ações é o investimento na formação de crianças e jovens, de maneira a proporcionar o exercício da cidadania.

Sobre a ONG Ação Faça uma Família Sorrir (Affas) – Tem como principal objetivo atender crianças, adolescentes, jovens e familiares, com foco na inserção social e educacional e na geração de trabalho e renda. Está localizada no bairro General Carneiro, em Sabará, e atende por mês perto de 600 pessoas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira